Com a pandemia da Covid-19, as aulas em todo o país tiveram que ser suspensas, para evitar a alta contaminação.

Segundo um levantamento de dados, atualmente estima-se que mais de 1 bilhão de estudantes do Ensino Infantil ao Ensino Superior foram afastados do ambiente escolar em 115 países, justamente para evitar a disseminação do vírus.

Como resultado da suspensão das aulas e fechamento das instituições esses alunos agora precisam estudar em casa.

Entretanto, este tem sido um grande desafio imposto a todos os envolvidos, tanto aos alunos, que precisam se adequar ao novo método de aula, como também para os pais e/ou responsáveis, que agora precisam conciliar essas aulas com o home office e as tarefas domésticas.

As aulas remotas têm sido realizadas por videoconferência, e muitas, em horário normal. Existem ainda algumas ocasiões em que é preciso que os pais estejam acompanhando os filhos, principalmente quando as crianças são menores e ainda não compreendem muito como utilizar a internet, além das tarefas online e atividades enviadas por aplicativo.

 

Diferenças entre Aula Remota e Aula EAD

Muitas pessoas acreditam que esse tipo de aula não possui tanta qualidade apenas por não ser do tipo presencial, ou até mesmo confundem com outro tipo de aula, como por exemplo, a aula de Educação à Distância, também conhecida como Aula EAD.

Mas, a Aula Remota, que é a metodologia adotada pelo Plano Emergencial de Ensino permite maior interação, mesmo que ainda tenha o distanciamento físico.

Confira as principais diferenças entre esses dois tipos de modalidades e métodos de aula.

Aula EAD

A aula EAD utiliza videoaulas gravadas para todas as disciplinas e unidades de ensino, contando com um tutor para tirar dúvidas.

Além disso, dispõe de atividades, materiais didáticos, calendário e cronograma padronizados e unificados.

As avaliações e testes também são padronizados, produzidos e até mesmo corrigidos em grande escala.

Aula Remota

Em contrapartida, a aula remota oferece aulas em tempo real, às vezes com o mesmo horário que se estudava normalmente, na mesma disciplina, e com o mesmo professor da aula presencial, permitindo a interação diária entre todos.

Além disso, possui material personalizado e elaborado pelo professor da disciplina, com cronograma e calendários próprios de acordo com o Plano de Ensino adaptado para a situação emergencial

Ou seja, o modelo de ensino-aprendizagem da Aula Remota permite maior interação entre alunos e professores já que a aula é realizada em tempo real.

Artigos Relacionados

 

Dicas para assistir às aulas na quarentena

Sabemos que o desafio tem sido grande para todos, entretanto, para que o sistema de aulas na quarentena seja benéfico para os alunos, é essencial seguir algumas dicas e passá-las para as crianças de uma forma que sejam compreensíveis e assimiladas. Confira como enfrentar esse desafio da melhor maneira possível.

 

1. Preparar um local para os estudos

Pode até parecer besteira, mas ter um local adequado para os estudos faz toda a diferença.

Ainda que nem todos possuam um escritório ou cantinho do home office em casa, é essencial preparar um local e estar atento ao uso de cadeiras e mesas confortáveis para evitar a má postura e o cansaço.

Portanto, antes de mais nada, prepare um local adequado, um ambiente que seja iluminado, calmo e tranquilo, sem interferências externas ou ruídos.

 

2.  Não atrasar-se

Assim como na sala de aula normal, o recomendado é não se atrasar, para isso é essencial seguir uma rotina adequada e acompanhar o correto planejamento das aulas.

 

3. Acessar o sistema com antecedência

Como o ensino à distância depende exclusivamente da internet, o mais indicado é que você acesse o sistema com antecedência.

Assim, você evita possíveis falhas de conexão, como queda de rede ou a demora para entrar na plataforma devido à grande quantidade de acessos ao mesmo tempo.

 

4.  Deixar o celular de lado

O celular deve ser deixado de lado no momento dos estudos para evitar as distrações que atrapalham a concentração e compreensão no momento de aprendizagem.

Uma dica é desativar as notificações do aparelho, assim quem está assistindo às aulas não se sente tentado a dar uma pequena olhada e se perder nos estudos por acessar o celular.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

5. Não atrapalhar o professor e os colegas

Para não atrapalhar o professor e nem mesmo os colegas, o indicado é deixar o microfone no mudo, pois este capta e emite qualquer ruído que você faz, desde o barulho da cadeira à tecla do computador e outros sons menores.

Portanto, o melhor a fazer é ligar o microfone apenas quando precisar falar, desse modo, você evita se tornar o irritante da turma.

 

6. Não ter vergonha de pedir ajuda

Em caso de dúvidas, peça ajuda. Não sinta vergonha por isso, é comum ter dúvidas, principalmente neste período de adaptação, onde tudo ainda é muito novo.

Qualquer dúvida que encontrar ou esclarecimento que precisar, solicite ao  professor por mensagem de texto ou áudio.

Além disso, os pais e responsáveis também podem contribuir muito nessa hora, auxiliando os filhos em suas dúvidas e demonstrando interesse pelo que estão estudando.

7. Fazer um intervalo, como na escola

Assim como no modo presencial (nas aulas normais da escola), a aula remota também deve contar com os intervalos.

Portanto, use esse tempo para ir ao banheiro, se alimentar, esticar as pernas ao andar pela casa e até mesmo para se alongar.

Mas, cuidado para não se distrair ao ponto de perder a próxima aula, fique de olho no relógio.

 

8. Contar com os colegas caso haja queda na qualidade da internet ou dos equipamentos

Caso encontre problemas com o desempenho da internet ou até mesmo com o equipamento que está utilizando para assistir às aulas online, o mais indicado é que você conte com a ajuda de um colega – ou até mesmo com o professor – enquanto não resolve essas questões, que podem estar relacionados à velocidade da internet, ou qualquer outro problema técnico.

Você pode pedir que o colega lhe passe as anotações do conteúdo que perdeu.

Ao procurar seguir essas dicas e transmiti-las às crianças, é possível levar com mais leveza as dificuldades impostas pela situação. O mais importante é não ficar sem estudar e evitar qualquer tempo perdido, mesmo diante da pandemia,

Lembre-se também que as coisas voltarão ao normal, pois tudo tem início, meio e fim.

E você, como tem feito com as aulas na quarentena? Compartilhe sua dica conosco, deixando um comentário. Ele pode ajudar outras pessoas!