A expectativa de vida no mundo aumentou cerca 5,5 anos entre 2000 e 2016, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), fator que contribuiu com o aumento da preocupação da sociedade em relação aos cuidados com idosos.

Sendo assim, diariamente surgem novos métodos, rotinas, debates e dúvidas sobre como manter a saúde com o passar dos anos.

Rotina ideal para idosos

É ideal que a rotina dos idosos seja acompanhada por um responsável, já que nos tornamos cada vez mais frágeis e, com o passar dos anos, os indivíduos tendem a lidar com questões mais urgentes relacionadas à saúde e à própria segurança.

Artigos Relacionados

 

Cuidados com idosos: o que é necessário?

É importante que alguns cuidados sejam tomados, especialmente pelos familiares, para garantir saúde, segurança e bem-estar. Por isso, elencamos algumas dicas que podem ajudar nesta tarefa.

Atenção com as consultas

Ter atenção redobrada com as consultas dos idosos é imprescindível, uma vez que com o passar dos anos a chance de desenvolver doenças se tornam cada vez mais altas. Sendo assim, o diagnóstico precoce previne o agravamento ou o surgimento dessas doenças.

Então lembre-se: idosos devem passar regularmente por exames de rotina, mesmo que não apresentem sintomas.

Alimentação

Com a idade, o risco de desnutrição aumenta consideravelmente e pode levar a situações graves. Em atividades equivalentes, as necessidades nutricionais do idoso são maiores do que as de um jovem.

É aconselhável que os mais velhos façam refeições frequentes, pelo menos três vezes ao dia, com uma alimentação rica pela manhã – período no qual o apetite tende a ser maior.

Os diferentes alimentos têm características particulares, portanto, a princípio nenhum deve ser descartado. Os derivados do leite alimentam e fornecem muitos nutrientes essenciais. Entretanto, uma dieta exclusivamente láctea pode levar a um déficit de certas vitaminas.

O grupo das carnes, peixes e ovos são a fonte indispensável de proteína animal. Frutas e vegetais favorecem o trânsito intestinal e fornecem minerais, sendo desejável que parte deles seja consumida crua. Cereais e leguminosas fornecem vitamina B e proteína vegetal. Finalmente, deve-se enfatizar que a água é uma necessidade fundamental. O idoso deve ingerir cerca de dois litros por dia, mesmo que não sinta sede.

É importante lembrar que é preciso verificar as necessidades específicas e restrições alimentares da pessoa para providenciar uma dieta adequada. Confira a importância da alimentação saudável por toda a vida.

 

Atividades físicas

A perda progressiva do músculo esquelético e de sua força faz parte do envelhecimento. Entretanto, o exercício é uma medida eficaz e segura para restaurar ou manter a força muscular.

Para manter a disposição e o bem-estar, evitando dores no corpo e nas articulações, é importante criar o hábito de se exercitar. Alongamentos simples e atividades em família podem ajudar muito e, inclusive, contribuir para a longevidade. Confira também como a atividade física pode ajudar em sua saúde.

 

Atenção aos medicamentos

Após uma determinada idade, a pessoa pode consumir um número elevado de medicamentos. Parece bobagem, mas é muito fácil errar e ficar confuso com os comprimidos, por isso, um dos importantes cuidados com idosos é o acompanhamento das doses dos medicamentos e horários indicados pelo médico.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

Medidas que ajudam a garantir segurança e bem-estar

Além da manutenção da saúde física, também faz parte dos cuidados com idosos a garantia de seu bem-estar e segurança.

Adapte a casa para evitar riscos

À medida que envelhecemos, a firmeza no corpo e o reflexo podem ser reduzidos, por isso é essencial fazer pequenas modificações em casa.O ideal é garantir que não haja obstáculos e que o espaço para circulação e passagem seja bem iluminado.

Certifique-se de que, pela casa, não há tapetes lisos, objetos soltos e móveis que não sejam estáveis o suficiente, pois podem representar um perigo para a segurança dos idosos.

Também é importante estar atento à necessidade de instalar corrimãos nos cômodos e nos banheiros, para prevenir quedas, já que o equilíbrio pode falhar.

 

Motive-o física e mentalmente

Devemos estimular a mente dos mais velhos com jogos ou charadas, por exemplo, e incentivá-los a participarem de atividades, com outras pessoas, seja em casa ou fora dela. Faz parte  dos cuidados com idosos encorajá-los para que levem uma vida o mais ativa e saudável possível.

Esta é uma ótima maneira de prevenir a imobilidade e os distúrbios de memória.

 

Ajude-o a manter-se conectado socialmente

Inclua os idosos nas conversas e também permita que eles interajam com círculos próximos de amigos, além da família. Dessa forma, eles se sentirão mais realizados e socialmente integrados.

 

A importância da higiene

Os bons hábitos de higiene pessoal como tomar banho, escovar os dentes, cortar os cabelos, manter as unhas aparadas e limpas, lavar bem as mãos, além de deixar as pessoas mais cheirosas e bonitas, contribui para uma boa saúde, melhorando inclusive a autoestima.

Parece óbvio, porém, muita gente se esquece desses cuidados com idosos e, um simples descuido nesses hábitos pode ocasionar algum problema de saúde como contaminações e infecções responsáveis por várias doenças, principalmente levando em consideração os mecanismos de defesa que são reduzidos, devido à idade.

É importante lembrar que a higiene deve estar presente ao longo de todo o dia do idoso.

Ficou com alguma dúvida ou quer mais dicas sobre cuidado com idosos? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!