Muito se fala sobre câncer de próstata, mas na verdade, poucos sabem o que de fato ela é. Assim, existe um mito complexo em torno do assunto que faz com que os homens se sintam retraídos, e muitas vezes, deixem de consultar o médico.

Dessa forma, entender tudo sobre esta pequena parte do corpo masculino é fundamental para manter a saúde.

Neste artigo, você aprenderá tudo sobre próstata e a importância dos cuidados preventivos da saúde masculina.

O que é próstata? 

A próstata consiste em uma glândula que, inicialmente, é do tamanho de uma pequena noz.  Ela se desenvolve durante a adolescência, aumentando de tamanho.

Ela está localizada entre a bexiga e pélvis do homem, à frente do reto, que consiste na porção final do intestino. Por isso, só se torna possível senti-la através do exame de toque retal, que deve ser realizado pelo médico urologista.

Conforme o homem envelhece, é comum ela aumentar ainda mais de tamanho causando incômodos e complicações.

Para que serve a próstata?

A função da glândula está diretamente ligada à reprodução. Nesse sentido, ela produz parte do líquido que forma o esperma, ajudando assim, na proteção dos espermatozoides.

Artigos Relacionados

Problemas que podem afetar a glândula 

Existem alguns problemas que podem afetar diretamente a próstata, além do câncer, que é um dos mais conhecidos. Veja quais são os outros:

Heperplasia benigna da próstata 

Esta é a mais comum das doenças, que pode acontecer após os 50 anos. Também é conhecida como próstata crescida ou inflamada e consiste em seu aumento, mas sem a presença do câncer.

É uma alteração bastante comum, levando em consideração que a glândula pode aumentar de tamanho conforme a idade.

O tratamento da doença, pode ser realizado através de medicamentos para relaxar o músculo e hormônios para diminuir o seu tamanho.

Além disso, em casos mais graves, é possível realizar uma cirurgia para remover a glândula.

Prostatite

Consiste na infecção da glândula, causada por infecção urinária mal tratada, vírus, ou bactérias. Nesse caso, ela também pode aumentar de tamanho, mas isso é temporário.

Para que a doença possa ser tratada, é preciso utilizar antibióticos e alguns remédios que visam diminuir a dor.

Em casos mais graves, existe ainda a possibilidade de que o homem seja internado para que sejam administrados alguns medicamentos na veia.

Caso os antibióticos não consigam combater a infecção, é necessária então uma cirurgia para remoção da glândula.

Câncer de próstata 

A mais conhecida relacionada à próstata, trata-se de uma doença mais comum em homens com mais de 50 anos de idade, podendo aparecer mais cedo, caso haja histórico familiar.

Para que haja a remoção do tumor na glândula, é preciso intervenção cirúrgica. Além disso, outras formas de combater o câncer são utilizadas, como por exemplo, a radioterapia e tratamento com hormônios.

Como evitar doenças relacionadas à próstata 

Para prevenir-se de qualquer um dos problemas que podem acometer esta glândula, após os 50 anos de idade, é importante começar a realizar o exame da próstata.

Além disso, ao prevenir a hiperplasia, que é a mais comum entre essas doenças, você também estará prevenindo o aparecimento do câncer.

Busque realizar exames preventivos não somente relacionados a esse problema, mas sim, para prevenção e manutenção da sua saúde.

Por isso, não espere até os 50 anos de idade para começar a cuidar-se.

Um estilo de vida saudável, frequentar o médico pelo menos uma vez por ano para manter seus exames em dia também são fundamentais para a sua saúde.

Comece a se cuidar agora, para que não sofra as consequências depois.

Novembro Azul 

Os cuidados com a próstata devem começar antes mesmo que os sintomas apareçam. Pois trata-se de uma glândula muito sensível que, quando apresenta alterações, pode trazer sérias consequências à saúde do homem.

Por isso, é sempre importante estar atento às campanhas, receber cuidados médicos e dar uma atenção especial à sua saúde.

Novembro Azul é um movimento mundial, realizado durante este mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

É preciso superar o medo e a vergonha do exame de toque, realizado após os 50 anos. Isso porque, através dele você será capaz de evitar um sofrimento tanto para você, quanto para toda a sua família.

Portanto,cuide-se, ame-se e priorize sua saúde para manter-se sempre perto daqueles que o amam.