Em meio à pandemia do coronavírus muitas dúvidas surgem, e uma delas é: como higienizar alimentos na cozinha?

Vale lembrar que a higienização dos alimentos sempre foi importante para evitarmos a ingestão de substâncias que oferecem risco para a saúde.

Mas, no combate ao vírus é fundamental redobrar os cuidados básicos na hora de higienizar alimentos.

Os alimentos oferecem risco de contaminação do Coronavírus?

Segundo a Anvisa, baseada nas informações dadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), não há nenhuma evidência a qual aponte que o coronavírus seja transmitido por alimentos, além disso, esse grupo de vírus não resiste ao cozimento dos alimentos (calor em torno dos 70ºC).

Desse modo, os alimentos em geral não oferecem risco de transmissão do novo coronavírus, desde que sejam higienizados e/ou bem cozidos.

Eles representam risco apenas se forem manipulados por alguém que esteja contaminado, por isso, a importância de sua higienização.

A OMS também esclarece que para o novo coronavírus se multiplicar é necessário um hospedeiro, onde há a transmissão de pessoa para pessoa de forma direta ou indireta.

A forma direta é quando a transmissão ocorre pela proximidade com a pessoa contaminada, e a indireta é quando há contato com superfícies contaminadas e não se higieniza as mãos do modo adequado.

Dessa forma, de acordo com o infectologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alberto Chebabo, os alimentos não oferecem uma preocupação em relação a transmissão direta do vírus.

Ou seja, a principal maneira de evitar o contágio e contaminação pelo coronavírus continua sendo a correta higienização das mãos, quer seja com água e sabão ou com álcool em gel, de acordo com as recomendações da OMS.

Além disso, após a compra dos alimentos (verduras, legumes e frutas) é necessário realizar a sanitização, isto é, a higienização.

Assim é possível garantir a remoção de todos os microrganismos, substâncias prejudiciais e até mesmo a contaminação da Covid-19.

Artigos Relacionados

 

Mas, como higienizar alimentos na cozinha?

Primeiro, lave suas mãos com sabonete líquido, lembrando-se de esfregar também o dorso, entre os dedos e por fim as unhas.

Em segundo lugar, faça a higienização das verduras, legumes e frutas, lavando em água corrente para remoção da sujeira por completo.

Após a limpeza dos alimentos, prepare uma solução com uma colher de sopa de água sanitária e um litro de água em uma tigela, também pode ser utilizado o hipoclorito de sódio, de acordo com as recomendações do fabricante. Deixe os alimentos na tigela com a solução por, no mínimo, 15 minutos.

Após esse intervalo, retire os alimentos da solução, lave cada um em água corrente e deixe secar naturalmente.

Armazene em potes com tampa, dentro da geladeira, todos aqueles alimentos que não forem consumidos na hora. Essa ação aumenta a durabilidade desses itens.

Atenção: alimentos que não forem higienizados e estejam contaminados podem permanecer com o coronavírus mesmo na geladeira, então é muito importante higienizar adequadamente todos os alimentos após sua compra.

 

Higienização correta para cada tipo de alimento

Verduras

(alface, espinafre, couve, escarola e entre outras folhas)

As folhas devem ser destacadas e lavadas sob água corrente, deixe-as imersas em uma tigela na solução por 15 minutos (como explicado anteriormente ou conforme o fabricante).

Retire da tigela, enxague, seque e guarde em saco bem vedado ou pote.

Legumes

Lave sob água corrente com o auxílio de uma escovinha para limpeza, deixe na solução, aguarde a pausa e retire da tigela.Após o enxague, seque bem e guarde.

Frutas

Lave sob água corrente com uma escovinha para limpeza, deixe na solução pelo tempo indicado, retire da tigela, enxague bem, seque e guarde as frutas.

Tenha maior cuidado com frutas delicadas, já as frutas com casca mais resistentes (abacaxi, laranja, melancia, melão, abacate, limão, tangerina, maracujá, mamão e manga) podem ser higienizadas com água e sabão.

