Saiba como prevenir o câncer de próstata.

O câncer é uma das doenças que mais afetam milhares de pessoas no mundo. Homens, mulheres, crianças, ninguém está imune a ele. A exemplo das mulheres, que seguem as dicas de como prevenir o câncer de mama, em se tratando de doenças que podem atingir o público masculino é importante saber como prevenir o câncer de próstata.

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e à frente do reto.  Ela também envolve uma parte da uretra e faz parte do sistema reprodutor masculino. Quando ela apresenta problemas, o homem pode vir a sentir muitas dores, inchaços, além de outras complicações.

É por isso que aprender como prevenir câncer de próstata é importante para que você tenha melhor qualidade de vida. Veja como, lendo este artigo.

O que é câncer de próstata? 

O câncer de próstata consiste em um tumor maligno localizado nesta glândula, que acomete homens por volta dos 50 anos. Contudo, aqueles que possuem histórico familiar devem começar a realizar o tratamento preventivo mais cedo.

Ainda não se sabe ao certo o que, de fato, causa o câncer de próstata. No entanto, existem algumas pesquisas que apontam diversos fatores hormonais, genéticos, bem como o estilo de vida do homem.

Receba conteudo em seu email quadrado Orsola7

Sintomas da doença

Um dos grandes problemas sobre como prevenir câncer de próstata é que o tumor pode crescer lentamente, não causando sintomas no início.

Contudo, em estágios mais avançados ele pode causar:

  • Grande dificuldade para urinar;

  • Presença de sangue na urina;

  • Dificuldade para esvaziar a bexiga;

  • Dores na região das costas.

Diagnóstico da doença 

O diagnóstico da doença pode ser feito através do toque retal ou através de dosagem de PSA no sangue.

Como prevenir

Para que você possa entender como prevenir câncer de próstata, siga estas recomendações:

– Mantenha uma alimentação saudável

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos cereais integrais, tomate e comidas com menos gorduras podem ajudar com este objetivo.

Isso porque, leva-se em consideração que a alimentação também contribui com o risco de desenvolvimento do câncer.

– Pratique atividades físicas 

A prática regular de atividade física ajuda no controle hormonal. Assim, o recomendado é fazer pelo menos, 30 minutos de exercícios aeróbicos três vezes por semana.

Isso evitará o sobrepeso e o acúmulo de gordura, que também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

– Reduza o consumo de álcool 

O alcoolismo está diretamente relacionado ao desencadeamento de diversos tipos de câncer, e o de próstata, é um deles.

Por isso, reduza o consumo de bebidas alcoólicas.

– Não fume 

O tabaco também é um dos componentes que, associado ou não ao álcool, pode fazer com que você desenvolva diversos tipos de câncer, assim como o de próstata.

Por isso, se você fuma, é preciso que busque ajuda para parar imediatamente.

– Realize exames de rotina 

A partir dos 40 anos de idade, é preciso realizar exames de rotina a fim de prevenir a doença. Além disso, caso haja diagnóstico, será mais fácil tratá-la quando descoberta no início.

– Se você tem outros casos na sua família, procure um médico 

Caso possua um histórico familiar de câncer de próstata, é importante procurar por um médico o quanto antes. Assim, ele indicará quais exames devem ser feitos para que seja possível prevenir a doença.

Artigos Relacionados

Como é o tratamento

Apesar de muitos homens buscarem como prevenir câncer de próstata, infelizmente existem casos positivos da doença.

Nessas situações, o tratamento é feito através de cirurgia para a remoção do tumor, ou tratamento hormonal, além de radioterapia. No entanto, tudo isso é definido pelo médico de acordo com a necessidade de cada paciente.

Onde fazer os exames preventivos ?

Se você deseja saber como prevenir o câncer de próstata, é possível buscar ajuda através das unidades básicas de saúde ou equipe de saúde da família.

Os exames são realizados pelo SUS, assim como o tratamento. Dessa forma, o paciente não precisa arcar com os gastos e pode ficar tranquilo a respeito do tratamento da doença.

A prevenção é um ato de amor consigo mesmo. Ao perceber o mínimo dos sintomas, não hesite em buscar por ajuda profissional. Sua vida vale muito!