Você sabe qual é a importância da vacinação?

As vacinas são essenciais para prevenir doenças. Somente por meio delas é que foi possível controlar muitas doenças comuns no Brasil e também ao redor do mundo. Por isso, as vacinas podem ser consideradas um marco na história da humanidade, já que, representam um ganho imensurável para a saúde.

Muito além da proteção individual

A vacinação consiste em um mecanismo de defesa muito eficaz para o organismo humano, que combate agentes bacterianos e infecciosos ao proteger o corpo através de resistências a essas doenças, que caso contrário o atingiriam.

A vacinação vai além da proteção individual, pois também protege toda uma comunidade, visto que somente podemos erradicar uma doença através da vacinação na população em massa.

Erradicação de doenças

Desse modo, através da vacinação, doenças como: sarampo, rubéola, tétano, coqueluche, meningite, caxumba, poliomielite, entre outras – que no passado levaram adultos e crianças à morte, assustando várias gerações – deixaram de ser um problema para a saúde pública.

Atualmente, muitos jovens somente ouvem falar sobre essas doenças, mas felizmente não sofrem delas, justamente por já terem sido vacinados e estarem prevenidos.

Artigos Relacionados

Exemplo da importância da vacinação

Atualmente, mais do que nunca podemos constatar a importância da vacinação. Temos sofrido com a pandemia do novo coronavírus. A falta de vacina contra essa doença mudou a rotina das pessoas que passaram a usar máscaras e a cumprir o distanciamento social, trabalhando remotamente em home office, fazendo seus exercícios em casa, entre tantas outras formas de readaptação.

Todavia, a vacina contra a Covid-19 está em estudo, inclusive alguns ensaios clínicos já se encontram em fase de testes e seus primeiros resultados são promissores.

Contudo, ainda assim existem alguns mitos relacionados à vacinação, assim como alguns argumentos contrários. Geralmente, isso é resultado da falta de informação e dúvidas em relação ao assunto.

Portanto, confira algumas dessa dúvidas e seus respectivos esclarecimentos.

Doenças já controladas podem voltar?

Muitas doenças infecciosas estão ficando raras e foram consideradas erradicadas. Pessoas que nasceram a partir da década de 90, por exemplo, podem nunca ter tido contato com pessoas com rubéola, poliomielite ou sarampo, isso porque essas doenças foram controladas graças à vacinação em massa.

Mas isso não quer dizer que não seja necessário vacinar o seu filho. Muito pelo contrário, já que essas doenças ainda estão presentes em outros lugares do mundo e hoje em dia é muito comum que pessoas viajem a vários continentes em apenas uma semana.

Devido à globalização, pessoas que não estiverem vacinadas podem ser contaminadas e, por consequência, podem trazer a doença para o Brasil e contaminar outras pessoas.

Além disso, outro ponto a se considerar é que a erradicação dessas doenças só foi possível devido à vacinação em massa, e caso os índices de vacinação caiam, elas podem ressurgir e ameaçar a saúde pública brasileira.

Por isso, todos devem tomar as vacinas em dia para que ninguém corra risco algum.

Como uma vacina atua no sistema imunológico

Quando a pessoa é infectada e o organismo é atacado por um antígeno (substância estranha ao organismo, como um vírus ou bactéria) o sistema imunológico produz anticorpos — proteínas de defesa — que são disparadas como uma reação em cadeia com o intuito de combater o invasor e frear ou impedir a ação desses agentes estranhos (invasor desconhecido).

Contudo, nem sempre esse processo é bem-sucedido, pois como o sistema não conhece o invasor, essa “operação” não é realizada na velocidade suficiente para prevenir ou combater a doença. Quando isso ocorre, a pessoa adoece e, a depender da doença, pode ir a óbito.

Mas, anos depois, se o antígeno invadir novamente, o sistema imunológico estará preparado para produzir esses anticorpos a tempo, de modo a evitar que a pessoa fique doente de novo. Essa proteção é então chamada de imunidade.

E o que a vacina faz é justamente gerar essa imunidade, já que é obtida por meio do próprio agente invasor em sua forma atenuada (enfraquecida) ou inativada (morta). Ao se passar pelo agente agressor e infeccioso, como os mesmos antígenos que causam a doença, a vacina estimula a produção das defesas de nosso organismo, isto é, o sistema imunológico é então estimulado para produzir anticorpos específicos que levam à imunidade.

Em outras palavras, a vacina basicamente ensina  nosso organismo a se defender de maneira eficaz, assim quando o invasor atacar realmente, a defesa será reativada através da memória do sistema imunológico.

Dessa maneira, a vacina será responsável por fazer com que a ação desse invasor seja muito limitada ou até mesmo completamente eliminada, como ocorre na maioria das vezes, combatendo a doença antes que essa se instale.

Em resumo, a vacina faz com que as pessoas possam desenvolver a imunidade sem de fato ficarem doentes, sendo o meio mais eficaz e seguro para nos protegermos contra algumas doenças infecciosas.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

As vacinas protegem com segurança

Apesar de algumas reações como dor local e febre serem possíveis de ocorrer após a aplicação, todas as vacinas protegem com segurança. O benefício de estar imunizado é bem maior que qualquer risco de uma reação temporária.

Além disso, toda vacina passa antes por diversas fases de avaliação para ser licenciada, ou seja, segue um longo processo que vai desde o seu desenvolvimento, produção e até mesmo testes de aplicação, até ser considerada a fase final.

As vacinas também são aprovadas e avaliadas por institutos reguladores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão do Ministério da Saúde (MS), garantindo assim a sua segurança, e mesmo depois de licenciada, continua sendo monitorada pela Anvisa, a fim de garantir ainda mais a sua segurança.

Perigos da falta de vacina

A falta de vacinação oferece perigos para toda a humanidade. Quanto menos pessoas forem vacinadas, maiores são as chances de doenças infecciosas retornarem, mesmo que sejam atualmente consideradas erradicadas.

Nesse sentido, a falta de vacinação acarreta em perigos, como:

  • Aumento da mortalidade, principalmente infantil;

  • Redução da expectativa de vida;

  • Números de casos de doenças infecciosas maiores;

  • Retorno de doenças consideradas erradicadas.

Por isso, é essencial que as pessoas tenham plena consciência da importância da vacinação, já que, trata-se do mecanismo mais eficaz na defesa do organismo contra os vírus, caracterizado pela proteção que oferece para o corpo por meio da imunização.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre a importância da vacinação? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!