A importância da alimentação saudável por toda a vida

A conscientização constrói hábitos mais saudáveis.

A importância da alimentação saudável por toda a vida
17/07/2019
Por: Funerária Araújo-Orsola

O que é uma alimentação saudável? Essa é uma pergunta que inúmeras dietas tentam responder através de retiradas abruptas ou acréscimos extravagantes de ingredientes variados em nossa alimentação diária. Mas a resposta pode ser mais simples do que achávamos ser. 

Uma alimentação saudável é aquela que prioriza o equilíbrio e preza pelo valor nutricional dos alimentos. É a compreensão de que podemos comer de tudo, mas na medida certa, sem exageros ou excessos.

 

O que comer e o que não comer?

Determinados grupos alimentares são indispensáveis em nossas refeições, como legumes, verduras e cereais. No entanto, outros devem ser reduzidos, como sal e açúcar. Carnes vermelhas e gorduras devem ser consumidas em pequenas porções e em menor frequência na semana, desta forma o ideal é tentar variar, acrescentando frango e peixe ao cardápio semanal, evitando frituras e empanados. 

O azeite, sem exagero, é ótimo para substituir óleos e manteiga. Lembre-se de que saladas representam um importante acompanhamento e que quanto mais colorido o prato, melhor. Faça a opção de comer alimentos mais naturais e frescos, evite os embutidos e multiprocessados. Invente, renove, varie. Você realmente é o que você come.

 

Pesquise sobre o assunto

O ministério da saúde disponibiliza ótimos materiais sobre os grupos alimentares e sobre alimentação saudável. Procure mais e descubra que não é preciso de muita complexidade para ter hábitos saudáveis.

 

 

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A importância de uma alimentação saudável 

A alimentação saudável, somada à atividade física, um sono adequado e a manutenção da vida social, são pilares que constituem uma melhor qualidade de vida. As pessoas passam a ter mais ânimo e vontade para realizar suas atividades diárias, sentem menos dores no corpo e fraquezas, podendo levar uma vida mais ativa e com maior disposição. Esses hábitos também ajudam na redução dos níveis de ansiedade e melhoram a imunidade do indivíduo. 

 

Prevenção de doenças

A alimentação saudável também representa um dos meios mais eficazes de prevenção de doenças muito prevalentes na população brasileira como obesidade, Diabetes Melitus do Tipo 2 e Hipertensão Arterial Sistêmica, além de reduzir as chances de agravos para quem já convive com essas condições. 

Ademais, os hábitos  saudáveis promovem um envelhecimento com saúde, reduzindo a propensão e riscos do desenvolvimento de doenças ósseas e musculares como osteoporose e problemas relacionados à memória e cognição, oferecendo maior autonomia ao idoso e uma melhor qualidade de vida, para que possa viver plenamente a “melhor idade”. Por essa razão, esses hábitos devem ser aderidos precocemente na vida, pois quanto mais saudável for sua juventude, maior a qualidade do envelhecimento. 

 

Nossa realidade

Todos sabemos que a vida atual é corrida e há muitas coisas para serem feitas durante o dia. Trabalho, estudo, família, casa. Passamos a maior parte do tempo na rua, entre um serviço e outro, dentro de transportes e correndo para diversos lados. Isso faz com que nosso tempo livre, horário de almoço, vá seguindo o mesmo ritmo agitado das outras tarefas.

Por essa razão, muitas pessoas preferem comidas que sejam preparadas rapidamente e mais práticas, sendo o famoso fastfood, o campeão nesse ramo: hambúrgueres recheados de bacon, batata frita, pizza, refrigerante. Alimentos ricos em gordura e açúcar. Ingerido rapidamente, sem ao menos pensar duas vezes. O resultado é má digestão, pouco ganho nutricional, briga com a balança e um Brasil cada vez mais obeso.

 

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Alimentação saudável apesar da correria do dia a dia

Não dá para negar que a vida seja agitada e, realmente, parece não haver tempo para mais nada, porém é preciso desacelerar um pouco e dar atenção para o que realmente importa, nossa saúde.

Se é preciso economizar tempo, que tal adotar um hábito que tem voltado com força nos últimos anos? A quentinha. Prepare seu almoço no dia anterior, faça congelamento, dedique um tempo para cuidar de si e da sua família. Faça a opção por alimentos mais leves, mas que saciem. Verduras cozidas, feijão, arroz, ovos, carnes magras, frango, peixe. São inúmeras opções. Tente almoçar em casa quando der, coma sentado à mesa, junto com a família e permita-se viver cada momento plenamente. 

Se a única alternativa for comer fora, tente dar um tempo dos fastfoods. Evite frituras e tente fazer um prato mais colorido. Não esqueça de variar o cardápio. Mastigue bastante, preste atenção na refeição, coma para se saciar, não para ficar empanturrado. E não se esqueça dos outros pilares da qualidade de vida.

 

Mudando de hábitos 

Mudanças não são fáceis. Mas como em todo processo, cada passo é fundamental.  Tome o tempo necessário. Crie metas alcançáveis, ninguém muda da noite para o dia ou faz mudanças extravagantes de imediato. Mude aos poucos.

Reduza o sal, açúcar e gorduras. Tente comer mais verduras e cereais. Substitua a carne vermelha por peixe ou frango em alguns dias. Se aventure no mundo culinário, crie um novo hobby.

Busque apoio da família e dos amigos próximos. Mudar sozinho acaba sendo mais difícil e a desmotivação assola. Então encontre um suporte que embarque na transformação junto com você e motivem-se uns aos outros. Todo mundo quer e precisa ser saudável. 

Nada o impede de comer uma coisa mais gordurosa de vez em quando, apenas não faça disso um costume. De pouco a pouco, você vai construindo hábitos mais saudáveis.

Quais hábitos de alimentação saudável você está tentando adotar? Compartilhe com a gente!

 

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