Ter um plano para o futuro é uma das principais preocupações quando se tem uma família. Afinal, o ideal é que todos tenham estabilidade financeira, principalmente no caso de ocorrer algo diferente do esperado.

Entretanto, um planejamento familiar, bons investimentos e outros recursos assistenciais possibilitam traçar um plano confiável de futuro.

Se o seu objetivo é garantir o futuro de seus filhos e desfrutar de tranquilidade, nós temos dicas preciosas para auxiliar nessa tarefa!

Plano para o futuro das crianças

Mesmo que pareça cedo se preocupar enquanto elas ainda são bem pequenas, é importante ter um plano para o futuro das crianças.

Deixar para pensar no valor da faculdade às vésperas de um vestibular não é inteligente! Quem deseja garantir um plano para o futuro dos filhos se planeja com antecedência para que o dinheiro seja poupado com segurança.

Afinal, quem reserva R$100 por mês durante 18 anos pode ter boa parte do valor de uma graduação particular ou da realização de outro sonho. Enquanto quem deixa para pensar de última hora pode acabar acumulando dívidas.

Receba conteúdo em seu e-mail

Como garantir estabilidade financeira à família

Construir uma vida estável do ponto de vista financeiro requer ações diárias. Elencamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença em seu plano para o futuro. Confira!

1. Envolva os filhos no planejamento financeiro da família

A educação financeira não costuma ser abordada nas escolas. Aprender sobre juros, pagamento de dívidas, como lidar com o dinheiro e equilibrar as contas são princípios que podem ser ensinados pelos pais.

Permitir que as crianças controlem pequenas quantias de dinheiro e sejam responsáveis por seus gastos, como o lanche da escola ou durante o fim de semana em família, ensina o valor do dinheiro e como administrar os recursos para que estejam sempre disponíveis.

2. Diversifique investimentos

No passado, a poupança era uma garantia para o futuro das crianças. No entanto, com o rendimento extremamente baixo, pode não valer mais a pena guardar dinheiro assim.

Existem no mercado outras opções tão seguras quanto a poupança, mas muito mais rentáveis, como títulos do Tesouro Direto, CDBs, LCIs e Fundos de Investimento.

O ideal é pesquisar as melhores rentabilidades a longo prazo e diversificar os investimentos.

Há também a previdência para menores de idade, na qual é possível estabelecer um valor de aplicação mensal e uma data futura para saque, que pode ser feito integral ou mensalmente, conforme a necessidade.

A dica é verificar as taxas cobradas e como o Imposto de Renda incide, antes de contratar.

3. Invista em um seguro

Para garantir a tranquilidade em seu cotidiano independentemente de qual seja seu plano para o futuro, investir em um seguro é uma ótima opção.

Um seguro de vida ou de acidentes pessoais dá respaldo financeiro para a família numa situação de ausência.

Além disso, tem baixo custo mensal e a apólice pode ser feita nomeando a criança como beneficiária.

4. Tenha uma reserva de emergência

Para cumprir todos os planos para o futuro, é muito importante ter uma uma quantia guardada. O ideal é que o valor destinado a essa reserva seja ao menos 10% de sua renda mensal.

Dessa forma, caso exista qualquer emergência, o dinheiro poderá ser usado para pagar as despesas, sem que seja necessário tirar capital de outras áreas.

5. Contrate um plano de assistência médica

Qualquer plano para o futuro certamente exige que todos tenham saúde para desfrutar de bons momentos juntos.

Por isso, é interessante pensar no orçamento familiar contemplando um plano de assistência médica, para que todos tenham acesso a recursos médicos, como consultas e exames.

6. Adquira um bom plano funerário

A aquisição de um bom plano funerário provê a família num momento inevitável e a ajuda diante de algumas decisões e burocracias.

Ao contrário do que muitos pensam, adquirir um plano funerário é oferecer a quem se ama cuidado em vida, possibilitando que estes possam viver melhor.

Pois, um plano funerário de qualidade permite que todos tenham acesso, com descontos especiais, a consultas a médicos e dentistas, exames laboratoriais e atividades físicas, além de formação educacional com empresas credenciadas. Leia também Por que adquirir um plano funerário é cuidar de quem você ama.

Artigos Relacionados

Conclusão

Para seguir um plano para o futuro é preciso fazer do planejamento pessoal uma rotina e manter o orçamento familiar em dia. Desse modo, é possível garantir estabilidade à família.

Como você faz o seu plano para o futuro? Deixe seu comentário! Dessa forma poderá ajudar outras pessoas!

E-book 12 dicas para escolher o plano de assistência funerária ideal - baixe agora!