Novembro Azul: mês dedicado à prevenção do câncer de próstata e à saúde do homem

Um foco especial a uma das maiores causas de mortalidade masculina mundo afora.

Novembro Azul: mês dedicado à prevenção do câncer de próstata e à saúde do homem
10/11/2020
Por: Funerária Araújo-Orsola

Se em outubro nos dedicamos a dar orientações às mulheres em relação ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, em novembro chega a vez de cuidar da saúde masculina. A campanha Novembro Azul define que este é o mês de atenção às doenças que atingem os homens, dando um foco especial ao câncer de próstata, uma das maiores causas de mortalidade masculina mundo afora.

A campanha teve início em 2003, na Austrália, e o Brasil, através do Ministério da Saúde dedica o mês de novembro a conscientizar a população sobre a saúde do homem. O fato é que, seja pelo preconceito ao exame preventivo da próstata, ou mesmo por vergonha ou desinformação, boa parte da população masculina adoece e morre, dia após dia, no mundo todo. 

 

Dados sobre o câncer de próstata

O Inca – Instituto Nacional de Câncer – estima que em 2020 o número de novos casos de câncer de próstata chegue a 65.840, valor que representa mais de 29% de todos os casos de câncer em homens no Brasil. Em 2018, o número de mortos por tumores prostáticos chegou a 15576, cerca de 13% do total de óbitos por câncer no país.

Além disso, as mortes por neoplasias (câncer) atualmente ocupam posição importante entre as principais causas de morte, ficando atrás apenas de doenças do aparelho circulatório e acidentes ou lesões por violência.

 

Sintomas e recomendações

É preciso ficar atento, pois os sintomas podem ser silenciosos, e facilmente confundidos, justamente por parecerem simples demais ou mesmo por não se manifestarem de imediato.

Sinais como grande dificuldade para urinar, presença de sangue na urina, dificuldades para esvaziar a bexiga ou dores na região das costas já podem ser indícios de estágios avançados da doença.

A primeira recomendação de atenção diz respeito ao histórico familiar. É importante procurar um médico, caso tenha incidências anteriores de câncer de próstata na família, a fim de fazer os exames necessários, ou mesmo de buscar orientações sobre como manter um estilo de vida que possa minimizar as chances de desenvolver a doença.

Para mais informações, leia também o nosso artigo Próstata: por que devo me cuidar?

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

 

Prevenção

Assim como no caso do câncer de mama feminino, o combate ao câncer de próstata deve se iniciar antes mesmo do aparecimento de qualquer sintoma. A prevenção constante e exames periódicos de sangue (dosagem de PSA) ou de toque retal ainda são os mais indicados, e podem ter uma precisão de cerca de 90%, o que favorece muito o diagnóstico precoce, e consequentemente o tratamento.

Além disso, manter uma dieta saudável, praticar atividades físicas regularmente e evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, também podem ajudar bastante na prevenção e diminuição de fatores de risco.

 

Preconceito

Historicamente, por muito tempo o homem desempenhou papéis de autoridade e força para se impor diante da sociedade. E, para tanto, precisava mostrar-se potente, independentemente das circunstâncias.

Apesar de nossa sociedade ter evoluído consideravelmente, infelizmente ainda vemos muitos homens adoecendo e até perdendo suas vidas, por puro preconceito ou apego a normalidades ultrapassadas que acabam, infelizmente, se sobrepondo aos cuidados com a saúde.

Hoje, é preciso, cada vez mais, afastar a ideia de que um homem que adoece e procura ajuda médica terá sua masculinidade fragilizada. Muito pelo contrário: o homem que busca manter sua saúde em plena forma, realizando exames com frequência e indo ao médico para manter-se saudável, está preocupado em garantir sua longevidade.

Não espere perder a saúde para tentar recuperá-la depois. Escolha se amar. Escolha, acima de tudo, viver. Homem de verdade, se preocupa com sua saúde de verdade.

 

Artigos Relacionados

 

 

A Funerária Araújo - Orsola

Assim como a Funerária Araújo - Orsola que apoia a Campanha Novembro Azul, a Caprilab, um dos conveniados Orsola está concedendo 50% de desconto no exame de PSA e realizará nos dias 14 e 28/11, o Mutirão Novembro Azul.

O evento ocorrerá das 8h às 13h, no PoupSaúde de Americana, localizado à Rua 07 de Setembro, 751, Centro.

Para mais informações, entre em contato:

Santa Bárbara d'Oeste e Americana (19) 3628-1846/ (19) 99281-2385

 

Aproveite a oportunidade e previna-se!



Como proceder em caso de Falecimento?

Saiba quais procedimentos tomar e quais os documentos providenciar.