Todos nós adoraríamos que nossos entes mais queridos fossem eternos.

No entanto, embora a realidade nos imponha a dura pena de saber que isso não é possível, já existe uma possibilidade prática de manter vivas as lembranças de forma palpável, transformando os momentos ligados ao luto e à dor da perda de alguém em uma vida nova.

A Árvore da Vida

Embora o nome remeta a referências bíblicas, a Árvore da Vida consiste em um método com propósitos mais sustentáveis que religiosos de se destinar as cinzas de cremação.

O fato é que, independentemente de crença, ainda se mantém no Brasil uma cultura muito forte de ter um local para prestar homenagens póstumas, colocar adornos e demonstrar algum tipo de cuidado.

Uma bela simbologia por trás da prática

A simbologia que envolve a árvore ajuda, por definição, a dar sentido ao costume: as raízes representam a família, como base de formação e sustentação do ser humano; as folhas e galhos representam uma sequência do tempo, uma trajetória que liga a história (raízes) ao momento presente; enquanto frutos e flores representam o futuro, como resultado de nossas ações em nossa jornada no decorrer da vida.

Desta forma, o princípio por trás dessa prática é precisamente a ideia de perpetuar as memórias e demonstrar carinho e cuidado ao ente que se foi, através do cultivo de uma nova vida.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

Urna ecológica para cinzas: a forma de cultivar uma nova vida

Apesar de não ser exatamente uma prática nova (nem mesmo no Brasil), a utilização de urnas ecológicas para cinzas está se tornando uma opção bastante procurada ultimamente.

Esse tipo de urna é fabricado em material biodegradável, próprio para o propósito a que se destina.

Como utilizar a urna ecológica para cinzas

Na prática, o que se tem a fazer é providenciar uma cavidade no solo, de modo que caiba a urna, depositá-la no lugar com a semente ou muda, e cuidar com o devido carinho, para que ela cresça forte e saudável.

Despedida nas águas

Até mesmo os amantes mais fiéis da natureza podem pensar de maneiras diferentes e optar por homenagear – ou serem homenageados – de modos distintos.

Enquanto uns preferem perpetuar a memória do familiar por meio do plantio de uma árvore, outros podem escolher opções igualmente sustentáveis como depositar as cinzas nas águas.

Um detalhe a que poucos se atentam é que esse tipo de despedida, antigamente, era exclusivo das forças navais.

Contudo, hoje em dia, seja pela infinidade de filmes que retratam a prática, ou mesmo pela simbologia que a envolve, é cada vez maior o número de pessoas que optam por esse tipo de celebração de despedida no mar, rios ou lagos.

Artigos Relacionados

Simbologia da água

Ao longo da história da humanidade, a água assumiu muitos papéis e simbologias diferentes: pureza, liberdade, infinitude, entre tantos outros.

Talvez seja por isso que a maior parte das pessoas relata se sentir em paz quando está à beira de rios e lagos, ou quando tem a oportunidade de ir a uma praia.

Por consequência, algumas pessoas manifestam o desejo de que suas cinzas sejam espalhadas ou depositadas no mar, por exemplo.

 

Além de biodegradável, o material é hidrossolúvel

Por ser fabricada em material hidrossolúvel, a urna ecológica para cinzas também facilita esse ritual sem prejudicar a natureza, além de possuir a simbologia de que a pessoa que se foi agora é parte da natureza e, portanto, sua presença pode ser sentida de qualquer lugar.

O que antes era uma preocupação com a degradação do meio ambiente, agora se transformou em uma prática completamente sustentável.

Isso é possível porque as urnas utilizadas em práticas como essas são feitas de material biodegradável e areia, fazendo com que se dissolvam completamente em prazos curtíssimos, de até duas horas, não gerando qualquer impacto ambiental.

Tudo o que se tem a fazer, portanto, é dispor a urna no local desejado, e deixar que a natureza faça seu trabalho tranquilamente.

 

Urna ecológica para cinzas na Orsola

Se você tem interesse na urna ecológica para cinzas  ou quer saber mais sobre ela, entre em contato conosco. Nós podemos ajudar!