Muito se ouve falar sobre IML ou Instituto Médico Legal, mas você sabe sobre o que se trata ou qual a real função desse órgão?
O Instituto Médico Legal, também conhecido como IML, é uma instituição que tem como principal função realizar exames necroscópicos para saber a causa da morte quando uma pessoa falece.
Criado oficialmente em abril de 1886, com o intuito de fornecer bases técnicas em medicina legal para o julgamento de causas criminais, o IML é uma instituição pública que, respondendo à Secretaria de Estado da Segurança Pública, realiza perícias para inquérito policial e para a liberação de corpos para sepultamento.
Finalidade do trabalho realizado pelo IML
O trabalho do Instituto Médico Legal tem como finalidade identificar crimes contra a vida e contra a integridade física de uma pessoa.
Apesar da necrópsia ser a função mais conhecida do IML, cerca de 70% do atendimento da instituição é destinado a pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito, agressões, acidentes de trabalho, entre outros.
Profissionais altamente qualificados
Para a realização do trabalho, o Instituto Médico Legal conta com núcleos especializados e altamente qualificados em clínica médica, tanatologia forense, radiologia e odontologia legal.
Esses profissionais trabalham na apuração de homicídio, tentativas, lesões corporais e outros fatos relacionados à violência contra o cidadão e, em conclusão, emitem um laudo completo e detalhado, que é considerado uma prova cabal.
Principais exames realizados pelo Instituto Médico Legal
-
Necrópsia
-
Tanatologia
-
Toxicologia
-
Lesões corporais
-
Violência sexual
Processo que leva um certo tempo
A liberação de um corpo costuma ser demorada.
Isso acontece porque o Instituto Médico Legal realiza uma série de exames para determinar com precisão as circunstâncias do óbito, o que leva algum tempo.
O corpo, portanto, só é liberado após a conclusão de todos esses exames.
Artigos Relacionados
Quem pode solicitar a liberação do corpo no IML
Para que um corpo seja liberado é exigida a presença de um parente de primeiro grau, como mãe, pai, irmão ou filho, ou companheiro legal.
Um parente de segundo grau ou amigo também pode fazer a solicitação de liberação, no entanto é necessária a permissão de autoridades competentes.
Documentos necessários para liberação do corpo
A pessoa responsável para solicitar a liberação deve ter em mãos os documentos pessoais do falecido, como:
-
RG
-
Certidão de Nascimento
-
CNH (no modelo que possui foto e número de RG)
-
Carteira de Trabalho
-
Certidão de casamento (quando apresentada pelo cônjuge)
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre a função do Instituto Médico Legal? Deixe seu comentário em nossas redes sociais. Será um prazer poder ajudar!