fbpx

5 mitos sobre cremação

5 mitos sobre cremação

5 mitos sobre cremação

 

Apesar de, atualmente, estar se tornando cada vez mais comum, a cremação ainda é um assunto permeado por muitas dúvidas.

A grande verdade é que como  a maioria das pessoas não tem conhecimento sobre como é o processo, os mitos sobre cremação ainda tomam conta do imaginário.

Para desmistificar o assunto, desvendaremos 5 verdades sobre ele. Confira! 

 

5 mitos sobre cremação

1. A cremação custa mais que o sepultamento

Esse talvez seja o mais comum entre os mitos sobre cremação. 

O sepultamento tem um custo maior devido à demanda de gastos com manutenção dos espaços.

 

Artigos Relacionados

 

2. A cremação é aceita por todas as religiões

Dentre os tantos temas da nossa sociedade, que implicam em diferenças religiosas, está o assunto cremação. Para se ter um exemplo disso, podemos citar os hindus e os judeus.

Enquanto os hindus acreditam que o fogo é um elemento purificador, os judeus discordam por crerem que não devemos destruir o que Deus criou.

Dito isso, podemos afirmar que nem todas as religiões aceitam a cremação.

 

3. A cremação não respeita o meio ambiente

A cremação é um processo que respeita totalmente os princípios ambientais. 

Para realizá-lo, todos os objetos metálicos que podem contaminar o lençol freático e o solo são removidos antecipadamente.

Além disso, o procedimento é feito em local específico e com equipamentos apropriados.

 

4. A cremação é um processo instantâneo

Esse também é um dos mitos sobre cremação mais comuns. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a cremação é um procedimento demorado.

No geral, dura em média duas horas e meia. 

 

5. A cremação é um processo simples

Como se trata de um procedimento ecologicamente responsável, todos os metais são retirados antes do procedimento, inclusive as alças da urna.

O mesmo vale para marca-passo ou dispositivos metálicos, como é possível conferir no artigo Quem tem prótese pode ser cremado?

Após passar pela alta temperatura da incineração, os ossos são reduzidos a cinzas e estas são entregues à família. Leia também Cinzas de cremação: dicas para homenagear familiares que se foram.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou conhece mais mitos sobre cremação que não tenham sido mencionados neste conteúdo? Compartilhe conosco. Assim, outras pessoas também podem ter acesso aos nossos esclarecimentos!

E se você ou alguém da sua família tem o desejo de ser cremado, para obter mais informações basta acessar a página sobre Cremação em nosso site e preencher os dados para contato no formulário.

E-book Cremação: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto - baixe agora!

ARTIGOS RELACIONADOS

O que é jazigo

Em diversos momentos da vida, ao caminhar por um cemitério, é comum nos deparamos com diversos termos relacionados ao universo funerário. Entre eles, destaca-se […]

Continuar Lendo

O que é musicoterapia e quais são seus benefícios?

A música tem o poder de tocar a nossa alma, evocando emoções, memórias e sentimentos. A musicoterapia é uma área que aproveita essa força […]

Continuar Lendo