Com os últimos acontecimentos de ataques realizados em escolas, pais de crianças e adolescentes devem voltar a atenção para o que, provavelmente, pode ser um dos fatores causadores de situações como essa: o bullying na escola.
É certo afirmar que o bullying na escola é um problema sério e que pode ter efeitos duradouros na saúde mental e emocional das vítimas.
Dessa forma, é importante que educadores e responsáveis estejam cientes dos sinais de bullying e saibam como prevenir e combater essa prática tão prejudicial.
O que é bullying
Bullying é definido como um comportamento agressivo e intencional que é repetido ao longo do tempo e que envolve um desequilíbrio de poder ou força entre o agressor e a vítima.
Ele pode ser físico, verbal, social ou emocional e pode causar danos duradouros à saúde mental e emocional das pessoas que o sofrem, acarretando problemas como depressão, ansiedade e distúrbios de comportamento.
Sinais de que o aluno pode estar sofrendo bullying na escola
Os pais e educadores devem estar atentos aos sinais de que uma criança esteja sofrendo bullying na escola ou em qualquer outro lugar que frequenta.
Alguns dos sinais mais comuns incluem:
- Mudanças no comportamento ou no humor;
- Recusa em ir à escola;
- Queda no desempenho acadêmico;
- Isolamento social;
- Lesões físicas inexplicáveis;
- Perda de objetos pessoais.
Como prevenir o bullying na escola
A prevenção é a melhor maneira de combater o bullying na escola. Algumas das coisas que pais e educadores podem fazer para prevenir o bullying incluem:
- Estabelecer linhas abertas de comunicação com as crianças;
- Ensinar as crianças a respeitarem os outros;
- Enfatizar a importância de tratar os outros com gentileza e empatia;
- Fornecer exemplos positivos de comportamento para as crianças seguirem;
- Ensinar as crianças a serem corajosas e a defenderem os outros.
Visão de especialista
Segundo o psicólogo Marcelo Parazzi, psicólogo Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e proprietário do Centro de Reabilitação Humana Marcelo Parazzi, localizado em Campinas (SP), como parte da prevenção, algo importante a se fazer é expor em rodas de conscientização, características de personalidade do jovem que pratica o bullying.
“Sobretudo suas fraquezas e limitações, pois uma vez que essas pessoas buscam destaque, aprovação e admiração, elas demonstram se importar com o olhar do outro sobre si.”
Parazzi afirma ainda que “ao serem compreendidas como frágeis, como deficitárias em algumas áreas de suas habilidades sociais, em vez de serem compreendidas como fortes e habilidosas, elas podem recuar na prática”.
Artigos Relacionados
Como abordar o assunto com a escola
Se você suspeitar que o aluno esteja sofrendo bullying na escola, é importante abordar o assunto com a instituição.
Comece conversando com o professor da criança ou do adolescente e expresse suas preocupações.
Se isso não resolver, é importante conversar com o diretor da escola.
O que fazer a criança ou adolescente estiver sofrendo bullying
Se seu filho estiver sofrendo bullying na escola, é importante agir rapidamente para resolver a situação. Algumas etapas incluem:
- Falar com a criança e oferecer apoio emocional;
- Documentar qualquer incidente;
- Conversar com os dirigentes da instituição;
- Incentivar seu a criança a denunciar qualquer incidente que venha a ocorrer;
- Procurar aconselhamento profissional, se necessário.
Atenção aos sinais
Devido aos efeitos negativos duradouros que o bullying na escola pode surtir, é importante estar atento aos sinais.
Ao manter uma comunicação aberta com as crianças e adolescentes, ensinar o respeito pelos outros e tomar medidas rápidas para resolver a situação, é possível ajudar a criar um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos os alunos.
Quer saber mais ou ficou com dúvidas sobre como combater e prevenir o bullying? Entre em contato conosco por meio de nossas redes sociais. Ficaremos satisfeitos se pudermos ajudar!