Quando uma pessoa falece surgem várias dúvidas sobre o que fazer a seguir, como resolver questões burocráticas e lidar ao mesmo tempo com o luto.

Entre essas questões, também é preciso fechar as contas em bancos e, atualmente, com a internet e os meios de comunicação, saber o que fazer com as redes sociais de quem faleceu.

Contudo, esse processo não é tão simples. Para fechar uma conta no banco basta apresentar o atestado de óbito. Já, nas redes sociais, caso você não tenha a senha da pessoa falecida o procedimento se torna mais complicado.

Para entender melhor como proceder com as redes sociais de quem faleceu, confira nossas orientações.

Redes sociais de quem faleceu: o que fazer?

Atualmente, a maior parte das pessoas possui ao menos uma rede social. Então, há três opções sobre como lidar com as redes sociais:

Solicitar a desativação da conta

A maioria das redes sociais conta com esse recurso. Entretanto, cada uma delas possui um protocolo próprio para concluir a solicitação. Para isso, é preciso contatar o suporte e comprovar o falecimento e o seu grau de parentesco com a pessoa.

O falecimento pode ser informado à plataforma por familiares ou uma outra pessoa mais próxima como um amigo. Nesse caso, a rede social apresenta um formulário e solicita a comprovação do óbito. Assim, a rede social irá analisar a solicitação de exclusão de conta.

Redes sociais como Facebook, LinkedIn e Instagram fazem a exclusão depois de comprovado o falecimento. O twitter apresenta um prazo de até seis meses e o Google de até 9 meses. Já o Pinterest é uma exceção, pois nenhum perfil pode ser excluído.

Artigos Relacionados

Transformar a conta em um memorial

Outra possibilidade a se fazer com as redes sociais de quem faleceu é transformar a conta em memorial, como uma homenagem póstuma. Essa alternativa é possível no Instagram, Facebook e LinkedIn.

O processo é similar à desativação da conta, porém a conta não é excluída e a palavra “Memorial” é incluída à frente do nome. Desta forma, amigos e familiares podem fazer publicações em homenagem, como uma maneira de demonstrar seus sentimentos e recordar bons momentos.

Vale ressaltar que a conta memorial ficará congelada, não será possível acessar pelo login, receber notificações e nem mesmo ser hackeada. Desse modo, o perfil funciona como uma exposição em homenagem para relembrar a vida de um ente querido.

Adicionar um contato herdeiro

Existe ainda mais uma alternativa às redes sociais de quem faleceu, no entanto para esta é preciso que a funcionalidade seja ativada ainda em vida. Ela está presente no Facebook, Instagram e Google.

O titular deverá escolher uma pessoa para gerenciar seu perfil após seu falecimento, e assim o contato herdeiro poderá fazer publicações e gerenciar o perfil.

Nesse tipo de opção o contato herdeiro só tem acesso às informações do perfil, que podem ser visto por todos. As informações pessoais, como mensagens não poderão ser visualizadas.

Já na conta Google, é preciso estabelecer um tempo de inatividade e somente depois desse prazo cumprido, é que o contato herdeiro poderá gerenciá-la.

Download de arquivos

Caso tenha deixado um contato herdeiro antes do falecimento, será possível fazer download dos arquivos públicos que foram compartilhados pela pessoa. Porém, troca de mensagens são consideradas informações privadas e ninguém poderá ter acesso a elas.

Fora isso, somente com uma ordem judicial para acessar o conteúdo.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

Escolha de contato herdeiro

Para escolher um contato herdeiro, no Facebook, acesse a opção ”gerenciar conta” em seu perfil, lá você encontra a opção para adicionar um herdeiro entre seus contatos.

A pessoa escolhida por você vai receber uma notificação para aceitar ou recusar a solicitação.

Respeito e privacidade

É preciso lidar com privacidade e acima de tudo respeito, não apenas com as redes sociais de quem faleceu, mas também com todos os seus dados virtuais.

O ideal mesmo é que, ainda em vida, conversemos a respeito com familiares e amigos sobre nossas preferências para que nossa vontade seja cumprida com mais facilidade após nossa partida.

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre o que fazer com as redes sociais de quem faleceu? Deixe seu comentário. Ficaremos satisfeitos se pudermos ajudar!