A morte de uma pessoa querida pode nos deixar muito abalados, mas sabemos também que essa situação envolve despesas.

Apesar deste ser um assunto muito delicado a se tratar, é preciso estar preparado para que os custos com funerais não sejam uma preocupação. Entenda como.

Receba conteudo em seu email quadrado32

O tabu de não se falar em morte

Este é um assunto que traz angústia, no entanto, é importante estar prevenido para a situação, pois os custos com funerais podem ser mais uma preocupação para a família, além da dor da perda. Por isso, é necessário falar sobre essa questão.

Quanto pode custar um funeral?

A maioria das pessoas não tem noção de quais são os custos com funerais. Porém, são diversos os compromissos a serem assumidos quando ocorre a morte de um familiar.

Entre os custos, podemos destacar como os principais:

  • Local e preparo da sala para o velório;

  • Translado e preparo do corpo;

  • Taxa de manutenção do cemitério.

Ainda neste contexto, depois do enterro, é preciso investir em documentação, como por exemplo, atestado de óbito, inventário dos bens, testamentos, entre outros. Leia também o artigo 5 situações geradas pela morte de um familiar.

Como se desenvolvem os serviços funerários?

Os custos com funerais variam de acordo com as exigências da família. Geralmente, os itens acima destacados e os procedimentos referentes ao corpo podem ser tratados dentro da funerária.

Os investimentos também podem variar de acordo com o estado onde se mora, e algumas taxas de serviços extras podem ser cobradas, como a maquiagem, por exemplo.

Os custos podem ser ainda maiores para as famílias que não possuem jazigo. Confira nosso Checklist Documentos necessários para entrada na pensão por morte.

Evitando custos com funerais

Muitos destes custos com funerais podem ser evitados com um pouco de planejamento. Para isso, é possível tomar algumas medidas aqui destacadas.

Outros conteúdos do Blog da Orsola:

● Conheça o Plano Funerário Familiar da Orsola e seja um associado

● Velório online: a tecnologia encurtando distâncias

Plano Funerário

O Plano Funerário é uma opção parecida com um plano de saúde, onde você paga uma determinada quantia por mês para que tenha acesso aos serviços de um funeral.

Ele pode ser feito de forma individual ou conveniada, e caso aconteça uma morte,  a família tem o serviço disponível.

A vantagem de um plano funerário está no valor das mensalidades, que é muito acessível.

Cobertura de Custos com funerais pela Assistência Social

Para pessoas que não possuem condição de pagar um plano funerário ou de arcar com os custos de funerais, a Lei Orgânica de Assistência Social prevê a cobertura dos valores como benefícios eventuais. Nestes casos, é feita uma análise social. O sepultamento do familiar é realizado no local disponibilizado pelo poder público.

Cremação e Jazigo

Estes dois serviços também podem ser previstos e parcelados em várias vezes. É possível pagar antecipadamente tanto pelo jazigo quanto pela cremação.

Quer saber mais sobre custos com funerais ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários. Nós podemos ajudar!