fbpx

Seu corpo está dando sinais? Desvende os mistérios da intolerância alimentar

Seu corpo está dando sinais? Desvende os mistérios da intolerância alimentar

  • Início
  • >
  • Blog
  • >
  • Seu corpo está dando sinais? Desvende os mistérios da intolerância alimentar
Seu corpo está dando sinais? Desvende os mistérios da intolerância alimentar

 

Muitas pessoas sentem um certo desconforto depois de consumirem alguns alimentos, como leite, carne de porco ou amendoim, por exemplo.

Se isso acontece com você, pode ser que tenha intolerância alimentar. Mas você sabe o que isso significa? 

Continue a leitura e desvende os mistérios da intolerância alimentar!

 

O que é intolerância alimentar

É uma reação adversa em relação a certos alimentos que pode acontecer quando o corpo tem dificuldade de digeri-los de maneira adequada.

Ela pode ser causada pela falta ou deficiência de certas enzimas no organismo, responsáveis por quebrar moléculas grandes dos alimentos em moléculas menores.

Quando essas enzimas não funcionam corretamente, o corpo não consegue absorver completamente os nutrientes dos alimentos, resultando em sintomas de intolerância alimentar.

Diferentemente das alergias alimentares, que podem ser potencialmente fatais e que envolvem uma resposta imunológica, a intolerância é uma reação do sistema digestivo que causa desconforto, mas não ameaça a vida. 

Artigos Relacionados

 

Sinais de intolerância alimentar

Dentre os sintomas apresentados, os principais envolvem inchaço abdominal, dor de estômago e cólica, gases, diarreia, refluxo e náusea, além de dor de cabeça e a sensação de fraqueza.  

Dependendo do organismo, e do alimento ingerido, esses sintomas podem levar horas. Por outro lado, é possível evitar desconforto com ajustes na alimentação e, em alguns casos, com o auxílio de medicamentos.

Diagnóstico da intolerância alimentar

O diagnóstico de intolerância alimentar pode ser desafiador, pois os sintomas são semelhantes a outras condições. 

Além de exames de sangue para identificar intolerâncias específicas, também são utilizados métodos mais comuns, como excluir certos alimentos da dieta durante algum tempo.

No entanto, é importante ter um diagnóstico preciso para evitar dietas restritivas desnecessárias e garantir um tratamento adequado.

Cadastre-se em nossa Newsletter

 

Tipos mais comuns de intolerância alimentar

Intolerância à lactose 

O organismo tem dificuldade de digerir a lactose, o principal açúcar do leite e seus derivados. 

Após os consumo, intolerante à lactose pode sentir náuseas, inchaço e dor abdominal, além de diarreia. 

Para evitar esse desconforto, é possível ingerir suplementos da enzima lactase, em comprimidos ou tabletes mastigáveis. 

 

Intolerância a glúten

É quando o organismo tem sensibilidade ao glúten, que é uma proteína do trigo, centeio e cevada.

No entanto, essa sensibilidade não deve ser confundida com doença celíaca, que é mais grave e tem como principal efeito a dificuldade em digerir o glúten.

Pessoas que reduzem o consumo de glúten devem ingerir mais vegetais frescos, frutas e grãos integrais, para receber fibras e vitaminas do complexo B. 

 

Intolerância à histamina 

Histamina é uma substância que desempenha a regulação da resposta inflamatória e a secreção de ácido gástrico. Está presente em alimentos como queijo, abacaxi, banana, abacate, amendoim, chocolate, vinho tinto, crustáceos e carne de porco.

Quando a enzima diamina oxidase (DAO), que é responsável por quebrar a histamina no trato digestivo, não funciona corretamente, a histamina ingerida pode acumular-se e causar sintomas.

 

Intolerância à frutose

A intolerância à frutose é uma condição em que o corpo tem dificuldade em absorver ou digerir a frutose, um tipo de açúcar natural encontrado em muitas frutas, vegetais, e mel. 

O distúrbio pode acontecer em qualquer fase da vida, geralmente motivada pelo estresse ou por problemas intestinais, mas também pode ser genético.

Dessa forma, o médico precisa avaliar as condições e o histórico do paciente, para prescrever os exames adequados.

 

Intolerância aos aditivos alimentares

Aditivos alimentares são ingredientes adicionados aos alimentos, sem propósito de nutrir, mas de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, embalagem e armazenagem. São antioxidantes, flavorizantes, corantes, conservantes ou espessantes.

A intolerância é uma reação negativa do corpo a essas substâncias que, além dos sintomas já citados, podem provocar ainda asma e urticária.

 

Tratamento e gerenciamento

A intolerância não tem cura, mas é possível fazer o gerenciamento da condição fazendo mudanças na dieta e evitando alimentos que causam os sintomas.

Em alguns casos, o uso de suplementos enzimáticos pode ajudar na digestão de certos alimentos.

Por isso, é importante ter orientação e acompanhamento de profissionais de saúde, como gastroenterologistas e nutricionistas, já que a restrição a certos tipos de alimentos pode levar à deficiência nutricional.  

Se você tem sintomas de intolerância alimentar, como gerencia sua condição? Compartilhe conosco deixando um comentário em nossas redes sociais. Assim poderá ajudar outras pessoas!

Checklist - Como ter uma vida mais saudável - baixe agora!

ARTIGOS RELACIONADOS

Desconecte-se para conectar-se: como cuidar da saúde mental na era digital

A tecnologia já faz parte de nossa vida praticamente de forma integral. Além do uso para o trabalho, facilita também o acesso à informação, […]

Continuar Lendo

Fisioterapeuta Grasiela Dourado: conveniado Orsola com atendimento domiciliar

A Orsola, sempre dedicada ao bem-estar e à qualidade de vida, entende a importância de oferecer serviços que promovam saúde de forma completa e […]

Continuar Lendo