É possível afirmar que, com as atribulações do dia a dia, assim como as inúmeras tarefas que compõem a rotina da vida das mulheres, muitas têm pouco ou até mesmo nenhum tempo para cuidar de si.

São preocupações com os filhos, afazeres com a casa, prazos para atender em relação ao trabalho, e em meio a tudo isso, por consequência, as mulheres acabam se esquecendo do primordial: a própria saúde.

Devido a tantas prioridades que devem ser atendidas, elas acabam deixando de lado os cuidados consigo, o ser individual não é reconhecido, portanto, muitas acabam por se negligenciar.

Contudo, existem alguns cuidados que são primordiais e nunca devem ser realizados posteriormente.

Assim sendo, evidenciaremos 7 cuidados para saúde da mulher:

1. Dormir bem

Primordialmente, dormir bem é imprescindível para relaxar o corpo e a mente, além disso, também age prevenindo algumas doenças.

O repouso é essencial para o bom funcionamento do corpo, visto que durante o sono, muitos hormônios são regulados e liberados, além de promover o equilíbrio do organismo em geral, atuando no sistema imunológico, endocrinológico, neurológico, entre outros.

Em resumo, o sono adequado é capaz de equilibrar nosso metabolismo, liberar enzimas, regular os hormônios e minimizar a incidência de doenças.

Doenças cardiovasculares (principalmente a hipertensão), assim como o diabetes, a obesidade e até mesmo transtornos psicológicos (estresse, depressão, síndrome do pânico), podem ser desencadeados se não houver maiores cuidados.

Portanto, é primordial adotar como hábito saudável o período adequado de repouso, ou seja, o indicado é dormir no mínimo oito horas por dia, a fim de evitar problemas, como os mencionados acima.

 

2. Praticar Atividade Física

Evitar o sedentarismo é essencial para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida. Além de aprimorar a performance física, a prática de exercícios também favorece o bem-estar em geral.

Normalmente, quem pratica atividades físicas regularmente, se sente mais disposto. Outro fator importante em relação aos exercícios é a regulação do peso, o qual também deve ser um cuidado especial que as mulheres têm que adotar, visto que em geral elas são mais propensas a ter obesidade.

A prática de atividades físicas também pode prevenir doenças e agir como combate ao envelhecimento precoce.

Artigos Relacionados

 

3. Conhecer seu próprio corpo

O autoconhecimento reflete sua segurança. Conhecer-se gera bem-estar, eleva a autoestima. Sobretudo, evita ou minimiza a ocorrência de sentimentos negativos. Conhecer seu próprio corpo é estabelecer e respeitar sua individualidade.

No entanto, muito mais importante que isso, conhecer o próprio corpo ajuda a reconhecer sinais do organismo, como por exemplo, um ponto de dor ou qualquer outra mudança, seja nos seios, em partes íntimas ou, até mesmo, uma pinta nova na pele. Observar-se torna mais fácil reconhecer sintomas, colaborando para diagnósticos precoces de doenças e, consequentemente, aumentando as chances de cura.

 

4. Ter uma rotina de beleza 

Ter uma rotina de beleza é imprescindível. Se cuidar, ter um momento seu para dedicar ao cuidado próprio, gera satisfação e contribui para autoestima.

E isso é fundamental em relação a muitos outros aspectos na vida de uma mulher, visto que influencia no modo como se relaciona com os demais e como se vê em meio à sociedade.

O embelezamento não deve ser visto como um aspecto apenas estético, pois, tem influência também na saúde. Por meio de uma rotina de beleza é possível minimizar os riscos de depressão e problemas de inferioridade.

Portanto, apesar da rotina corrida, as mulheres devem reservar um momento para cuidar da própria beleza.

 

5. Ter momentos para si própria

Algumas mulheres simplesmente não conseguem ter um momento só para si, isso ocorre principalmente quando estas são mães.

O mundo materno requer tanta atenção, que a mulher esquece que antes de ser mãe ela também é um ser que precisa de cuidados.

Portanto, o ideal é adotar um momento para si, para dedicar-se a algo de que realmente gosta, seja para ouvir uma música, para dançar, ler ou simplesmente para avaliar seus próprios sentimentos.

 

6. Cuidar da saúde mental

Quando o cuidado com a saúde é mencionado, logo se pensa em cuidar fisicamente do corpo. Entretanto, o cuidado com a saúde mental não deve ser negligenciado.

A rotina atribulada e a correria por si só, já influenciam negativamente na saúde mental. O estresse e a ansiedade podem gerar outros problemas, como transtornos psicológicos mais graves, levando até mesmo à síndrome do pânico ou depressão.

Desse modo, o indicado é possuir um tempo dentro da rotina para relaxar. As opções são diversas, é possível praticar algum hobby, ter um momento para leitura, meditar, ou até mesmo fazer yoga.

 

7. Ir ao médico regularmente

As mulheres são mais vulneráveis a algumas doenças, principalmente do sistema reprodutor.

A fim de evitar ou tratar infecções, inflamações, câncer de mama, câncer de útero e outras doenças que afetam a fertilidade feminina é essencial ir ao médico regularmente, assim como é necessário ter atenção aos cuidados em relação a DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Dessa maneira, é imprescindível consultar regularmente um médico ginecologista, estar atenta para realizar exames periódicos em geral, como mamografia (exame feito para detectar o câncer de mama) e Papanicolau (para prevenir o câncer do colo de útero).

 

Em resumo, é primordial, mesmo em meio à correria, dedicar um tempo para si mesma, buscando cuidar da saúde, tanto mental quanto física. Isso a tornará mais confiante, sadia, bonita e feliz.

O que você tem feito para dedicar um tempo para cuidar de si mesma? Compartilhe conosco!