Não é nada fácil perder alguém que amamos. Entretanto, ter um tempo para homenagear a pessoa que partiu, além de ser uma forma de se despedir, também é algo muito importante no processo do luto.

Entenda o que é uma homenagem póstuma e como fazê-la.

 

Homenagem póstuma: uma expressão de amor

A homenagem póstuma, também comumente chamada de “homenagem post mortem”, é um tributo feito após a morte de alguém. Ela pode ser feita de várias formas diferentes, mas sempre demonstrando carinho, gratidão e reconhecimento pela pessoa falecida.

É um momento em que amigos e familiares podem demonstrar seus sentimentos e expressar o amor que sentiam pela pessoa, além de compartilhar as boas memórias e deixar uma lembrança positiva de quem se foi.

 

Como homenagear alguém que se foi

Dentre as formas de homenagear, é muito comum a reunião de família e amigos mais próximos para ouvir, contar histórias e relatar momentos felizes a respeito dessa pessoa querida.

Há também quem escreva um texto a respeito do homenageado, publicando-o, com uma foto, em jornais locais. Graças a internet, também é possível fazê-lo em outros locais, como portais, blogs, colunas e, principalmente, em redes sociais, compartilhando com a família, amigos e pessoas do convívio próximo.

Talvez a forma mais comum seja numa missa de sétimo dia. Como o Brasil é um país com uma maioria católica, mesmo que as pessoas não sejam praticantes, a missa de sétimo dia quase sempre acontece. E nesse momento, muitas vezes, os parentes podem fazer uma homenagem aos seus entes queridos.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

Quando fazer a homenagem póstuma

Ela pode ser feita logo no momento do velório ou enterro. E também pode ser repetida anos depois, em datas especiais.

 

Nota de falecimento

A própria nota de falecimento pode ser considerada também uma forma de homenagear quem se foi, pois é, tradicionalmente, uma maneira de informar os familiares, amigos e conhecidos sobre a morte da pessoa.

 

Velório

No caso de uma homenagem póstuma no velório, muitas vezes, é possível contar com a infraestrutura e a ajuda do próprio local para organizar esse momento.

A forma como a homenagem será conduzida depende de cada pessoa e da família. Algumas pessoas gostam de chamar líderes religiosos para dizerem algumas palavras, outras optam por ter apenas os familiares e amigos mais próximos presentes.

 

Dia de Finados

O feriado religioso relembra aqueles entes queridos que já faleceram. E muitas pessoas entendem que esse é o dia de homenagear essas pessoas. É muito comum que familiares e amigos visitem os túmulos, façam orações ou até homenagens em suas redes sociais.

Veja também Como é celebrado o Dia de Finados ao redor do mundo.

 

Aniversário ou aniversário de morte

A homenagem póstuma pode ser feita todos os anos, na data em que seria a do aniversário do falecido, ou então no próprio aniversário de morte.

Não existe um formato específico, ela pode ser feita da maneira que os familiares ou amigos quiserem fazer.

Artigos Relacionados

 

Uma maneira de seguir adiante

Entrar em contato com os nossos sentimentos e vivenciar o luto são fatores essenciais para conseguir superar a perda de alguém que amamos.

A homenagem póstuma nada mais é que uma das formas de reconhecer a importância da pessoa em nossa vida, externalizar esse sentimento e amenizar um pouco a dor.

Entretanto, é importante saber que apesar da saudade, é preciso seguir adiante, guardando no coração os momentos vividos juntos.

 

Homenagem póstuma na Orsola

A Funerária Araújo – Orsola pode ajudar a homenagear uma pessoa querida que se foi.

Dentre as opções disponíveis, estão os serviços de:

Além da decoração da sala velatória com a Sala de Flores


Quer saber mais ou deseja fazer uma homenagem póstuma a uma pessoa querida? Entre em contato conosco ou deixe seu comentário. Estamos à disposição para ajudá-lo!