Receber a notícia que alguém querido está com uma doença fatal, é algo muito triste e complicado. Não existe um manual sobre como lidar com pacientes terminais, entretanto, algumas dicas podem ajudar a trazer certo conforto para aqueles que estão passando por esse momento. Confira a seguir.

1. Lide com suas próprias emoções de forma compreensiva

Antes de tudo, é importante cuidar dos nossos próprios sentimentos, pois lidar com pacientes terminais pode abalar de modo profundo nosso emocional.

Diante de uma notícia dessas, algumas pessoas podem sentir raiva, frustração e até mesmo tentar culpar alguém, seja si próprio, um médico que não diagnosticou corretamente o quadro ou até mesmo uma pessoa próxima que julgue não ter dado a atenção necessária.

Não existem culpados. É importante entender que um dia todos nós partiremos e precisamos lidar com tais sentimentos de maneira compreensiva.

Sobretudo, é preciso estarmos bem conosco para sermos capazes de ajudar o familiar. Por isso, reserve um momento para refletir sobre suas emoções diante dessa situação e, caso tenha algum sentimento controverso sobre isso, perdoe a si mesmo. E se for preciso, busque ajuda profissional para lidar com a situação.

 

2. Evite comportamentos que podem causar mais tristeza

Muitas vezes ficamos sem saber como proceder e acabamos agindo da maneira errada. Se isso acontecer, evite comportamentos que possam piorar as circunstâncias.

Tente fazer visitas curtas e deixe que a pessoa guie o diálogo, falando sobre aquilo que preferir. O importante é não forçar nenhuma situação.

Nesse momento, os pequenos gestos contam muito e são suficientes para que a pessoa sinta que você se importa realmente com ela.

Prefira demonstrar os seus sentimentos de forma objetiva e sincera como “estou do seu lado” ou “ gosto muito de você” no lugar de frases como, “eu não queria que isso estivesse acontecendo com você”.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

3. Deixe que o paciente se abra com você

Ainda que não saiba o que dizer, não se exima desse momento. Essa é uma situação difícil para quem sofre com a doença também, então, esteja pronto para ouvi-lo.

Pacientes terminais podem sentir a necessidade de expressar seus sentimentos e declarar seu amor aos familiares. Procure não esconder informações importantes, sobretudo, sobre a sua saúde.

Quando a pessoa sabe o que está acontecendo, fica mais fácil se preparar emocionalmente. Por isso, seja honesto e escute as suas necessidades, deixe que a pessoa se expresse, não julgue ou minimize seu sofrimento ou possíveis medos.

4. Acate as crenças do paciente terminal

É essencial respeitar costumes e tradições do paciente, mesmo que você não compartilhe dessas crenças. Nesse momento, a espiritualidade é muito importante e ajuda a pessoa a lidar melhor com a situação.

Caso o paciente queira conversar com um pastor ou padre, torne isso possível. e procure seguir as orientações que a pessoa possa dar sobre o seu funeral e sepultamento.

Não tente interferir em suas crenças e sentimentos, apenas deixe que se expresse e converse a respeito.

 

5. Sempre que possível, proporcione cuidados paliativos

Os cuidados paliativos são tratamentos e abordagens capazes de melhorar a qualidade de vida do paciente terminal e procuram oferecer formas de deixá-lo o mais confortável possível.

Os princípios básicos dos cuidados paliativos são:

  • prover alívio para a dor e outros sintomas estressantes;

  • incluir aspectos sociais, espirituais e psicológicos aos tratamentos;

  • disponibilizar um sistema de apoio aos familiares e cuidadores para que estes possam lidar com a doença em seu próprio ambiente;

  • utilizar uma abordagem interdisciplinar, ao prestar todos os cuidados possíveis aos pacientes terminais e seus familiares.

O objetivo é preservar o autocuidado e autonomia dos pacientes terminais, garantindo conforto e dignidade, permanecendo próximos dos seus familiares em seus últimos dias ou meses de vida.

Artigos Relacionados

6. Procure inteirar-se das questões burocráticas envolvidas

Além de preparar o emocional, a situação traz consigo a necessidade de inteirar-se de assuntos burocráticos.

Converse francamente e procure entender as preferências do paciente. Ainda que pareça complicado falar a respeito, ter uma conversa honesta garante que as vontades de quem você ama sejam cumpridas. Leia também o artigo Diretivas antecipadas de vontade: Como registrar últimos desejos em caso de doença.

7. Fazer com afeto é o mais importante

Em resumo, não há um manual com “certo” e “errado” quando lidamos com pacientes terminais. A demonstração de afeto, assim como respeitar o momento e ouvir o que seu familiar tem a dizer são as coisas mais importantes e tornam a situação um pouco menos difícil.

Você já passou pela situação de confortar pacientes terminais? Tem alguma dica para complementar o que foi mencionado neste artigo? Compartilhe conosco deixando seu comentário. Dessa forma, poderá ajudar outras famílias que estão enfrentando essa batalha.