Apesar de ser algo delicado, cancelar o celular de um familiar que faleceu é uma tarefa necessária, para evitar que a linha continue levando a cobranças mensais.

O processo em si é relativamente simples e deve ser realizado junto à operadora contratada.

Visando auxiliar famílias que estão passando pelo luto, neste artigo explicaremos como cancelar a linha de acordo com a política de cada operadora.

Como cancelar o celular de quem faleceu: procedimentos por operadora

Dependendo da operadora e tipo de linha, será necessário adotar um procedimento específico. Confira a seguir o que fazer para conseguir o cancelamento da linha da pessoa falecida.

1.  Cancelar o celular Tim

Plano pré-pago

Se a linha for do tipo pré-paga, é necessário ir até uma loja física da empresa, apresentando a certidão de óbito da pessoa e solicitando o cancelamento.

Também é possível deixar de fazer recargas durante o período de 180 dias. Dessa forma, a linha será cancelada de modo automático.

Plano pós-pago ou controle

Já no caso da linha que é paga após o uso ou no plano controle, o processo requer que a família ligue para o *144. No telefone será necessário realizar o cancelamento junto ao atendente.

O protocolo padrão exige que seja enviada a certidão de óbito por e-mail ou carta.

Se preferir, também é possível fazer o cancelamento da linha com a certidão de óbito em mãos visitando uma loja física mais perto de você.

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2. Cancelar o celular Claro

Para cancelar uma linha da Claro, é necessário que o familiar envie seu próprio RG e CPF, junto com a certidão de óbito da pessoa que faleceu, para o seguinte e-mail: [email protected].

Após o envio do e-mail, a Claro terá cinco dias úteis para responder a solicitação de cancelamento.

Se preferir, o solicitante também pode fazer o procedimento em uma loja física, que solicitará os mesmos documentos para que o cancelamento da linha seja executado.

3.  Cancelar o celular Vivo

Na Vivo, para efetuar o cancelamento, basta confirmar os dados do cliente e apresentar a certidão de óbito.

O familiar deverá informar o nome completo, número da linha que deseja cancelar, CPF da pessoa e levar o documento que comprova o óbito.

A solicitação pode ser feita por meio do site da empresa, na loja física ou ligando para o 10315. Em todos os casos o processo é simples e relativamente rápido.

 

4.  Cancelar o celular Oi

Para cancelar uma linha da Oi, é possível ligar para o *144 de outra linha Oi ou 1057 de qualquer telefone.

O familiar precisa informar nome, CPF e RG da pessoa falecida e apresentar certidão de óbito.

Dessa forma, o cancelamento será feito e não haverá mais cobrança da linha em questão.

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Quando cancelo a linha perco o uso do aparelho?

Quem tem acesso ao aparelho da pessoa falecida poderá continuar usando as informações presentes no cartão de memória.

É possível manter, por exemplo, o backup das conversas no WhatsApp. Assim como, continuar usando o aparelho para visualizar fotos e outras finalidades.

O cancelamento da linha somente fará com que o aparelho não funcione mais para ligações. A autenticação de dois fatores que usa a linha da pessoa também deixará de funcionar.

Portanto, é interessante que antes de realizar o cancelamento de linha, todos os dados desejados possam ser extraídos do telefone para uma nuvem, por exemplo.

Desse modo, a família não perde nenhuma informação por causa da dificuldade de acessar o aparelho. Afinal, alguns aplicativos costumam exigir o envio de SMS para confirmação do login, fato que pode causar dificuldade para acessar perfis nas redes sociais, por exemplo.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como cancelar o celular de quem faleceu? Deixe seu comentário. Ficaremos satisfeitos se pudermos ajudar!