fbpx

O que é mausoléu

O que é mausoléu

O que é mausoléu-Mausoléu de Halicarnasso

 

 

Apesar da morte ser um tabu para muitas pessoas, é inegável que quando alguém querido se vai, procuramos sempre honrá-lo da melhor maneira possível. E isso pode ser comprovado em diversas culturas.

Para homenagear quem se foi, algumas famílias optam por construções imponentes, que apresentam elementos artísticos e históricos, atraindo até mesmo a visitação turística. A essas construções damos o nome de mausoléu. 

Mas, você sabe o que é mausoléu?

 

Afinal, o que é mausoléu?

Mausoléu é um tipo de estrutura ou edifício construído como um monumento ou local de sepultamento para abrigar os restos mortais de uma pessoa ou de um grupo de pessoas importantes.

Geralmente, os mausoléus são projetados para serem expressivos e duradouros, muitas vezes exibindo elementos arquitetônicos elaborados, esculturas e outras características ornamentais.

Os mausoléus podem ser encontrados em todo o mundo e variam em tamanho e estilo, desde monumentos modestos a impressionantes edifícios de grande escala.

Frequentemente associados a figuras históricas ou líderes importantes, são projetados para homenagear e preservar a memória dos falecidos.

 

Origem da palavra “mausoléu”

Além de saber o que é mausoléu, para entender melhor seu significado, é importante saber também a origem de seu nome. O termo “mausoléu” tem origem na história.

O Mausoléu de Halicarnasso, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, foi construído no século IV a.C. em Halicarnasso (atual Bodrum, na Turquia) como o túmulo de Mausolo, rei da Cária, e sua esposa Artemísia.

O termo foi posteriormente usado para se referir a qualquer estrutura similar de sepultamento. A palavra em si, deriva do grego mausoleion e do latim mausoleum.

 

O mausoléu mais antigo

O mausoléu mais antigo está localizado em Bucara, no Irã, e foi construído no século X a.C.

Recebeu o nome de Mausoléu das Sassânidas e é o lugar de descanso eterno de Ismail Sumani, emir da dinastia Samanídea.

Sua base é de tijolo, com planta quadrangular e poligonal, e possui uma cúpula como destaque.

 

Patrimônios da humanidade

Essas construções servem de referência para a História, por representarem uma nação.

Dessa forma, alguns mausoléus fazem parte da lista de Patrimônios da Humanidade e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

 

Mausoléus famosos ao redor do mundo

Agora que você já sabe o que é mausoléu, conheça alguns dos mausoléus mais famosos ao redor do mundo.

 

1. Mausoléu de Halicarnasso

Tombado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, sua construção tem data entre 353 e 350 a.C. 

Construído pelos arquitetos Pízio e Sátiro a pedido da viúva Artemísia, para o Rei Mausolo, o conjunto arquitetônico possuía cerca de 50 metros de altura, com perímetro de 125 metros e 36 colunas jônicas. 

Seu interior era decorado com mármore branco e peças exclusivas dos escultores gregos Escopas, Leócares, Briáxis e Timóteo.

Para completar a obra, na parte superior, 24 degraus formam o desenho de uma pirâmide, e seu topo tinha uma quadriga de mármore com esculturas de Mausolo e de Artemísia.

Em meados do século XV foi destruído por um terremoto e  seus restos foram utilizados em outras construções para a edificação da cidade.

Atualmente, no espaço do antigo mausoléu funciona um sítio arqueológico em Bodrum, na costa turca do Mar Egeu.

 

2. Abadia de Westminster

Construída em meados do século XI, sua função era abrigar os monges beneditinos. Após a coroação de Guilherme, o Conquistador, a Abadia passou a ser o local em que todo monarca inglês era coroado.

A Abadia, situada em Londres, na Inglaterra, é reconhecida por ter abrigado grandes acontecimentos, como o casamento do Príncipe William e o funeral da Princesa Diana.

Além disso, guarda os túmulos de Isaac Newton, Charles Darwin e Stephen Hawking.

 

Artigos Relacionados

 

3. Mausoléu de Abraham Lincoln

Inaugurado em 30 de maio de 1922, a obra teve início em 1917 e o arquiteto responsável foi Henry Bacon.

Localizado próximo à Constitution Avenue, em Washington, e conhecido como “Lincoln Memorial, esse belíssimo monumento é uma homenagem ao 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln. Nele também há uma estátua do ex-Presidente.

O monumento conta com 36 colunas, que representam os Estados americanos existentes na época do falecimento, em 1865.

 

4. Mausoléu de Lenin

Com a morte de seu líder comunista, em 21 de janeiro de 1924, a pedido do povo, o governo soviético embalsamou o corpo de Vladimir Lenin. 

Três dias depois, o projeto de um mausoléu estava pronto, determinando que a construção deveria ser na muralha do Kremlin de Moscou. O projeto foi do arquiteto Alexei Schusev e o do sarcófago foi de Konstantin Melnikov.

Entre 1929 e 1930, o mausoléu de madeira foi substituído por outro em mármore, labradorite, pórfiro e granito.

Entretanto, durante a Grande Guerra Patriótica, os russos, receosos por conta da invasão nazista e com medo de destruição ou roubo, transferiram o corpo para Tiumen, na Sibéria.

 

5. Hotel des Invalides

Esse imponente complexo arquitetônico foi construído no século XVII, em Paris, com o intuito de servir de residência e hospital para os soldados franceses aposentados de guerra.

A construção partiu da ideia de Louis XIV, o rei Sol, como medida para retirar das ruas soldados mutilados ou velhos combatentes.

Projetado por Libéral Bruant, seu interior contava com um hospital militar, alojamento, enfermaria, refeitório e até mesmo uma igreja, a Cathédrale de Saint-Louis-des-Invalides. 

Hoje em dia, abriga o Museu de I´Armée, Museu Militar Nacional Francês, no qual se encontra sepultado o combatente francês Napoleão Bonaparte.

 

6. Mausoléu de Adriano 

Também conhecido como Castelo de Santo Ângelo, esse mausoléu foi construído a pedido do Imperador Adriano, em Roma, na Itália, para guardar suas cinzas e de sua família.

Ao longo dos anos, serviu como fortaleza, local de execuções, residência papal e atualmente, funciona como museu.

Ainda tem dúvidas sobre o que é mausoléu ou quer saber mais a respeito do assunto? Deixe seu comentário em nossas redes sociais. Será uma satisfação ajudar!

ARTIGOS RELACIONADOS

O que é jazigo

Em diversos momentos da vida, ao caminhar por um cemitério, é comum nos deparamos com diversos termos relacionados ao universo funerário. Entre eles, destaca-se […]

Continuar Lendo

O que é musicoterapia e quais são seus benefícios?

A música tem o poder de tocar a nossa alma, evocando emoções, memórias e sentimentos. A musicoterapia é uma área que aproveita essa força […]

Continuar Lendo