Saiba o que é telemedicina e como ela funciona.

É evidente que a pandemia mudou uma grande parte de nossos hábitos. E dentre essas alterações, houve mudanças, inclusive, nas relações entre profissionais da saúde e pacientes.

A necessidade de assistir as pessoas sem que estas tivessem que se deslocar a consultórios e clínicas fez com que a telemedicina se tornasse a forma mais adequada de atendimento.

Entretanto, o uso das tecnologias para esse tipo de finalidade deu tão certo, que hoje passou a integrar o “novo normal”.

Entenda melhor como funciona essa ferramenta tecnológica que veio para ficar.

 

O que é telemedicina

É chamado de telemedicina o atendimento médico realizado à distância, seja entre médico e paciente, ou entre dois ou mais profissionais da saúde. Ele pode ser realizado por meio de vídeo, áudio ou mensagens, utilizando plataformas de comunicação como WhatsApp, Skype e semelhantes, em dispositivos como computador, tablet ou smartphone.

 

Modalidades da telemedicina

Dentre as principais modalidades da telemedicina, estão as teleconsultas, teleorientações e telediagnósticos. Com elas é possível interpretar exames e emitir laudos de forma remota, basta haver uma conexão com a internet.

Artigos Relacionados

 

O que pode ser realizado por meio da telemedicina

Ao entender o que é telemedicina e como ela funciona, também é importante destacar os atendimentos a serem realizados por meio desse tipo de serviço. São eles:

  • Orientações de emergência

  • Consultas médicas

  • Interpretação de exames

  • Emissão de laudos

  • Prescrição de receitas

  • Atestados

  • Colaborações entre profissionais da área da saúde

 

O que considerar ao optar pela telemedicina

Para ser atendido pela telemedicina é necessário considerar as condições de áudio e vídeo disponíveis, além da conexão de internet.

Também é importante estar em um ambiente, de preferência, iluminado e tranquilo, para que não haja possibilidade de dispersão de atenção ou interrupções.

Já em relação à plataforma de comunicação utilizada, esta deve garantir a confidencialidade da relação entre o profissional e o paciente, como se ambos estivessem em consultório.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

Sistema de emissão de receitas e atestados

O serviço de telemedicina também precisa ter disponível um sistema para emissão de receitas, solicitações de exames e atestados com assinatura digital, para que os documentos tenham validade.

Apenas dessa maneira será possível adquirir os medicamentos prescritos ou realizar os exames solicitados.

 

Telemedicina e os planos de saúde

Atualmente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina que os planos de saúde cubram o atendimento por telemedicina, desde que seja realizado de acordo com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Devido às necessidades de distanciamento social vividas recentemente, tanto os conselhos profissionais quanto o próprio Ministério da Saúde entenderam a demanda do atendimento à distância.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é telemedicina ou quer saber mais sobre suas funcionalidades? Deixe seu comentário. Ficaremos satisfeitos se pudermos ajudar!