O ritual de cremação é milenar, entretanto, muitos ainda não sabem o que fazer com as cinzas de cremação de seus entes queridos.

São diversas as possibilidades: espalhar em lugar especial, guardar em casa em uma belíssima urna ou muitas outras opções podem ser utilizadas com o objetivo de homenagear um familiar ou amigo.

Elencamos algumas inspirações para que possa eternizar as cinzas de cremação e assim, prestar uma homenagem para a pessoa querida.

Modos de eternizar as cinzas de cremação

 

1. Guardar as cinzas em um jazigo

As cinzas podem ser guardadas no jazigo da família ou no columbário. Dessa forma, familiares e amigos podem visitar com frequência e realizar suas orações.

 

2. Manter as cinzas em casa

Quer a pessoa amada bem próxima da família? Então é possível escolher uma urna e mantê-la em casa.

Essa é uma forma carinhosa de ter a memória da pessoa sempre viva no lar, possibilitando que todos se sintam ainda conectados aos familiares.

3. Jogar as cinzas em local especial

É comum que, durante a vida, a pessoa escolha lugares onde gostaria que suas cinzas fossem espalhadas. Também é possível espalhá-las em um lugar especial no qual a pessoa gostava muito de frequentar.

Outra opção para se inspirar é espalhar as cinzas num local onde a pessoa sonhava conhecer, por exemplo, mas não teve oportunidade.

4.  Lançá-las ao mar

As cinzas de cremação jogadas ao mar podem percorrer águas ao longo do mundo inteiro. Além de ser uma maneira de celebrar o amor da pessoa falecida pelo oceano.

Outra maneira interessante de prestar homenagem é optar por urna hidrossolúvel com geolocalizador. Isso possibilita que a família lance a urna em alto mar e acompanhe o local para onde a urna é guiada pelas águas do oceano.

Artigos Relacionados

5. Transformar as cinzas em árvore

Dessa forma, a família terá em alguns dias o crescimento de uma planta, que poderá ser cuidada por todos.

Para que isso seja possível, são usadas urnas biodegradáveis, que permitem que a entrega das cinzas de cremação seja feita com sementes, terra e adubo.

Além de ter o belíssimo simbolismo de ter um ser vivo que pode ser plantado em casa e cuidado com carinho, a família poderá se reunir no lugar e celebrar datas especiais. Sempre mantendo viva a memória de quem se foi.

6. Transformar as cinzas em objetos

É possível, com um pouco de tecnologia, transformar as cinzas da pessoa querida em uma joia, retrato, disco de vinil e até mesmo em urso de pelúcia.

Desse modo, é possível ter a memória viva da pessoa que se foi relacionada àquele objeto carregado de amor.

7. Fazer uma ampulheta

Existe a possibilidade de  mandar fazer uma ampulheta com as cinzas de cremação. Nesse marcador do tempo, as cinzas fazem a vez da areia. Além de ter a memória da pessoa querida sempre viva, o objeto conta com o simbolismo da passagem do tempo.

8. Pintar um quadro

As cinzas de cremação também podem ser usadas para pintar um quadro e decorar a casa. O quadro poderá acabar se tornando uma herança familiar, passando de geração em geração.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

Benefícios da cremação

Vale lembrar que a cremação tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e no mundo, devido aos benefícios que proporciona, como:

  • Não requerer espaço em cemitério, já que para cidades populosas e com poucas áreas livres, isso tem se tornado um desafio;

  • Economia, por não precisar da aquisição de um jazigo e pagamento de taxas de manutenção;

  • Sustentabilidade, por causar menos impacto ao meio ambiente.

Para saber mais leita também Ser cremado: o que fazer para que sua vontade seja realizada.

Cremação na Orsola

É possível contratar o serviço de cremação a qualquer momento na Funerária Araújo – Orsola. Este também pode ser incluído no plano funerário, com custo mensal acessível, seja ele individual ou familiar. Leia também Como contratar o serviço de cremação.

Se você já é associado e deseja incluir a cremação em seu plano, entre em contato com a Orsola pelo Formulário de Cremação ou pelo Fale Conosco de nosso website. Se preferir, utilize nosso Atendimento  pelo telefone (19) 3463-5151, em horário comercial.