Apesar de ainda existirem muitos tabus em relação aos momentos de luto e a tudo que envolve a morte, aos poucos, os planos funerários vão começando a fazer parte das rotinas de planejamento de um número cada vez maior de famílias.

Essa maior aceitação se dá precisamente quando se entende melhor como funcionam esses planos, que estão longe de serem exclusivamente destinados ao momento do inevitável, pois oferecem incontáveis vantagens ainda em vida e, em muitos casos, é possível estender os benefícios para a família toda.

Para entender melhor as conveniências que eles podem proporcionar, confira como funciona um plano funerário.

Planos funerários: o que são?

Também conhecidos como serviços de assistência funerária, os planos funerários são um meio de tornar menos difíceis aquelas decisões que todos, em algum momento da vida, teremos de tomar em relação a algum familiar, no momento de sua partida.

Normalmente, um plano funerário oferece um acesso menos burocrático aos trâmites fúnebres, garantindo um pouco mais de tranquilidade em meio ao sofrimento pelo qual se passa quando o inevitável acontece.

Para que serve um plano funerário

Muitos são os processos associados à perda de um ente querido. Alguns deles incluem burocracias de ordem jurídica, testamento, inventário, entre outros. Contudo, muito antes de pensar em tudo isso, há questões a serem decididas de maneira bem mais rápida, algumas no momento imediatamente posterior ao falecimento de alguém da família.

E é precisamente para esses momentos que o plano funerário é contratado. Afinal, faz toda a diferença poder contar com profissionais que tomarão as decisões de maneira correta, legalizada, tendo ainda a possibilidade de realizar tudo da forma como fora planejado – e planejado previamente, de cabeça fria, para não ficar nada importante para trás.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

Mais do que apenas o auxílio nos trâmites fúnebres

Mas esse seria apenas o objetivo primário de contratar um plano desses. Isso porque os planos funerários hoje em dia abrangem muito mais do que aliviar os familiares do peso da responsabilidade das decisões sobre velório, cremação, enterro ou sepultamento.

A depender do tipo de serviço contratado, há inclusive muito mais benefícios aos familiares enlutados, que são quem, efetivamente, podem necessitar de assistência em decorrência dos estágios do luto. Leia também Com o que você pode contar ao adquirir um plano funerário Orsola.

Tipos de planos funerários

Hoje em dia há várias opções de planos funerários, adaptados aos mais diversos cenários e configurações familiares. Sendo assim, é imprescindível estar atento a cada detalhe na hora de escolher o serviço a ser contratado.

Os tipos mais comuns são:

Plano individual

Que visa cobrir as despesas funerárias exclusivamente da pessoa contratante, normalmente procurado por quem não deseja deixar preocupações futuras para seus familiares quando o inevitável ocorrer.

Plano familiar

Outra opção é o plano familiar, no qual é possível incluir dependentes, ou seja, também contempla os demais membros da família, que estarão igualmente amparados pelos mesmos benefícios.

Como funciona um plano funerário

Como todo plano funerário obviamente pressupõe um contrato, é importante saber que, em alguns aspectos, ele se assemelha a um plano de saúde: o titular paga uma mensalidade, e o plano é ativado sempre que necessário – normalmente, a partir do falecimento de um dos segurados, seja o contratante ou um dos dependentes.

É preciso, portanto, estar atento às cláusulas do plano escolhido, para verificar a existência de alguma carência (período de tempo que os beneficiários precisam aguardar antes de poderem utilizar os serviços do plano) prevista em contrato.

Artigos Relacionados

O que ele cobre

Além de saber como funciona um plano funerário e das questões contratuais que os envolvem, é igualmente necessário saber com qual o tipo de serviços se poderá contar ao contratar um plano desses.

Normalmente, quando se contrata um bom plano funerário, o serviço de assistência prestado deve se responsabilizar por decidir e solucionar praticamente todas as demandas que surgem com o falecimento de um familiar, com a finalidade de facilitar esses procedimentos, que não precisarão ser definidos em cima da hora no momento de luto.

Os serviços de assistência que mais comumente constam do rol de cobertura funerária envolvem o pagamento das taxas obrigatórias, a escolha do caixão, a organização ou decoração do local onde o familiar será velado, o transporte e a preparação do corpo, o cerimonial do velório, possíveis pendências em processos de cremação (se aplicável), sepultamento ou enterro (se for o caso, e independentemente do tipo de cemitério), além de resolver toda a documentação e demais questões burocráticas.

Leia também 6 fatores para considerar ao escolher uma funerária.

Razões para se ter um plano funerário

Não se trata apenas de empatia com os próprios familiares. Quem opta por aderir a um plano funerário demonstra querer minimizar preocupações adicionais para os outros e para si mesmo, quando ocorrer uma situação de luto na família.

O fato é que, se planejar o futuro com alguém é sinal de carinho, planejar as decisões difíceis quando as pessoas que se ama não estiverem em seus melhores momentos, acaba sendo um sinal de preocupação e cuidado incondicional.

Além desse motivo, existem ainda as demais vantagens oferecidas, como:

  • a cobertura das despesas funerárias

  • a tranquilidade de já ter tudo ocorrendo conforme planejado e sem estresse em caso de luto

  • os benefícios em vida, como descontos em consultas e outros serviços

Leia também 4 razões para adquirir um plano funerário.

Tranquilidade não tem preço

Tranquilidade não tem preço, e o planejamento é o primeiro passo para sua conquista.

Compreender como funciona um plano funerário e escolher uma opção que se adeque às suas necessidades e às de sua família, é fundamental para quem deseja paz e tranquilidade.

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona um plano funerário ou quer saber mais sobre as opções oferecidas pela Funerária Araújo-Orsola?
Deixe seu comentário ou entre em contato conosco. Estamos à disposição!