É costume enviar coroa de flores ao velório, como última homenagem à pessoa falecida e também como forma de prestar condolências aos familiares.

Essa ação é um costume até hoje, entretanto, poucas pessoas sabem quando a tradição surgiu e o que a coroa de flores simboliza.

Se você também tem essa dúvida, confira as informações que apuramos sobre esse rito antigo que passou por várias alterações, mas que continua forte e se mantém presente em nossa sociedade.

Coroa de flores: círculo da vida eterna

No passado, as flores naturais estavam mais relacionadas à vida do que à morte, apesar de serem utilizadas em cultos fúnebres. Na Grécia Antiga, inclusive, as coroas representavam o círculo da vida eterna.

Antigamente, os velórios eram realizados  nas casas dos familiares. Mas, como não havia meios de transporte como hoje, a distância fazia com que muitos não conseguissem comparecer à cerimônia. E para demonstrar os seus sentimentos, as pessoas que não conseguiam ir, enviavam flores ao falecido e sua família.

Esse costume permaneceu mesmo depois que os falecidos começaram a ser velados em outros lugares e, junto das flores, também passou a ser enviado um cartão de condolências.

Porém, com o tempo, percebeu-se que as famílias nem sempre conseguiam ler os cartões, já que as flores iam junto para a sepultura. Desta forma, surgiu a ideia de criar a coroa de flores como conhecemos hoje, com uma frase de condolências.

Como ficam expostas no velório, todos podem ver a última homenagem, mesmo que a pessoa que a envia não tenha como comparecer à cerimônia.

Símbolo divino

As civilizações acreditavam que a coroa de flores naturais era mística. Para os primeiros cristãos, esse item simbolizava o divino e como  o círculo está relacionado ao infinito em várias sociedades antigas, virou uma tradição usar um círculo de flores para simbolizar a onipresença de Deus.

Repelir mau odor

Muito antes das coroas, as flores são usadas em cerimônias fúnebres. Arqueólogos da Universidade de Haifa, em Israel, constataram que esse costume ocorre há mais de 14 mil anos.

Inicialmente as flores eram utilizadas para camuflar o mau cheiro dos corpos e espantar animais famintos.

Há pouco tempo, os pesquisadores descobriram, no Mediterrâneo, sepulturas com cerca de 13 mil anos que possuíam ervas aromáticas em seu interior. Apontando que inicialmente, o rito estava, realmente, mais relacionado a evitar o mau odor dos corpos dos falecidos.

Com o tempo, esse costume evoluiu e as flores começaram a simbolizar os sentimentos de quem perdeu uma pessoa querida.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

Flores e seus significados

É importante escolher com atenção as flores que formam a coroa. Afinal cada uma delas possui um significado e ajudam a transmitir sua homenagem. Confira!

Crisântemo

A mais tradicional para esse momento, seu nome em grego representa “flor de ouro”. Alguns dos sentimentos que representa, são: sinceridade, felicidade, vida completa, perfeição, simplicidade.

Lírio

Muito usada desde os tempos antigos em cerimônias fúnebres, o seu significado varia em conformidade com a cultura. Alguns deles são: nobreza, zelo, amor eterno, discrição e inocência.

Gérbera

Além de muito bonita, também possui uma variedade de cores. Transmite sensibilidade, charme, amor, pureza, beleza e nobreza.

Margaridas

Delicadas e belas, as margaridas são geralmente usadas em coroa de flores para adolescentes e crianças. Representam: paz, inocência, juventude, afeto e pureza.

Rosas brancas

Em nosso país, essas são as preferidas para prestar homenagem por meio da coroa de flores. Transmite mensagens como: pureza, paz, espiritualidade, inocência, esperança.

Rosas vermelhas

Também são muito procuradas, principalmente por aqueles que perderam seu grande amor. Significam respeito; amor; coragem; carinho, paixão.

Lisiantos

Presente em tons de branco, azul e rosa, essa flor está relacionada à sensibilidade feminina, sendo muito escolhida para homenagear mulheres e senhoras.

Kalanchoe

Resistente, colorida e pequena. Essa flor simboliza a luta da vida em resistência à morte e também é considerada símbolo da felicidade por muitas culturas.

Copo-de-leite

Branca e delicada, é muito usada para desejar paz e tranquilidade aos familiares que estão vivenciando a perda. Simboliza: calma, pureza, inocência e paz.

Artigos Relacionados

Frase de homenagem

Além de pensar nas flores que simbolizam seus sentimentos, também é importante analisar a homenagem que irá compor o ornamento.

Caso seja uma pessoa próxima do falecido, é possível personalizar a homenagem, incluindo as flores que a pessoa querida mais gostava e acrescentando uma condolência que tenha a ver com as preferências ou hobbies da pessoa em vida. Também pode ser uma poesia ou música da qual gostava.

O importante é enviar uma homenagem que represente a importância dessa pessoa e o quanto ela foi especial.

Geralmente, as empresas especializadas e funerárias já oferecem algumas mensagens prontas que podem ajudar, contudo, é sempre especial quando se personaliza a homenagem. A dica é pensar em algo que possa ajudar a confortar as pessoas que estão passando pela perda.

 

Coroa de Flores na Funerária Araújo – Orsola

A Funerária Araújo-Orsola oferece aos associados e clientes, os serviços de confecção e entrega de Coroa de Flores em cerimônias fúnebres.

São diversas opções disponíveis. Basta escolher a que mais agrada e fazer o pedido. Estamos à disposição para ajudar!

Quer saber mais sobre coroas de flores e outras tradições? Deixe seu comentário. Será uma satisfação para nós.