fbpx

Qual o significado da Quarta-feira de Cinzas?

Qual o significado da Quarta-feira de Cinzas?

Qual o significado da Quarta-feira de Cinzas?

 

Esta é uma celebração famosa em diversas partes do mundo. Mas você sabe qual é o significado da Quarta-feira de Cinzas?

A data, também conhecida como Dia das Cinzas, é muito  importante e marca o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, celebrada na comunidade cristã, como os católicos, anglicanos e luteranos.

Entenda sua simbologia!

 

A Quaresma

A Quaresma tem início no dia seguinte à terça-feira de Carnaval e termina na Sexta-feira Santa, anterior ao domingo de Páscoa.

Abrange um período de 40 dias de reflexão, arrependimento e preparação espiritual realizado por muitas denominações cristãs, especialmente na tradição católica.

A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia desse período e é um tempo de penitência, marcado por obras de caridade, devoção e orações.

Ela serve como um lembrete do propósito de se buscar uma relação mais profunda com Deus, refletir sobre os próprios pecados e se preparar para a celebração da ressurreição de Cristo na Páscoa.

 

Artigos Relacionados

 

O significado da Quarta-feira de Cinzas

O significado da Quarta-feira de Cinzas é puramente religioso. A imposição das cinzas é um dos rituais mais significativos associados à data.

Neste dia, durante a missa ou serviço religioso, os fiéis recebem uma marca de cinzas na testa em forma de cruz.

As cinzas são tradicionalmente obtidas a partir da queima dos ramos de palmeira abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.

A queima das palmas simboliza a transformação, a transitoriedade da vida e a chamada à humildade.

Na imposição das cinzas, uma cruz é sinalizada na fronte de cada fiel, acompanhada da frase “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Essa cerimônia simboliza a mortalidade humana e a necessidade de arrependimento e renovação espiritual.

 

Origem da Quarta-feira de Cinzas

A imposição de cinzas surgiu na Igreja Primitiva de práticas realizadas no Oriente Médio na Antiguidade.

As cinzas eram jogadas sobre a cabeça da pessoa como sinal de arrependimento do fiel pelos seus pecados.

A prática foi incorporada como um ritual sacramental da Igreja Católica em meados do século XI.

 

Data é marcada pelo jejum

A igreja católica aconselha que os fiéis, durante a imposição de cinzas, assim como na Sexta-feira Santa, estejam em jejum e não comam carne.

A ideia é que compreendam que assim como Jesus se sacrificou na cruz, os que creem também façam o sacrifício da abstenção de carne.

 

Quarta-feira de Cinzas não é feriado

Ao contrário do que muitos acreditam, a Quarta-feira de Cinzas não é feriado no Brasil.

De acordo com a Lei Federal, é um dia normal, apesar de muitos estabelecimentos, em respeito às crenças religiosas, só funcionarem após as 12 horas.

Quer saber mais ou ficou com dúvidas sobre o significado da Quarta-feira de Cinzas? Deixe seu comentário em nossas redes sociais. Será uma satisfação ajudar!

ARTIGOS RELACIONADOS

Cemitérios mais famosos do mundo

Você sabia que a visita a cemitérios pode ser considerada uma forma de turismo? Ela é denominada turismo cemiterial e explora o patrimônio artístico […]

Continuar Lendo

Terapias alternativas para lidar com o luto

O luto é uma reação natural à perda que envolve uma gama de emoções e desafios. Lidar com essa dor é fundamental para o […]

Continuar Lendo