fbpx

7 sintomas do estresse

7 sintomas do estresse

sintomas do estresse

 

O estresse é um mal cada vez mais comum em nosso cotidiano.

Segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial de Saúde) cerca de 90% da população mundial sofre de algum tipo de estresse.

O preocupante é que este causa efeitos negativos tanto na saúde física quanto na mental. Neste conteúdo, abordaremos as causas e os sintomas do estresse. Entenda!

 

Estresse: uma reação natural do organismo

Trata-se de uma reação natural do nosso organismo. Ela tende a acontecer toda vez que saímos da zona de conforto, ou seja, sempre que nos deparamos com uma situação desfavorável.

Na natureza, ao nos depararmos com o perigo, para realizar uma fuga de um predador, por exemplo, nosso organismo libera uma série de substâncias em nossa corrente sanguínea, para nos deixar mais atentos, em estado de alerta.

Entretanto, no nosso dia a dia, enfrentar uma série de situações adversas e dificuldades, nos faz permanecer nesse estado de alerta constantemente, e isso é prejudicial ao organismo.

 

Principais causas para o estresse

Antes de saber identificar os sintomas do estresse, é essencial conhecer suas principais causas. Normalmente o mal vem em decorrência de:

  • problemas no trabalho (o que pode vir até a evoluir para uma Síndrome de Burnout)
  • dificuldades financeiras
  • questões familiares ou amorosas
  • problemas de autoestima

 

Sinais de estresse

Não é um processo simples identificar o estresse. Mesmo apresentando vários sintomas, por vezes, nem a própria pessoa percebe as mudanças em si.

Os amigos e parentes mais próximos podem auxiliar na observação de mudança de comportamento e, também, mudanças físicas. 

É essencial prestar atenção no comportamento do dia a dia, estado de humor e principalmente em situações que geram alterações do estado de espírito.

 

Sintomas do estresse

Dentre os sintomas do estresse, podemos citar alterações físicas e psicológicas, envolvendo aumento da sudorese, hiperacidez estomacal, tensão muscular, taquicardia, hipertensão arterial, bruxismo, náuseas, ansiedade, angústia, dificuldade de concentração, preocupação excessiva e hipersensibilidade.

Entretanto, estes são os 7 principais sintomas do estresse:

 

1. Dor de cabeça

As dores de cabeça podem ser o primeiro sinal de estresse, devido ao excesso de tensão do dia a dia. As dores podem se agravar por problemas relacionados à visão e até mesmo por alterações hormonais.

 

2. Dores musculares

Dores nos ombros, costas e pescoço podem ser sinais de estresse. Pois o estresse é capaz de reduzir a quantidade de dopamina, um neurotransmissor, e quando isso ocorre, há um aumento da sensibilidade à dor.

Cuidado para não confundir com problemas de postura!

 

3. Insônia

A insônia é um sintoma frequente para quem sofre de estresse. Muitas pessoas reclamam da dificuldade de se ter um sono de qualidade.

Durante o estresse, o organismo produz a adrenalina necessária para encararmos situações de alerta, nos deixando vigilantes, a fim de buscar uma resolução ou adaptação dentro dessas circunstâncias.

 

4. Dificuldade de concentração

A dificuldade em se concentrar e em manter o foco pode ser um alerta. Afinal, com a cabeça cansada e cheia de preocupações, como o cérebro terá espaço para novas ideias?

 

5. Problemas estomacais

Apesar dos problemas estomacais terem diversas causas, o estresse pode influenciar o intestino e o estômago, levando a gastrites nervosas, por exemplo. Afinal, nosso sistema digestivo está ligado a nosso sistema nervoso.

 

6. Insatisfação geral

Por reflexo do dia a dia, e pelo excesso de cobrança, seja ela externa ou interna, quando se está sob estresse, nada parece bom o bastante.

A descarga contínua de cortisol no organismo, causada pelo estresse, começa a provocar oscilações de humor, fadiga, pensamentos negativos, crises de choro e outros sintomas debilitantes.

 

7. Temperamento explosivo

Qualquer situação leva a atitudes explosivas e exageradas, mesmo que mais tarde estas causem arrependimento. Isso pode ser um sinal de um corpo e mente estressados.

 

Artigos Relacionados

 

Práticas para controle do estresse

O ideal é procurar por auxílio profissional para saber se há necessidade do uso de medicamentos.

No entanto, existem algumas práticas que podem ser bastante positivas e que não têm contraindicações:

  • Fazer psicoterapia
  • Praticar exercícios físicos ao ar livre ou em academia
  • Buscar um hobby
  • Apostar em meditação e yoga para relaxar a mente

 

Na Orsola

Dentre seus conveniados, a Orsola conta com profissionais que podem ajudar a controlar o estresse.

São farmácias, academias, psicólogos e terapeutas que oferecem descontos especiais para associados. Acesse nosso site e saiba mais.

Quer saber mais sobre os sintomas do estresse ou tem alguma dica de como controlá-lo?  Compartilhe deixando um comentário em nossas redes sociais. Você poderá ajudar outras pessoas!

ARTIGOS RELACIONADOS

Cemitérios mais famosos do mundo

Você sabia que a visita a cemitérios pode ser considerada uma forma de turismo? Ela é denominada turismo cemiterial e explora o patrimônio artístico […]

Continuar Lendo

Terapias alternativas para lidar com o luto

O luto é uma reação natural à perda que envolve uma gama de emoções e desafios. Lidar com essa dor é fundamental para o […]

Continuar Lendo