Comportamento em situações de luto: confira nossas dicas

Gestos de sinceridade e simplicidade serão lembrados com carinho e afeto.

Comportamento em situações de luto: confira nossas dicas
11/11/2021
Por: Funerária Araújo-Orsola

O ciclo normal da vida envolve nascer, viver e morrer. Esses acontecimentos fazem parte da lei natural da vida e é desse modo que devemos encará-los.

Normalmente, ao longo de nossa existência, experimentamos diferentes emoções. Entretanto, é o fim da vida que nos leva à tristeza e ao pesar, principalmente em  momentos de perda de alguém que amamos. 

Para podermos ajudar amigos e família a lidarem com a dor, precisamos estar preparados, respeitando ao máximo o sentimento de perda e seguindo algumas regras de comportamento em situações de luto. 

Com o objetivo de auxiliar nessa questão, selecionamos uma série de dicas.

 

Confira algumas dicas de comportamento em situações de luto

Se ofereça para ajudar

Caso você seja um familiar ou até mesmo um amigo próximo da família, ofereça auxílio com os preparativos do funeral. Se for possível, se coloque à disposição para receber e hospedar familiares que vieram de longe, assim como fazer compras ou até mesmo ficar com as crianças ou idosos para ajudar.

 

Evite ligar para os familiares

Ao saber do falecimento, evite ligar para os familiares buscando detalhes. É possível obter informações sobre local, horários de velório e sepultamento por meio de empresas funerárias e até mesmo pelas redes sociais.

 

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

Cautela na comunicação

Ajude comunicando aos outros sobre a situação e também a respeito do local e horário do funeral. Porém, tenha cautela ao comunicar. Nos dias de hoje é comum ver essas informações nas redes sociais, mas esse modo de comunicação pode causar surpresas desagradáveis para aqueles que estão lidando com o luto. Lembre-se de que pode ser indelicado postar publicamente detalhes e informações sobre o ocorrido a seguidores que não possuem vínculo com os familiares. 

 

Cuidado com a interação nas redes sociais

Também é importante tomar cuidado ao “curtir” ou comentar uma nota de falecimento pelas redes sociais. Vale lembrar que o comportamento também pode depender do grau de parentesco ou amizade.

 

Palavras de conforto

Na cerimônia de despedida, cumprimente os familiares com carinho. Suas palavras devem transmitir segurança e conforto aos presentes. 

O luto é vivido individualmente e cada um possui seu próprio tempo para lidar com os sentimentos, por isso demonstre o seu pesar de maneira simples, espontânea e sincera.

 

Atente-se ao seu vestuário

Evite vestir-se com roupas curtas, justas, decotes exagerados, ou mesmo roupas mais extravagantes. O velório é um evento sério e solene, portanto o adequado é se vestir de maneira informal, optando por cores sóbrias.

 

Artigos Relacionados

 

Envie flores

Estas podem vir acompanhadas de uma mensagem curta. Uma homenagem com coroa de flores é um gesto muito simpático que será bem recebido pelos familiares, que se sentirão consolados. Confira o artigo Por que homenageamos falecidos com coroa de flores?

 

Evite o uso de celular

Lembre-se de colocar o celular no modo silencioso ou desligá-lo durante o velório. Caso seja necessário usá-lo, se afaste e fale de modo breve e baixo. Vale lembrar também que fotos em velórios são inadequadas, não cometa esse erro. 

 

Acompanhe as orações com a família

De modo especial nessa situação, apesar de nossas crenças, o conforto espiritual se faz necessário no momento da despedida, por isso, acompanhe com concentração as orações juntamente com os familiares.

 

Simplicidade e sinceridade

O mais adequado como comportamento em situações de luto é lidar com sinceridade e simplicidade. Assim, sua presença será lembrada com carinho e afeto.

Você tem alguma outra dica de comportamento em situações de luto que não foi mencionada neste artigo? Compartilhe conosco deixando seu comentário. Desta forma, será possível ajudar outras pessoas.

 

Veja mais

Por que adquirir um plano funerário Orsola?

Por que adquirir um plano funerário Orsola?

23/11/2021
O plano funerário Orsola possui benefícios que vão muito além da assistência em um funeral, já... Continue lendo.
5 dicas de como lidar com os pertences de quem faleceu

5 dicas de como lidar com os pertences de quem faleceu

12/11/2021
Dizem que a única certeza dessa vida é a morte. Contudo, por mais previsível que possa parecer,... Continue lendo.
Comportamento em situações de luto: confira nossas dicas

Comportamento em situações de luto: confira nossas dicas

08/11/2021
O ciclo normal da vida envolve nascer, viver e morrer. Esses acontecimentos fazem parte da lei... Continue lendo.

Como proceder em caso de Falecimento?

Saiba quais procedimentos tomar e quais os documentos providenciar.