Com a imposição do distanciamento social, muitas foram as mudanças que tivemos que adotar. As aulas na quarentena foram adaptadas, o trabalho passou a ser home office e tantos outros afazeres do cotidiano foram modificados. E, diante dessas mudanças também é necessário reinventar as formas de diversão na quarentena, afinal, se distrair é muito importante.

Aliás, a diversão contribui para redução de sintomas como estresse, ansiedade e outros sentimentos causados pela situação em que nos encontramos.

Então, como podemos garantir a diversão na quarentena? Confira algumas atividades para entretenimento no distanciamento social.

 

Exercitar-se

O exercício físico é uma ótima maneira de manter a saúde e o bem-estar enquanto se distrai para passar o tempo.

Além de aliviar o estresse, os exercícios também aumentam a disposição e melhoram a saúde mental, já que tornam o cérebro ainda mais ativo devido à liberação de hormônios que a atividade propicia.

Os exercícios em casa podem ser bem divertidos e muitos deles não precisam de equipamentos, sendo possível realizar a grande maioria com o peso do próprio corpo. Dançar também é uma ótima opção para aqueles que gostam.

Existem diversos canais no Youtube e perfis no Instagram com vídeos e live sobre os mais diversos exercícios.

Playdance – Canal no Youtube

Bioritmo – Lives no Instagram

Ginástica em Casa – Canal no Youtube

 

Cuidar da mente

Durante o isolamento social, a meditação pode surgir como uma atividade para promover relaxamento e equilíbrio, contribuindo para os cuidados com a nossa mente. Por meio dessa prática é possível se desligar do mundo exterior enquanto foca a atenção em sua energia interior.

Caso você nunca tenha feito meditação antes, na internet muitos profissionais têm disponibilizado conteúdos ensinando e guiando essa atividade.

Casa Chanti – Canal no Youtube

Yoga para todos – Lives no Instagram

Pri Leite Yoga – Canal no Youtube

 

Artigos Relacionados

Cozinhar

Cozinhar pode ser uma atividade muito divertida, considerada como terapia por muitas pessoas.

Uma boa dica é reunir as pessoas que residem na casa, inclusive as crianças, para preparar uma refeição todos juntos, assim criamos uma atividade prazerosa em conjunto.

Mas nada de chamar pessoas de fora. Devemos lembrar que o distanciamento social é imprescindível para a proteção de todos.

Diversos chefs como Rita Lobo (Panelinha), Bela Gil e Ricardo Toscani têm dedicado o isolamento social para dar dicas e receitas. Então, aproveite o tempo para testar e explorar os dotes de culinária que possui.

 

Dedicar-se às crianças

O isolamento social pode ser um desafio para aqueles que têm crianças em casa, já que estas possuem muita disposição e ficam entediadas facilmente.

Manter uma rotina é importante para contribuir com a adaptação, entretanto é essencial garantir que os pequenos também tenham diversão. Portanto, programe o seu dia estabelecendo horários para: despertar, se alimentar, estudar, brincar e dormir.

Alguns profissionais da área – como contadoras de histórias – produzem diariamente um conteúdo exclusivo para as crianças. Além disso, marcas também disponibilizaram ajuda de diferentes modos.

Mariane Bigio – Contação de histórias em live no Instagram

Camila Genaro – Contação de histórias em live no Instagram

Fafá Conta – Contação de histórias em live no Instagram

Mãe que lê – Contação de histórias em live no Instagram

Aplicativo Kinedu – Atividades voltadas para o desenvolvimento infantil

Romero Britto – Livro para colorir

Cartilha Globo – Guia de atividades para crianças em casa

 

Leitura

Ler pode ser uma ótima maneira se distrair durante o distanciamento social. Essa é uma das melhores formas de viajar no tempo e se deslocar para outra realidade.

Além disso, muitas pessoas têm feito isso em conjunto (claro que em modo virtual), compartilhando com os amigos resenhas sobre a leitura.

Uma dica é que todos leiam o mesmo livro, assim a conversa se torna ainda mais interessante, para isso, basta acessar um acervo de e-books gratuitos.

Alguns títulos para iniciar seu clube do livro:

O Cortiço – Aluísio Azevedo

Dom Casmurro – Machado de Assis

Iracema – José de Alencar

Úrsula e outras obras – Maria Firmina dos Reis

Edições Online disponibilizadas pela Revista Forbes

Receba conteúdo em seu email - Orsola

Assistir a filmes

Certamente, a televisão tem sido uma grande aliada para obtenção de informações seguras a respeito do momento atual.

Mas, mudar a programação um pouco e apostar em filmes para se distrair também é uma ótima maneira de garantir a diversão durante a quarentena.

Aproveite que muitas plataformas de streaming têm liberado parte do seu conteúdo gratuitamente, reúna na sala todos os que residem na casa, faça uma pipoca e assista aos filmes como em uma sessão de cinema.

 

Não se esqueça dos cuidados com a higiene

Por fim, vale lembrar das recomendações e cuidados com a higiene estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

  • Lave as mãos com água e sabão frequentemente ou utilize álcool em gel para higienização.

  • Evite sair de casa sem necessidade e mantenha o distanciamento social. Contudo, se for preciso sair, utilize a máscara para evitar a contaminação e propagação do coronavírus.

  • Procure não se estressar e reduza a ansiedade seguindo as dicas de diversão na quarentena e lembre-se de que logo tudo voltará à normalidade.

Você tem alguma dica de diversão na quarentena? Compartilhe com a gente deixando seu comentário!