Você sabe se quem tem prótese pode ser cremado?

Muitas vezes, seja por necessidade ou por estética, acabamos precisando utilizar alguns dispositivos médicos para uma melhor qualidade de vida. 

Dentre esses itens, podemos citar marca-passo, pinos, próteses de titânio e de silicone.

Entretanto, diante do inevitável, pode surgir a questão: “Quem tem prótese pode ser cremado?”

Se você também tem essa dúvida, reunimos informações a respeito do assunto. Confira!

 

Processo da cremação

Antes de saber se quem tem prótese pode ser cremado, é importante entender em que consiste a cremação.

Trata-se de um processo pelo qual o corpo é colocado em fornos que alcançam temperaturas que chegam a 1.500°C, reduzindo-o a cinzas.

 

Afinal, quem tem prótese pode ser cremado?

Quem tem prótese pode ser cremado, sim. A cremação é um processo que abrange todos esses dispositivos médicos, inclusive quem faz uso de próteses e marca-passo.

Porém, vale lembrar que caso a morte seja decorrente de causa violenta, a cremação só acontece por meio de autorização judicial.

Receba conteúdo em seu e-mail

 

Prótese de silicone no processo de cremação

O silicone é uma prótese utilizada em cirurgias plásticas para dar volume a algumas partes do corpo nas quais é implantado, como seios, glúteos, coxas, bíceps, panturrilhas, etc.

Na cremação,  com o calor de 1500°C, as próteses de silicone se transformam em uma substância gelatinosa que necessita de um cuidado maior na limpeza dos equipamentos após o término do procedimento.

Porém, mesmo assim, quem as utiliza pode ser cremado sem a necessidade de que sejam retiradas antes do processo.

 

Marca-passo no processo de cremação

Apesar do fato de que cremação e marca-passo não combinam, quem utiliza marca-passo pode ser cremado. Basta que o dispositivo seja removido antes do procedimento.

O marca-passo deve ser retirado por motivo de segurança, pois contém bateria de lítio, que é inflamável e representa um risco durante a cremação, podendo ocasionar uma explosão no incinerador e ferir quem estiver presente no crematório.

 

Como proceder em casos de marca-passo ou dispositivos metálicos

Os familiares devem comunicar ao crematório se o falecido utiliza marca-passo ou outro dispositivo metálico.

Em situações em que a família não se lembra desses dispositivos devido ao momento delicado por que está passando, o próprio serviço de cremação faz uma checagem final e comunica aos familiares a necessidade de remoção.

 

Remoção e descarte do marca-passo

A remoção do marca-passo para a cremação é regulamentado por lei, sendo de responsabilidade exclusiva de um médico. O procedimento é obrigatório, de caráter privado e particular.

Após a retirada, o dispositivo não pode ser reutilizado. Dessa forma, não é entregue à família e sim descartado, independentemente da causa da morte.

O responsável pela realização do descarte é o profissional que efetuou o serviço de retirada do dispositivo.

Após a esterilização, o marca-passo é considerado resíduo sem risco biológico, químico ou radiológico, mas deve ficar sob guarda temporária em setor a ser designado pelo comitê de processamento de produtos para saúde ou do responsável legal pela empresa processadora.

A bateria e os componentes do marca-passo são hermeticamente fechados, dessa forma, seu potencial de poluição é menor do que o descarte de uma pilha comum, afirma a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.

 

Artigos Relacionados

 

Próteses de titânio no processo de cremação

Diferentemente do marca-passo, próteses, pinos e parafusos de titânio não precisam ser retirados antes da cremação. Eles ficam entre as cinzas após o procedimento, apesar de não se decomporem.

Nos Estados Unidos e na Europa existem empresas que reciclam esses implantes que são separados das cinzas por meio de ímãs.

 

Serviço de cremação na Orsola

A Orsola disponibiliza a cremação para associados e clientes e esse serviço pode ser incluído no plano do associado, com custo mensal, seja ele individual ou familiar, e contratado por clientes a qualquer momento.

Se você ou alguém da sua família tem o desejo de ser cremado, para obter mais informações basta acessar a página sobre Cremação em nosso site e preencher os dados para contato no formulário.

Quer saber mais ou ainda tem dúvidas se quem tem prótese pode ser cremado? Deixe seu comentário em nossas redes sociais. Será um prazer ajudar!

E-book Cremação: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto - baixe agora!