Além de ser sempre uma situação muito dolorosa, a perda de um familiar também envolve gastos.

Dessa forma, por mais que o assunto seja delicado, é importante estar preparado para que as despesas com funerais não sejam uma preocupação a mais para a família.

É importante dialogar sobre o assunto

Apesar deste ser um tema difícil de se lidar e, por esse motivo, às vezes ser ignorado, é imprescindível que seja abordado, pois as despesas com funerais podem ser uma perturbação a mais diante da dor do inevitável.

Receba conteúdo em seu e-mail

Quais são as despesas com funerais?

Nem todo mundo sabe ao certo quais são as despesas que envolvem um funeral. Mas vale destacar que há custos com:

  • Local e preparação para a sala em que vai ocorrer o velório;

  • Translado e preparo do corpo;

  • Taxa cobrada pelo cemitério;

  • Despesas com documentação que podem variar em casos de inventário dos bens, testamentos, além da certidão de óbito, por exemplo.

 

Serviços realizados por uma funerária

Normalmente, os procedimentos referentes ao corpo fazem parte dos serviços funerários que podem ser tratados por uma funerária.

Eles variam de acordo com as exigências dos familiares e também podem variar de acordo com o estado onde a empresa está localizada, assim como as taxas cobradas por cada um  deles.

Vale destacar que as despesas com funerais podem ser ainda maiores para famílias que possuem jazigo.

Artigos Relacionados

 

Como estar preparado para as despesas com funerais

Para que essas despesas não peguem ninguém de surpresa, o ideal é ter planejamento. Confira algumas medidas que podem ser tomadas:

Plano Funerário

Similar a um plano de saúde, o plano funerário permite que seja paga uma determinada taxa mensal para que seja possível contar com os serviços funerários, em caso de necessidade.

O plano funerário pode ser contratado de forma individual, familiar, institucional ou empresarial e sua vantagem é o fato do valor das mensalidades serem acessíveis.

 

Cremação e jazigo

Tanto a cremação como o jazigo podem ser previstos e parcelados em várias vezes, o que permite serem pagos antecipadamente.

Cobertura pela Assistência Social

Também é importante mencionar que a Lei Orgânica de Assistência Social prevê a cobertura de valores eventuais para pessoas que não possuem condições de arcar com um plano funerário ou com despesas com funerais.

Entretanto, nesses casos, é feita uma análise social e o sepultamento do familiar é realizado no local disponibilizado pelo poder público.

Ficou com alguma dúvida sobre como estar preparado para que as despesas com funerais não sejam uma preocupação ou quer saber mais sobre o assunto? Compartilhe conosco nas redes sociais. Será uma satisfação poder ajudar!

Planilha de gastos para controle financeiro pessoal e familiar - acesse agora!