Em uma época onde encontramos distrações por todos os lados (inclusive na tela do smartphone) parece um desafio manter a mente produtiva e organizada. Por isso é necessário estimular a capacidade cognitiva por meio de exercícios para o cérebro, a fim de manter esse importante órgão em bom funcionamento.

Mudar o habitual

Ainda que a rotina estabelecida nos transmita segurança em relação a ter tudo sob controle, algumas mudanças simples podem se tornar exercícios para o cérebro.

Além de melhorar a memorização, algumas atividades diferentes daquelas habituais também podem estimular as funções mentais elementares e superiores, contribuindo para a melhora da interpretação de informações.

Boa forma cognitiva

O preparo cognitivo está relacionado à agilidade do cérebro em processar informações, ou seja, a boa forma cognitiva diz respeito à nossa capacidade de recordar, raciocinar, planejar e aprender.

Desse modo, o desenvolvimento cognitivo está em constante evolução mesmo quando nos tornamos adultos, sendo essencial a manutenção do preparo cognitivo.

Por que os exercícios para o cérebro são importantes

O objetivo de se exercitar o cérebro é conseguir executar as ações do dia a dia de forma facilitada. Ter uma mente sã e um cérebro mais eficiente torna possível buscar soluções melhores para os problemas do cotidiano.

Em contrapartida, um cérebro preguiçoso acaba apresentando saídas menos adequadas à complexidade de nossos problemas e, portanto, comprometendo nossa felicidade.

Exercícios para o cérebro

O cérebro humano, como qualquer parte do corpo, desenvolve-se quando usado regularmente, principalmente se o sujeitamos a pequenos desafios.

Assim como os exercícios físicos fazem bem para a mente, o mesmo ocorre com os exercícios para o cérebro que também fazem bem ao nosso corpo, atuando na prevenção de doenças e gerando maior energia.

São atividades como:

  1. Criar listas;

  2. Escovar os dentes com a mão não dominante;

  3. Realizar tarefas com os olhos fechados, como tomar banho ou vestir-se;

  4. Ver as horas pelo espelho;

  5. Substituir a calculadora pela cabeça para realizar operações matemáticas;

  6. Aprender novos idiomas;

  7. Aprender a tocar algum instrumento musical;

  8. Ler;

  9. Jogos de raciocínio, como palavras cruzadas e sudoku;

  10. Mudar a rota de casa para o trabalho e inversamente.

Artigos Relacionados

O valor da observação para um bom intelecto

Conforme aponta um estudo publicado no site Harvard Business Review, além desses exercícios, a observação também é uma maneira de estimular a boa forma cognitiva, trabalhando os processos de informações e as reações do cérebro.

A pesquisa reitera que o modo de aquisição de novas habilidades se dá por meio da experiência direta (prática) e também pela experiência indireta (observação).

Isto é, ao observar alguém praticando uma atividade, é possível gravar detalhes, desenvolvendo o próprio preparo cognitivo, ou seja, só ao ver outra pessoa dançando, é possível aprender os passos de dança, por exemplo.

A boa forma cognitiva é fundamental para manter a saúde mental e também garante que o envelhecimento ocorra de maneira saudável e ativa, levando a uma senilidade cada vez mais independente, o que é um bom caminho, já que a perspectiva de vida no Brasil está aumentando.

Você pratica exercícios para o cérebro? Tem alguma dica que não foi mencionada neste artigo? Compartilhe conosco deixando um comentário. Você poderá ajudar outras pessoas!