Você sabe por que evitar alimentos ultraprocessados?

Diante da correria do dia a dia, principalmente em tempos de confinamento trabalhando em home office, fazendo aulas online, entre outros compromissos, muitas vezes optamos por alimentos que oferecem praticidade, como lanches, fast foods, industrializados e os alimentos ultraprocessados em geral.

Porém, esses alimentos podem causar grande mal à nossa saúde, visto que representam um perigo, principalmente quando o seu consumo vira rotina ou até mesmo quando sua ingestão é feita em excesso.

Portanto, para garantir sua saúde e de sua família, veja a seguir o que são e por que evitar alimentos ultraprocessados.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

O que são alimentos ultraprocessados?

Os alimentos ultraprocessados fazem parte de uma das categorias dos alimentos. Veja todas as classificações de acordo com o grau de processamento.

Alimentos in natura ou minimamente processados

Estes alimentos são os que não sofrem alterações industriais ou que sofrem mínimas modificações depois de deixarem a natureza, como por exemplo: refrigeração, limpeza e processos para aumentar a durabilidade. Nesse grupo, encontram-se: verduras, legumes, frutas, tubérculos e os de origem animal (ovos, leite, músculos, carnes e vísceras).

Ingredientes Culinários

São os que passam por processos de fabricação para extrair alimentos e ingredientes in natura a fim de transformá-los em itens de preparações culinárias, como por exemplo: sal, açúcar, gorduras e óleos de origem vegetal ou animal com o intuito de temperar outros alimentos. Quanto menos refinado ou processado, melhor será o ingrediente culinário.

Alimentos Processados

Consistem em alimentos que são produzidos essencialmente com a adição de vinagre, óleo, sal ou açúcar, com a finalidade de aumentar o tempo de conservação e durabilidade.

Para exemplificar, são alimentos como: carnes salgadas, conservas de legumes, cereais, peixes, castanhas com sal, frutas em calda, pães e queijos.

Alimentos Ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados, como o próprio nome sugere, são aqueles que passam por muitas técnicas e processamentos de fabricação até chegarem às prateleiras do mercado.

Desse modo, o que chega à nossa mesa, são alimentos que passam por constantes processos, com a adição de muitos ingredientes, tais como açúcar, sal, extratos de carne, gorduras, proteínas de soja e/ou do leite.

Além de outras substâncias, como conservantes, adoçantes, texturizantes, realçadores de sabor, corantes, aromatizantes, entre outros que normalmente possuem suas fontes sintetizadas em laboratórios por meio de alimentos ou outras fontes orgânicas, como petróleo e carvão, por exemplo.

Esses alimentos são altamente danosos à saúde, pois são hiperpalatáveis, isto é, provocam o consumo em excesso já que acentuam nossa palatabilidade, aumentando assim a aceitação do paladar da maioria das pessoas, ocasionando danos aos processos que indicam apetite e saciedade.

Dessa maneira, é feito o consumo excessivo de sal, gorduras, calorias e etc, sem que tenhamos a correta percepção disso.

Vale ressaltar que os alimentos ultraprocessados também são pobres em micronutrientes, como minerais, sais, vitaminas, fibras e água, o que resulta em uma dieta pobre e favorece o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) associadas à alimentação inadequada.

Exemplos de alimentos ultraprocessados

Como exemplo de alimentos ultraprocessados, podemos citar:

Refrigerantes, enlatados, biscoitos recheados, embutidos, pratos congelados, mistura para bolos ou bolos prontos, preparações instantâneas, salgadinhos, doces, frituras, cereais matinais, gelatinas industrializadas, macarrão instantâneo, refrescos em pó, pães de forma, temperos prontos, margarinas, sorvetes e/ou bebidas com sabor de fruta, iogurtes industrializados, queijinhos petit suisse, achocolatados e outras guloseimas em geral.

Artigos Relacionados

Como estes alimentos afetam nossa saúde?

Como já mencionado, os alimentos ultraprocessados são pobres em micronutrientes, ou seja, não têm valor nutricional. Além disso, devido ao sabor e praticidade que oferecem, é comum que sejam ingeridos em excesso e façam parte da rotina diária da maioria das pessoas.

Como resultado, há maior ingestão de calorias, gorduras, sal, açúcar, entre outros ingredientes que, quando consumidos sem moderação desencadeiam inúmeros problemas de saúde.

Por que evitar alimentos ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados devem ser evitados, pois:

  • Prejudicam os mecanismos e processos que indicam o apetite e a saciedade;

  • Contribuem para o desenvolvimento de intolerâncias e alergias alimentares;

  • Favorecem o acúmulo de gordura;

  • Ocasionam distúrbios intestinais e estomacais;

  • Prejudicam e sobrecarregam não apenas o funcionamento dos rins como também o funcionamento hepático;

  • Contribuem para o desenvolvimento de doenças, tais como obesidade, diabetes, hipertensão, asma, depressão, diversos tipos de cânceres (câncer de mama e outros tumores), cólon irritável, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Além desses problemas de saúde, a ingestão de alimentos ultraprocessados também pode acarretar em desnutrição e anemia, devido à baixa ingestão de nutrientes (vitaminas e minerais).

Portanto, não há nada melhor do que evitar alimentos ultraprocessados e adotar uma dieta balanceada e nutritiva para promover a qualidade da sua saúde e evitar todos os riscos que esses alimentos oferecem.

Desse modo, a principal orientação é descascar mais e desembalar menos, dando preferência a alimentos in natura e diminuindo a ingestão de alimentos industrializados e ultraprocessados.

Ficou com alguma dúvida, ou tem alguma dica sobre como evitar alimentos ultraprocessados? Deixe seu comentário. Você estará ajudando outras pessoas!