Você sabe qual o significado dos símbolos existentes nos túmulos?

As esculturas e objetos que integram as lápides dos cemitérios, chamados de arte tumular, representam uma forma de perpetuar a memória de um familiar falecido.

Estas são repletos de simbologia, muitas vezes desconhecidas para a maioria das pessoas.

Como forma de elucidar essa arte, desvendaremos o significado dos símbolos mais utilizados nas lápides dos cemitérios. Confira!

Qual é o significado dos símbolos nos túmulos?

1. Anjo

O símbolo do anjo é uma representação popular do ser celestial que, segundo o cristianismo, é enviado por Deus como mensageiro e protetor das pessoas.

Nos cemitérios, o símbolo do anjo é uma forma de expressar a crença de que as pessoas que morreram estão sendo cuidadas por esses seres divinos.

Normalmente é representado com as asas abertas, simbolizando a alma indo para o céu; chorando, retratando o luto; ou carregando alguém em seus braços, retratando a travessia.

Além disso, o símbolo do anjo pode representar a esperança de que as almas dos entes queridos possam descansar na paz eterna.

 

 2. Cruz

A cruz é o símbolo religioso mais tradicional do cristianismo que representa a crucificação de Jesus Cristo. Assim, caracteriza a redenção do homem e a fé na vida eterna.

Nos cemitérios, é comum encontrar ainda a cruz celta, também chamada de cruz irlandesa, que conta com uma pequena circunferência rodeando o ponto de encontro das duas retas. Ela representa o equilíbrio da vida e a eternidade.

 

3. Pomba

A pomba, bastante presente nas lápides, simboliza a ressurreição e a paz. Quando em posição de voo, também representa a ida da alma para o céu.

 

4. Livro aberto

O livro aberto é um símbolo da bíblia e uma forma de expressar que a pessoa dedicou sua vida a segui-la.

Também pode configurar que a pessoa ali enterrada dedicou sua vida aos livros, seja como escritor ou estudioso.

 

Artigos Relacionados

 

5. Coroa de flores

A coroa de flores representa o círculo da vida eterna, eternidade e imortalidade.

Trata-se de um dos símbolos mais comuns nos cemitérios e, dependendo da flor, possui um significado diferente. Saiba mais em Por que homenageamos falecidos com coroa de flores?

 

6. Esquadro e compasso

Esses dois objetos, utilizados pelos arquitetos, formam o símbolo empregado pelos maçons para representar a fé, a razão e a ideia de que todos os homens são iguais perante a lei e devem seguir a mesma regra.

Além disso, simboliza a capacidade de usar os ensinamentos da consciência e da moralidade para medir as ações.

 

7. Ramo de oliveira

Na Bíblia, mais precisamente na história de Noé, a oliveira é mencionada como símbolo de paz e reconciliação.

Trata-se de uma árvore que cresce em ambientes áridos e tem longevidade. Na arte tumular, simboliza a certeza de que a alma partiu para a eternidade na paz de Deus.

 

8. Leão

O leão é um símbolo muito antigo de poder, força e nobreza. Além de caracterizar-se como guardião do túmulo, nos cemitérios, o símbolo representa a coragem e a bravura do falecido.

 

9. Mãos

Muito retratadas em cemitérios, as mãos em sinal de bênção, juntas em oração ou apontando ao céu, representam a esperança e o refúgio no paraíso.

Quando apontadas para baixo, simbolizam a vinda de Deus à terra para buscar a alma de quem faleceu.

 

Receba conteúdo em seu e-mail

 

10. Portões abertos

Representam a ideia de que a morte é apenas uma passagem para a vida eterna, sinalizando que as portas do céu estão abertas para receber quem está partindo.

 

11. Santos

Simbolizam a devoção da pessoa sepultada e a proteção de sua alma pelo santo devotado.

 

12. Ovelha

Faz referência a Jesus, o Cordeiro de Deus, por isso, normalmente é uma arte vista em túmulo de crianças.

 

13. Ampulheta alada

A ampulheta com asas simboliza o fato de que a vida passa “voando”.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o significado dos símbolos nos cemitérios ou quer saber de algum específico que não foi mencionado neste artigo? Deixe um comentário em nossas redes sociais. Será um prazer poder ajudar!

E-book Testamento Digital: Guia para ajudar a deixar senhas e acessos como herança - baixe agora!