Ovos

Após a compra, retire os ovos da embalagem e transfira-os para um pote, tigela ou compartimento/porta-ovos.

Não armazene na porta da geladeira e sim nas prateleiras, assim há menos oscilações de temperatura.

Os ovos somente devem ser lavados sob água corrente na hora de usá-los, não importando qual seja o método de preparo.

Frutas - Como higienizar alimentos na cozinha da forma correta

Lave as frutas sob água corrente com uma escovinha para limpeza, deixe na solução (uma colher de sopa de água sanitária e um litro de água) em uma tigela por no mínimo 15 minutos, retire da tigela, enxague bem, seque e guarde-as.

Quais são os cuidados ao manusear os alimentos?

  • Lavar as mãos, usando água e sabão/sabonete frequentemente, sempre esfregando bem detalhadamente, inclusive punhos, dedos e unhas;

  • Não espirrar, coçar o nariz ou tossir durante a manipulação dos alimentos;

  • Evitar o uso de relógios e/ou anéis, nos quais podem acumular resíduos e sujeiras;

  • Não assoviar ou falar em cima dos alimentos, nem mesmo da superfície ou utensílio que estejam sendo usados para o preparo;

  • Cozinhar bem todos os alimentos antes de consumi-los.

Atenção para higienização da cozinha

Pia e bancada

Devem ser lavadas com água e sabão (de preferência com uma bucha reservada apenas para esta finalidade). E, lembre-se de que após a higienização e arrumação dos alimentos comprados, todas as superfícies devem ser higienizadas com água e sabão novamente.

Bucha de lavar louça

A bucha deve ser higienizada após cada lavagem. Depois da retirada de qualquer resíduo ou pedaço de alimento, lave com detergente, enxágue e tente retirar a água ao máximo. Atenção, a bucha deve ser trocada regularmente.

Tábua de corte e facas

A utilização da faca sob a tábua de madeira cria fissuras, as quais podem reter o acúmulo de água e/ou restos de alimentos, que propiciam a proliferação de microrganismos.

O indicado é dar preferência a tábuas de vidro temperado, que possuem mais facilidade para limpar e secar (por ter superfície lisa e impermeável), além disso, também não guardam cheiro.

Em todo caso, o indicado é limpar a tábua (seja de madeira, vidro ou plástico) com esponja e detergente neutro.

Após lavar em água corrente, deixe-a por 15 minutos na solução (um litro de água e uma colher de sopa de água sanitária).

Retire da solução, coloque para escorrer o excesso de água com a tábua posicionada em pé e deixe secar de modo natural, guarde em local arejado e seco.

Lembre-se, tanto a faca quanto a tábua devem ser lavadas novamente (principalmente depois do corte de carnes cruas) após sua utilização.

Ao menos uma vez por mês, após o processo de sanitização, é indicado passar óleo mineral nos utensílios de madeira para evitar rachaduras.

Receba conteúdo em seu e-mail - Orsola

 

Pano de Prato

O pano de prato deve ser trocado todos os dias, devido à umidade presente, que pode contaminar com fungos e bactérias os utensílios da cozinha.

Então, faça a higienização correta, ferva o pano por cinco minutos em solução de um litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Após esse procedimento lave-o normalmente.

Depois de seco, use o ferro de passar roupa. Use sempre uma toalha para secar as mãos e luvas térmicas para pegar as panelas.

Embalagens de Produtos

Antes de consumir alimentos enlatados ou em outras embalagens, como leite longa vida, é essencial lavá-los bem.

As embalagens podem conter substâncias tóxicas, parasitas e micróbios, por isso, é muito importante higienizá-las antes de consumir os alimentos.

 

Ao seguir essas instruções, é possível evitar a contaminação do novo coronavírus e, principalmente, manter a sua família saudável.

Quais procedimentos você realiza para higienizar alimentos na cozinha? Compartilhe com a gente suas dicas!