Você sabe a diferença entre pêsames e condolências? 

Entendemos o quão dolorosa é a perda de um ente querido. Entretanto, nem sempre sabemos exatamente como expressar nossa solidariedade a quem está passando pelo momento do luto.

Leia também Comportamento em situações de luto: confira nossas dicas.

Por isso, é importante entender os significados das palavras “pêsames” e “condolências”.

 

Existe diferença entre pêsames e condolências?

As palavras “pêsames” e “condolências”, na língua portuguesa, são utilizadas para se referir a mensagens para enlutados, por isso são consideradas sinônimos.

Dessa forma, ao enviar uma mensagem de apoio a alguém que está de luto, é possível utilizar tanto o termo “pêsames” quanto o termo “condolências”. 

Receba conteúdo em seu e-mail

 

Qual a diferença entre pêsames e condolências?

Apesar de as duas palavras terem significados semelhantes, elas possuem características que, de certo modo, as distinguem.

 

Condolências

“Condolência” deriva do francês “condoléance”. Na raiz da palavra encontra-se o conceito de “dor”, estado de quem se condói.

Palavras similares como “compadecimento”, “piedade” e “compaixão” surgem em alguns dicionários como possíveis significados de condolência.

A ideia de um sentimento compartilhado de pena ou dor, entre quem dá e quem recebe condolências, é vista como um traço que caracteriza a palavra.

 

Pêsames

O termo “pêsames” tem origem na junção da forma verbal “pesa” com o pronome “me”.

Nesse caso, aquele que se solidariza expressa que a situação de sofrimento do outro lhe traz peso, destacando o sentimento de pesar e de fardo vivido pela situação pela qual o outro está passando.

 

Outros sinônimos

Para algumas pessoas, “pêsames” e “condolências” são conceitos que soam artificiais ou que parecem formais demais, por isso se sentem desconfortáveis ​​em utilizar essas palavras.

Para quem não deseja utilizar nenhuma delas, existe a possibilidade de substituir por “sentimentos” ou “lamento”, sem perder o sentido da mensagem. Como por exemplo: “Lamento sua perda” ou “Meus sentimentos pelo ocorrido”.

Essas mensagens também expressam compaixão pela perda do outro.

Leia também O que dizer quando alguém morre: confira 6 dicas importantes.

 

É a solidariedade que conta

Depois de entender a diferença entre pêsames e condolências, é importante saber que manifestar o amparo, a solidariedade, estar presente no momento de dor do outro, oferecendo apoio ou simplesmente demonstrando seu carinho será motivo de gratidão, independentemente da palavra escolhida, desde que os gestos sejam sinceros, respeitosos e compassivos.

Seja “meus pêsames”,”minhas condolências” ou “meus sentimentos”, o importante é estar presente e mostrar que você se importa.

 

Artigos Relacionados

 

Condolências na Orsola

A Orsola conta com um espaço para mensagem de condolências em seu site.

Para prestar a sua homenagem, basta acessar o link, preencher os campos, escolher entre as opções de mensagens existentes ou redigir a sua própria e clicar em enviar.

Nós nos responsabilizamos pela entrega aos familiares.

 

Quer saber mais ou ficou com dúvidas sobre a diferença entre pêsames e condolências? Deixe seu comentário em nossas redes sociais. Será um prazer se pudermos ajudar!

 Infográfico: O que considerar ao contratar um plano funerário para não se arrepender da escolha - baixe agora!