Menopausa – o que é, por que acontece, sintomas e recomendações

Entenda melhor esta fase natural da vida de todas as mulheres.

Menopausa – o que é, por que acontece, sintomas e recomendações
24/09/2019
Por: Funerária Araújo-Orsola

Se você é mulher, provavelmente já sabe que, em algum período da vida, irá passar pela menopausa. No entanto, essa palavra ainda causa algumas dúvidas e muitas especulações. 

Mas não é necessário preocupar-se tanto, pois trata-se de uma fase natural da vida. Separamos informações preciosas que irão sanar todas as suas dúvidas sobre a menopausa, o que é, por que acontece, sintomas e recomendações para a saúde da mulher. Veja todas agora.

O que é menopausa? 

Menopausa nada mais é do que a última menstruação da mulher. E vai ocorrer entre os 48 e 51 anos.

Ela acontece porque é nesse período que os ovários encerram o seu trabalho. Contudo, os hormônios produzidos por eles reduzem drasticamente e o que ocasiona alguns sintomas no organismo da mulher. Esse período é chamado de climatério. 

No climatério,  o organismo passa da fase reprodutiva para a pós-menopausa, ocorrendo a diminuição das funções ovarianas, quando os ciclos menstruais se tornam irregulares até que cessam depois de um tempo.

O fenômeno pode acontecer de forma precoce, ou seja, antes dos 40 anos. Mas isso só irá ocorrer por causas genéticas, doenças, remoção do útero ou tratamentos contra o câncer.

 

 

Receba conteudo em seu email quadrado3

 

Estágios da menopausa 

A menopausa acontece em três estágios diferentes, entenda quais são:

- Pré-menopausa 

É quando inicia-se a redução gradativa dos hormônios, e isso vai começar próximo aos 40 anos de idade.

Nesse caso, a mulher ainda irá menstruar por mais ou menos 6 a 10 anos.  Nessa fase, não há sintoma algum, a não ser aqueles causados pela própria menstruação.

- Perimenopausa 

Ele acontece a partir do momento em que a mulher para de menstruar. A partir daí então, a mulher passa a ter os primeiros sintomas que são a falta de menstruação, alterações no sono e no humor e os famosos fogachos (ou calores).

- Pós-menopausa 

Acontece depois de um ano após a última menstruação e vai até o fim da vida.

 

Principais sintomas da menopausa 

Devido à redução hormonal, é comum que as mulheres tenham alguns sintomas, uma vez que o seu corpo está passando por transformações. Vamos listar todos eles aqui:

1- Secura vaginal

Consiste na redução na lubrificação natural da vagina. 

A solução para esse caso é bastante simples: uso de lubrificantes que evitarão, inclusive, pequenas coceiras, irritações e infecções.

2- Calores repentinos 

Pelo fato de hormônios estarem desregulados, acontecem os fogachos. 

A solução é buscar por tratamentos naturais como acupuntura, fitoterapia, entre outros.

3- Osteoporose 

Também causada pelo descontrole hormonal. Nesse caso, é preciso acompanhamento médico para que ele possa passar alguns complexos, como os de cálcio para manter os ossos reforçados.

4- Cansaço 

A menopausa também pode causar cansaço, devido à falta de regulação dos hormônios. A solução é a prática regular de exercícios físicos, que ajudarão no controle hormonal.

5- Falta de libido 

A falta de libido também é algo que acontece com as mulheres que estão passando por esse período. A busca por fórmulas naturais e exercícios físicos poderão ajudar  com esse problema.

 

Artigos Relacionados

 

Como evitar a menopausa?

Não existe um meio de evitar a menopausa. Isso porque ela é um processo natural pelo qual a mulher irá passar mais cedo ou mais tarde.

E para evitar os sintomas, o ideal é praticar atividades físicas, fazer um acompanhamento médico regular, ter uma alimentação saudável por toda a vida e dormir muito bem.

Todos estes itens proporcionam mais qualidade de vida.

 

Existe tratamento? 

Muitas mulheres passam pela chamada reposição hormonal. No entanto, esta não é recomendada por alguns especialistas, pelo fato de que pode prejudicar a saúde.

O excesso de hormônios pode levar ao aparecimento de doenças como o câncer. 

Por isso, é preciso buscar meios naturais de tratar a menopausa, para que a mulher tenha mais qualidade de vida sem colocar sua saúde em risco.

 

Processo gradativo 

A menopausa não é um bicho de sete cabeças como muitas pessoas pintam. Na verdade, ela vai acontecer de forma gradativa, sem que a mulher sofra todas as alterações de uma só vez.

O organismo foi projetado para diversas fases da vida. Entender que esta é apenas mais uma delas, permite encarar o processo de forma muito mais leve e saudável.

 

Você tem alguma dica para passar pela menopausa com mais qualidade de vida? Compartilhe com a gente, deixando um comentário!

 

Como proceder em caso de Falecimento?

Saiba quais procedimentos tomar e quais os documentos providenciar.