Você sabe a verdadeira importância de beber água?

A água é essencial para o bom funcionamento do organismo. O líquido é fundamental para células, tecidos, reações químicas e também metabólicas.

A hidratação preserva a nossa saúde como um todo, principalmente agora, durante o distanciamento social, já que nossa rotina se encontra tão diferente do habitual, e isso acaba interferindo na saúde do corpo e da mente.

 

Principais funções da água no organismo

A água possui importantes funções em nosso organismo, entre elas:

Transporte de nutrientes

A água é um meio de transporte, levando substâncias como o oxigênio, nutrientes e sais minerais para as células. De modo similar, também transporta os resíduos, ajudando a eliminar as toxinas, principalmente pela urina.

 

Proteção e bom funcionamento do cérebro

Garante o bom funcionamento do cérebro que, por ser muito ativo, necessita de muitos nutrientes para melhorar a comunicação entre os neurônios.

 

Equilíbrio da temperatura

A água também tem como função regular a temperatura corporal por meio da transpiração. É por isso, que em dias quentes, ou quando nos exercitamos, costumamos suar mais.

 

Respiração, articulações e funções renais 

A água age como lubrificante, evitando o atrito entre os ossos e trabalhando como amortecedor das articulações.

Contribui para respiração, facilitando a expectoração de resíduos do pulmão. Também estimula as funções renais, reduzindo a retenção de líquidos.

 

Hidratação e proteção da pele

Beber água também contribui para manter a umidade ideal da pele, aumentando a elasticidade e as fibras de colágeno, ajudando a retardar sinais de envelhecimento.

Sua ingestão forma uma barreira que protege o couro cabeludo e a pele de agressões externas como as infecções.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

Consequências da falta de água no corpo

A falta de água no corpo prejudica a saúde física e mental. Os prejuízos são no metabolismo em geral, na eliminação de toxinas, nas funções dos órgãos e na função cardíaca.

Essa fase mais grave da desidratação pode ser ocasionada por doenças que aumentam a perda de líquido em um curto espaço de tempo, como as viroses, por exemplo.

Mesmo em níveis mais baixos, a falta de água no organismo pode levar a um declínio cognitivo. Tanto que, segundo estudos, apenas algumas horas de atividade vigorosa no calor, sem beber líquidos ou comer, pode afetar exageradamente a concentração.

A falta de água também pode agravar algumas doenças de pele, como acne e caspa ou dermatite seborreica. Em casos mais extremos, algumas regiões podem apresentar lesões ou ferimentos.

 

Sinais de alerta para beber água

Existem alguns sinais que indicam a necessidade de beber água em maior quantidade:

  • Dores de cabeça sem causa aparente

  • Boca seca

  • Indisposição e cansaço frequentes

  • Fraqueza

  • Sonolência

  • Tonturas

  • Pele seca ou ressecada

  • Prisão de ventre

  • Fome em demasia

  • Inchaço causado pela retenção de líquidos

  • Fezes duras e/ou secas

  • Urina com cheiro e cor mais fortes

 

Quantidade ideal diária de água

Há o consenso de que adultos devem ingerir, em média, dois litros de líquidos por dia. Porém, especialistas afirmam que a quantidade ideal diária é individual e varia de pessoa para pessoa, já que a perda de líquidos também depende de uma série de fatores.

Uma forma de calcular é através do peso corporal:

35 ml X kg

(No caso de um adulto de 60 kg, seriam necessários 2,1 litros por dia)

 

Artigos Relacionados

Água X atividade física

A prática de atividades físicas ocasiona a perda de água em nosso organismo. Por isso, o praticante deve beber água antes, durante e após os exercícios.

Fontes de água

A ingestão de líquidos também compreende sucos naturais, água de coco e chás, que podem ser consumidos ao longo do dia. Porém a água tem uma absorção mais rápida do que os demais líquidos, promovendo a hidratação com mais rapidez.

E, para pessoas que sentem dificuldades em beber ou não gostam de água, a dica é ingerir água saborizada, adicionando rodelas de frutas ao líquido.

Todavia, é importante destacar que bebidas como refrigerante e alcoólicas não promovem a hidratação. Além disso, também vale lembrar que consumimos água proveniente dos alimentos, como vegetais e frutas, que são compostos de 80 a 90% de líquidos.

Lembre-se sempre de beber água ao longo do dia, principalmente durante a quarentena, assim você se mantém hidratado e contribui para a manutenção da sua saúde.

Você tem o hábito de beber água constantemente? Compartilhe sua dica deixando um comentário. Ela pode ajudar outras pessoas.