Despesas com funeral: quais são e como evitá-las

Um bom plano funerário proporciona maior economia e ainda permite benefícios.

Despesas com funeral: quais são e como evitá-las
16/09/2021
Por: Funerária Araújo-Orsola

Além do baque emocional, se despedir de um ente querido também pode impactar as finanças. As despesas com funeral e toda a burocracia que a situação acarreta podem representar altos custos, principalmente, quando não há um planejamento financeiro. 

Ainda que esse seja um assunto delicado e até mesmo difícil de ser conduzido, é importante saber quais são as principais despesas com funeral e, sobretudo, como evitá-las.

 

O medo impede o planejamento 

Um dos problemas que levam ao impacto financeiro relacionado às despesas com funeral é o medo de falar sobre a morte.

Muitas vezes, pelo simples receio de pensar no assunto, acaba-se por postergar decisões sobre situações que são inevitáveis. E ao não imaginar uma fatalidade ou não se preocupar com o planejamento, as despesas com funeral podem pegar a família de surpresa.

Assim, além de lidar com a perda, os familiares também podem vir a enfrentar contratempo financeiro.

A melhor maneira de se resguardar desse impacto financeiro é por meio da aquisição de um plano funerário, que irá prestar toda a assistência necessária e, também, cobrir os débitos, garantindo mais segurança aos familiares.

 

 

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

Despesas com funeral

Outro fato que leva as pessoas a adiarem a aquisição de um plano funerário é não saberem quais são os serviços necessários em um funeral e os custos que provêm de um procedimento como esse. 

É necessário levar em consideração os compromissos que os familiares precisam assumir quando há uma perda na família. As principais despesas com funeral estão relacionadas a serviços como:

  • Translado e preparação do corpo;

  • Local e preparo da sala para o velório;

  • Taxas de manutenção do cemitério.

Famílias que não têm jazigos podem ter despesas ainda mais altas, além de terem que arcar com custos relacionados às documentações necessárias, como certidão de óbito, testamento, inventário dos bens e outros. Leia também o artigo Inventário: entenda o que é e sua finalidade.

 

Artigos Relacionados

 

Como um plano funerário evita despesas com funeral

Além de garantir maior segurança e tranquilidade para toda a família, a aquisição de um bom plano funerário proporciona maior economia e ainda permite benefícios que podem ser usufruídos em vida por todos os seus beneficiários.

 

 Investimento seguro 

Assim como um plano de saúde, o plano funerário representa um investimento necessário e, sobretudo, seguro. Além de evitar altas despesas com funeral, pode ser incorporado ao planejamento familiar, com o pagamento acessível de pequenas parcelas mensais 

 

Mais qualidade de vida

Um bom plano funerário não só permite acesso aos serviços de um funeral, como também oferece benefícios ao associado ainda em vida, como descontos exclusivos em uma longa lista de conveniados, melhorando a qualidade de vida dos seus beneficiários.

E tudo isso, contando com atendimento humanizado, dedicação de profissionais especializados, apoio psicológico ao enlutado e toda a assistência de que a família necessita.

Deseja saber mais sobre como um plano funerário pode ajudar a evitar despesas com funeral? Entre em contato conosco, será um prazer ajudar!

 

 

Veja mais

Como lidar com a saudade causada pelo luto

Como lidar com a saudade causada pelo luto

18/10/2021
A saudade pode ser representada de várias maneiras, sendo um sentimento ligado às lembranças boas... Continue lendo.
Por que homenageamos falecidos com coroa de flores

Por que homenageamos falecidos com coroa de flores?

08/10/2021
É costume enviar coroa de flores ao velório, como última homenagem à pessoa falecida e também... Continue lendo.
5 dificuldades enfrentadas por quem não tem um plano funerário

5 dificuldades enfrentadas por quem não tem um plano funerário

30/09/2021
Quem não tem um plano funerário infelizmente enfrenta alguns problemas diante de um momento... Continue lendo.

Como proceder em caso de Falecimento?

Saiba quais procedimentos tomar e quais os documentos providenciar.