Renda extra: 15 ideias para complementar a receita da casa

Quem sabe, uma delas pode ajudar você também.

Renda extra: 15 ideias para complementar a receita da casa
25/08/2020
Por: Funerária Araújo-Orsola

Com a pandemia e a crise econômica causada por ela, mais do que nunca as pessoas procuram atividades para complementar as receitas com uma renda extra.

Com o objetivo de ajudar nessa missão, elencamos neste artigo 15 ideias de afazeres para obtenção de uma renda extra. Quem sabe, uma delas pode ajudar você também. Confira!

 

Que atividade escolher para obter uma renda extra?

Antes de decidir entre os afazeres, pense em quais são suas habilidades e o que você gosta de fazer. 

Melhor ainda se a atividade escolhida puder ser realizada em casa. Desta forma será possível poupar com alguns custos relacionados à alimentação, transporte e internet - já que você pode utilizar a que tem em casa.

 

1. E-commerce (e marketplaces)

Através de alguns canais online, é possível vender produtos físicos ou até mesmo trabalhar com revendas. É preciso apenas investir em uma loja online (ou dividir seu lucro, no caso dos marketplaces), nos quais as pessoas terão acesso às fotos e preços de seus produtos.

Além disso, tenha atenção com:

  • Meios de pagamento;

  • Formas de divulgação dos produtos;

  • Formas de entrega.

 

2. Cuidador de Pets

Muitas pessoas que possuem animais de estimação precisam viajar ou ficar fora e não têm com que deixar os bichinhos, para isso recorrem a um cuidador de pets.

Portanto, se você gosta de animais e pensa em uma maneira de obter uma renda extra, essa pode ser a alternativa ideal.

Você pode se cadastrar em plataformas do segmento ou trabalhar por conta própria, divulgando seus serviços  no Instagram ou Facebook.

Mas lembre-se: você precisará investir em rações, além de ter muito carinho e paciência.

 

3. Social Media

O Social Media é o profissional responsável por cuidar das redes sociais de uma marca ou um negócio, fazendo desde o planejamento das postagens até o acompanhamento dos números para verificar os resultados.

Para quem está começando, é possível oferecer os serviços para negócios menores e não conseguem gerenciar suas redes sociais. Aos poucos, é possível conquistar mais clientes ou até mesmo ser contratado em uma empresa por tempo integral.

 

4. Professor Online ou Aulas Particulares

Se você domina um determinado assunto pode criar um canal no Youtube, gravar e postar vídeos ensinando suas habilidades, como consertos em casa, receitas culinárias, “faça você mesmo”, entre outros.

Se já é professor você pode dar aulas online, gravando videoaulas ou ensinando pelo Skype, Teams, Google Meet ou Zoom, por exemplo.

Além disso, também há a possibilidade de dar aulas particulares de forma presencial, seja indo até a casa do aluno ou mesmo recebendo-o em sua própria casa.

 

5. Aluguel de Casa ou de Bens

Uma alternativa para renda extra é por meio do aluguel de quartos ou acomodações.

Para isso, existem plataformas que permitem anúncios gratuitos onde você pode decidir o preço e o perfil de hóspede que deseja receber.

Além disso, você também pode alugar bens, como um veículo ou até mesmo algum material de construção, como por exemplo, uma furadeira ou qualquer outra ferramenta. Basta que estejam em boas condições de uso.

 

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

6. Acompanhar de Idosos ou Crianças

Outra possibilidade para renda extra é oferecendo serviços como acompanhante de idosos ou crianças.

No início, ofereça os serviços a pessoas conhecidas, pois, com o tempo estas poderão recomendá-lo a outras pessoas. Inclusive, existem cursos que você pode fazer para se especializar como cuidador e até de primeiros-socorros, algo importante para quem acompanha idosos e crianças.

 

7. Motorista Particular

Se você gosta de dirigir e possui tempo disponível, essa é uma ótima oportunidade de obter renda extra. Você pode oferecer seus serviços a pessoas conhecidas ou até mesmo basta se cadastrar em uma plataforma como Uber para começar.

 

8. Vender Marmitas

Quem gosta de cozinhar pode vender marmitas online ou presencialmente. Aliás, esta é uma das melhores ideias para uma renda extra, pois apresenta grandes chances de virar um empreendimento de sucesso. Para isso, faça uma boa divulgação, siga as regras da vigilância sanitária e tenha alimentos saborosos.

 

9. Serviço de Manutenção

As pessoas sempre precisam consertar algo que está quebrado em casa, então, você pode oferecer serviços de manutenção como reparos e consertos.

Aliás, se você for mulher também pode ter como público-alvo mulheres que moram sozinhas. Desta forma, estas poderão sentir-se mais seguras por contratar uma mulher.

Ainda é possível oferecer cursos para quem deseja aprender a consertar sozinho aquilo que estiver quebrado.

 

10. Lavagem de Carros

Você também pode oferecer serviços de lavagem de carros. Para isso, será necessário calcular o gasto que terá com água e produtos de limpeza para estimar o lucro e um valor justo para os clientes.

Esse é um serviço muito procurado, já que algumas pessoas não gostam ou não podem lavar o carro em suas próprias casas.

 

11. Maquiagem e Penteados em Domicílio

Esta dica vale, principalmente, aos profissionais que atendem em salões de beleza. Muitas pessoas optam por contratar os serviços de um profissional de beleza para irem a eventos, portanto, você pode reservar um dia exclusivamente para oferecer os seus serviços em domicílio. 

 

Artigos Relacionados

 

12. Revenda de Produtos Importados

Uma das melhores ideias para obter renda extra é por meio da revenda de produtos importados.

Como muitos produtos possuem um preço mais acessível fora do país, você pode comprá-los e revendê-los em uma loja online.

Mas para isso esteja atento à quantidade de produtos que você pode trazer ao país e ao peso de sua bagagem.

 

13. Dono de Brechó ou Bazar

Devido ao crescimento de brechós como resultado da valorização do passado, você pode aproveitar para comprar itens antigos e revendê-los presencialmente ou pela internet. Você pode considerar roupas, livros e até móveis.

O que mais conta nessa alternativa é a divulgação que você fará de sua loja.

 

14. Tradutor

Muitas empresas requerem os serviços de um tradutor, não apenas para documentar processos em outras línguas, como também para traduzir livros e outros serviços.

Desse modo, você pode trabalhar diretamente para uma empresa ou atuar como freelancer. Apenas fique atento aos prazos para entrega.

 

15. Escritor ou Blogueiro

Por último, como ideias para de renda extra você também pode optar por trabalhar como escritor, sendo possível atuar como freelancer de conteúdo ou revisor de textos.

Você também pode se tornar um blogueiro. Para isso será necessário ter um site no qual poderá recomendar produtos, vender e-books relacionados à sua área de atuação, usar publicidade paga e até virar um digital influencer. O importante é que os conteúdos atraiam a atenção das pessoas e agreguem valor à audiência.

Ficou com alguma dúvida sobre nossas ideias para obter renda extra e complementar a receita da casa ou tem alguma dica que não mencionamos? Compartilhe conosco deixando seu comentário. Você poderá ajudar outras pessoas!

 

Como proceder em caso de Falecimento?

Saiba quais procedimentos tomar e quais os documentos providenciar.