Exercícios em casa: 8 dicas para se dar bem com a saúde

Mantenha hábitos saudáveis e uma rotina mais equilibrada, mesmo durante o isolamento.

Exercícios em casa: 8 dicas para se dar bem com a saúde
14/04/2020
Por: Funerária Araújo-Orsola

Está pensando ou já começou a fazer exercícios em casa?

Com isolamento social, home office e academias fechadas, é importante manter os hábitos saudáveis e não deixar que a ansiedade, o estresse acumulado e a ociosidade sejam empecilhos durante o período de isolamento social.

Por isso, elencamos neste artigo 8 dicas de como fazer exercícios em casa a fim de manter uma rotina mais equilibrada. Confira!

 

1. Programas de exercícios

Uma alternativa para fazer exercícios em casa e, por consequência, sem acompanhamento profissional é utilizar programas de exercícios disponíveis em aplicativos de celular e plataformas de compartilhamento de vídeos, como o Youtube. Existem milhares de opções com extensas listas de exercícios criativos e de fácil execução. Apenas fique atento se são confiáveis e seguros.

Muitos aplicativos têm ainda versões pagas que contam com funcionalidades extras e benefícios, mas as versões gratuitas satisfazem a grande maioria dos usuários.

 

2. Utilize roupas adequadas

Nada de se exercitar de jeans. Use roupas leves como saia ou short de malha, bermuda ou calça legging, top, camiseta ou blusinha confortável. Além de facilitarem os movimentos, as roupas leves e frescas não interferem na transpiração e nem na circulação sanguínea.

 

3. Não abra mão do tênis

O tênis tem a importante finalidade de amenizar o impacto da atividade física nas articulações, principalmente em treinos com saltos e com flexões do joelho. Desta forma, ele evita lesões e contusões que podem interromper os treinos e ainda causar mais problemas durante o isolamento social.

Além disso, usar tênis para fazer exercícios também protege os pés de bolhas, hematomas e unhas encravadas. Para mantê-los secos e livres do mau cheiro, é indicado usar sempre meias de algodão.

 

Artigos Relacionados

 

4. Hidrate-se

O ideal é manter-se hidratado para que, ao fazer exercícios em casa, em momento algum você sinta sede. Inclusive, o recomendado é começar o treino já hidratado e deixar uma garrafa de água à mão, pois malhar fará você suar.

A hidratação melhora o desempenho, gera mais disposição e melhor tonificação dos músculos.

Também é importante beber água depois dos exercícios, para se recompor. Outras opções como água de coco e isotônicos são uma boa pedida no pós-treino, para reposição de sais minerais, principalmente se a malhação foi intensa.

 

5. Mantenha o foco

Para fazer exercícios em casa talvez seja necessário ainda mais foco do que ter que ir à academia, por isso é fundamental ter disciplina. Uma dica bastante útil é procurar manter uma rotina e não se deixar atrapalhar por distrações e pela inevitável preguiça que pode aparecer.

Se você mora em uma casa muito agitada, que tal fazer seus exercícios assim que amanhecer? Esse é um horário que tende a ser mais quieto e tranquilo, o que pode ajudar muito a manter o foco.

 

6. Faça um aquecimento antes de começar

Antes de iniciar treinos mais pesados, é essencial fazer um aquecimento. Cinco minutos, em média, são suficientes para ajudar a proteger as articulações, oxigenar os músculos, melhorar os resultados, além de preparar o corpo e a mente para os exercícios.

 

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

7. Alongue-se para prevenir lesões

Um corpo mais flexível está menos propenso a lesões, por isso, é imprescindível alongar-se. O alongamento dá a capacidade de usufruir melhor dos benefícios da atividade física e proporciona um melhor alinhamento corporal. No pós-treino é especialmente importante para evitar o encurtamento muscular e uma medida efetiva para prevenir dores musculares.

 

8. Respeite os limites do seu corpo

Ao fazer exercícios em casa, faça as aulas de acordo com a rotina de treino em que se inscreveu no site e espere entre quatro e oito semanas para mudar de nível. É essencial observar seu corpo e respeitar seus limites, pois dessa forma a prática do exercício se torna mais segura e com menos chances de lesões.

 

Você tem procurado manter a forma mesmo em isolamento social? Compartilhe com a gente suas dicas para fazer exercícios em casa. Você pode ajudar outras pessoas!

 

Veja mais

Indenizações do seguro DPVAT passam a ser pagas pela Caixa

Indenizações do seguro DPVAT passam a ser pagas pela Caixa - Saiba como pedir

22/02/2021
Apesar de o pagamento do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via... Continue lendo.
Orçamento familiar: sua importância e como fazê-lo

Orçamento familiar: sua importância e como fazê-lo

17/02/2021
Você sabe qual é a importância de se fazer um orçamento familiar?Para alcançar objetivos é... Continue lendo.
Doação de bens em vida: saiba como funciona o processo

Doação de bens em vida: saiba como funciona o processo

10/02/2021
Algumas pessoas não gostam de falar sobre herança, o que é normal, afinal esse é um assunto... Continue lendo.

Como proceder em caso de Falecimento?

Saiba quais procedimentos tomar e quais os documentos providenciar.