Outubro Rosa é uma campanha que tem como intuito incentivar as mulheres acima dos 20 anos de idade a realizarem o exame de prevenção contra o câncer de mama. Trata-se de um movimento que atinge não só o Brasil, mas todo o mundo.

A proposta foi criada em 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. E a data é celebrada todos os anos, tendo como foco conscientizar sobre a doença, diagnóstico e forma de tratamento.

Entenda mais sobre o Outubro Rosa e como é feito o exame de prevenção da doença.

O autoexame e sua importância no diagnóstico

Ninguém melhor do que nós mesmos para conhecer o nosso corpo. E qualquer alteração que possa existir, pode ser inicialmente identificada se soubermos como fazer o autoexame das mamas.

É algo relativamente simples, mas que pode ajudar a salvar vidas.

O exame consiste no toque das mamas com uma das mãos enquanto a outra, deve ficar atrás das orelhas. É possível fazê-lo em frente ao espelho, no banho ou deitada. Escolhendo uma posição em que a mulher se sinta mais confortável para realizá-lo.

Não só as mamas devem ser examinadas, mas também as axilas, pois muitas vezes, é possível encontrar um nódulo ali.

Outubro Rosa: como fazer o autoexame de mama

É possível fazer o autoexame em frente ao espelho, no banho ou deitada.

Exame periódico

O autoexame deve ser realizado não só durante a campanha do Outubro Rosa, mas periodicamente.

O ideal é que as mulheres o realizem sete dias após o período menstrual, caso ainda não tenham entrado na menopausa. No entanto, se a mulher já tiver entrado no período, deve escolher um dia do mês para realizá-lo.

E qualquer alteração na mama requer atenção. Por isso, caso identifique,é importante  procurar imediatamente um médico.

Quem deve fazer o autoexame?

O autoexame deve começar a ser feito por mulheres a partir de 20 anos de idade e não deve ser descartado nunca. Isso porque, cerca de 80% dos casos de câncer de mama podem ser descobertos pelas próprias mulheres através deste ato.

Mas é importante ter atenção, pois apenas o autoexame não é o suficiente.  Mulheres com mais de 40 anos de idade, além do autoexame das mamas, devem realizar, anualmente, uma mamografia.

Receba conteudo em seu email quadrado Orsola2

Sinais que podem indicar o câncer de mama

O câncer de mama é silencioso e costuma atingir mulheres entre 40 e 55 anos de idade.

Mesmo que os nódulos sejam benignos e descobertos no começo, ainda assim precisarão de tratamento.

A campanha

Outubro Rosa vem para alertar não somente a respeito do autoexame e realização de exames periódicos, mas também dos sintomas da possível doença.

As mamas possuem algumas alterações comuns, que são perceptíveis em períodos menstruais, e em outros períodos do mês. No entanto, identificar a presença de um nódulo indolor e imóvel é um sinal que requer atenção.

Qualquer líquido que saia do seio também é um alerta e precisa de cuidado.

Qual a importância da mamografia?

Muito se fala sobre a mamografia na campanha do Outubro Rosa.

Apesar de ser um pouco incômodo,  é estritamente necessário após os 40 anos, pois  o exame é capaz de detectar pequenos nódulos ou alterações que não podem ser identificadas a olho nu.

Artigos Relacionados

A descoberta de um possível nódulo

Ao realizar o autoexame ou descobrir que o exame de mamografia possui uma alteração, não é preciso se desesperar. O câncer de mama tem altas chances de cura, principalmente se descoberto no início.

O tratamento é fornecido gratuitamente pelo governo, e é importante estar alerta a todas as recomendações.

A campanha Outubro Rosa faz com que mulheres de todo mundo consigam salvar suas vidas com o simples ato de se cuidarem. Com saúde não se brinca.