Aprendemos que o repouso é uma necessidade fisiológica de todo ser humano, contudo, qual seria sua grande função para as pessoas, isto é, por que é importante dormir bem para viver mais?

Eventualmente, nos dias de hoje, onde tudo tem a velocidade de um clique, e, ainda assim nada é veloz o suficiente para aplacarmos toda a agitação do dia a dia, são tantos afazeres, que de certa maneira até renegamos o sono.

Geralmente pensamos que ao diminuir o período de descanso, estamos aumentando nossa produtividade, que terminaremos todas as tarefas se conseguirmos dormir menos.

Porém, isso apenas caracteriza um erro que a longo prazo ocasiona inúmeros efeitos negativos para nós mesmos.

Dormir bem é de extrema importância para nossa saúde. É primordial para o funcionamento do organismo, assim como favorece o condicionamento físico e mental.

Benefícios de dormir bem

Dormir bem oferece inúmeros benefícios, os quais veremos a seguir:

  • Estimula o desempenho do metabolismo;

  • Reduz o estresse e a ansiedade;

  • Evita o envelhecimento precoce do cérebro;

  • Promove melhoras na memorização e estimula o raciocínio lógico;

  • Melhora o bem-estar ou humor;

  • Influencia na disposição;

  • Previne desde doenças cardiovasculares até a obesidade;

  • Controla o apetite;

  • Rejuvenesce a pele.

Durante o sono, nosso corpo continua a trabalhar, aliás, durante o repouso o organismo otimiza o metabolismo, estimulando-o a funcionar adequadamente.

Receba conteudo em seu email quadrado8

Saúde para o corpo e para a mente

É nesse meio tempo que o corpo recupera suas energias e, também regulariza as funções dos hormônios, diminuindo o estresse e a ansiedade.

Além disso, adotar hábitos saudáveis como dormir bem, evita o envelhecimento precoce do cérebro, pois é por meio desse repouso que corpo e mente descansam, renovando energias e contribuindo para minimizar o risco ou incidência de demência e declínio cognitivo. Ou seja, dormir bem auxilia no desempenho intelectual e na consolidação da memória.

Prevenção de doenças

Respeitar o período de repouso adequado é importante para renovação das células e liberação de enzimas, dos quais são muito importantes para promover o bem-estar, que por conseguinte, influencia também na disposição.

Ademais, dormir bem, pode prevenir doenças, como:

  • Obesidade

  • Doenças cardíacas (principalmente hipertensão)

  • Distúrbios psicológicos (como ansiedade, estresse, síndrome do pânico e até mesmo depressão)

  • Cânceres

Bem-estar mental é essencial nos dias de hoje, visto que sofremos uma poluição sonora e visual, devido aos intensos estímulos ao longo do dia, como os oferecidos por tvs, smartphones, tablets, notebooks e afins.

Controle do apetite e rejuvenescimento

Além de melhorar a disposição, dormir bem também controla o apetite, pois pessoas que não conseguem dormir adequadamente têm a tendência de serem mais irritadiças e ansiosas. Desse modo, descontam esses aspectos na ingestão de alimentos.

Não é à toa, que muitos se referem ao descanso como  o sono de beleza. Dormir bem é essencial para a melhoria de aspectos físicos, como por exemplo, o rejuvenescimento da pele.

Artigos Relacionados

Mal mundial

Devido à grande agitação do dia a dia, dormir bem está ficando cada vez mais difícil, só para exemplificar, segundo o IBGE, estudos apontam que em média 73 milhões de brasileiros têm alguma dificuldade para dormir e, até mesmo chegam a ter insônia.

Ademais, outras pesquisas ainda indicam que 45% da população mundial possui algum distúrbio relacionado ao sono.

Portanto, confira algumas dicas para tentar dormir melhor:

 

Tornar o ambiente adequado para o sono

Isto é, observar se tudo está propício para um bom repouso, adequando travesseiros, iluminação, temperatura e colchão, já que esse conjunto de fatores garantem um descanso melhor.

Ter em mente que o ritmo deve diminuir para o sono chegar

É aconselhável chegar em casa no mínimo três horas antes de repousar e ter em mente que o trabalho e a correria do dia a dia acabaram, pelo menos algumas horas antes de dormir.

Ir para cama somente quando estiver com sono

É essencial ir para cama somente quando o sono chegar, pois isso evita adiar o repouso, assistindo TV, lendo ou até mesmo planejando o dia seguinte, aspectos que fazem o sono ir embora.

É ideal ingerir apenas refeições leves antes de dormir

É essencial que a última refeição seja feita algumas horas antes de dormir (de preferência, duas horas), a qual deve ser leve e saudável, a fim de não causar desconforto durante o sono.

Manter uma rotina

É recomendável estabelecer uma rotina, ou seja, dormir e acordar em horários regulares, desse modo, organismo e corpo estarão preparados para repousar sempre na mesma hora, o que colabora para um bom sono.

Esvaziar a mente, evitar pensar nos problemas

Por mais difícil que seja, antes de dormir. o recomendado é evitar pensar nas tensões do dia a dia, assim como nos problemas. É ideal relaxar para ter um bom repouso.

 

Em resumo, podemos afirmar que dormir bem é essencial para manutenção e melhoria da saúde em geral, auxiliando na prevenção de doenças, regulando o metabolismo e controlando hormônios.

Portanto, mesmo diante de uma rotina atribulada, o período de sono adequado deve ser respeitado e adotado como hábito saudável, para um melhor estilo de vida.

 

Você tem dicas para dormir bem? Compartilhe com a gente!