Fazer home office tem sido a alternativa para muitos profissionais manterem suas atividades. Entretanto, a rotina de trabalho remoto requer organização e disciplina para que os resultados sejam satisfatórios.

Pensando nisso, enumeramos algumas dicas para ajudar você a se organizar e vencer os desafios do trabalho remoto. Afinal, fazer home office poderá se tornar uma tendência a longo prazo.

1. Estabeleça um cômodo como seu escritório

Dê preferência a locais silenciosos de sua casa. Melhor ainda se o cômodo for arejado e bem iluminado. Crie seu local de trabalho, colocando no espaço tudo o que é necessário para que você realize suas tarefas apropriadamente. Trate seu home office como um escritório de verdade.

2. Determine uma carga horária e cumpra à risca

Sua jornada diária deve ser razoável, independentemente do horário que escolher para executar suas atividades. Se você sente que rende mais produzindo durante a noite e seu ramo permite que trabalhe nesse horário, não há problema algum. Essa é uma das vantagens de se poder trabalhar em casa.

No entanto, não deixe de cumprir com suas obrigações.

3. Mantenha uma rotina

Mesmo em casa, para fazer home office é importante tirar o pijama e se arrumar. Obviamente, não é necessário estar de terno e gravata, mas é bom estar arrumado para o dia e para uma eventual videoconferência. A prática também ajuda a manter a confiança e evita a preguiça.

Artigos Relacionados

4. Evite distrações

Deixe para resolver problemas pessoais fora do horário de trabalho. Para manter a produtividade é importante que, tanto você quanto seus familiares, compreendam que você está em casa, mas está trabalhando.

Se tem filhos, procure estabelecer limites e deixe para ajudá-los com a tarefa da escola depois do expediente.

5. Interaja com sua equipe

Comunique-se com as pessoas que trabalham com você, colegas, seu chefe, clientes e fornecedores. Mantenha contato frequente com todos e, sempre que possível, faça reuniões, sejam elas presenciais ou por videoconferência. É crucial manter os relacionamentos.

6. Tenha disciplina

Organizar uma lista de tarefas a serem realizadas durante o dia e se comprometer a cumpri-las é uma ótima maneira de manter a disciplina e a produtividade. Desta forma, além de afastar distrações, você evita que fazer home office se transforme em um fardo.

Receba conteúdo em seu e-mail - Orsola

 

 

7. Faça uma pausa

Evite passar horas a fio diante da tela do computador. Adote o hábito de fazer pausas para beber uma água ou café e para ir ao banheiro. Essas paradas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir em frente, principalmente quando há problemas para resolver. Momentos de distanciamento podem ajudar a enxergar a situação como um todo.

8. Busque contato humano

Fazer home office pode, muitas vezes, ser solitário. Por isso, lembre-se também de usar o telefone no dia a dia do seu trabalho, e não apenas fazer interações por e-mail ou mensagens instantâneas. Escute a voz de outros seres humanos.

9. Saia do trabalho ao fim da jornada

Se você estipulou que sua carga horária acaba às seis da tarde, levante-se às seis da tarde e vá fazer alguma outra atividade que não seja trabalho. É muito importante não tornar-se refém do trabalho, por estar dentro de sua própria casa. Pois, se estivesse no escritório, não ficaria disponível 24 horas por dia.

Você tem suas próprias técnicas para fazer home office de forma eficiente? Compartilhe com a gente, deixando um comentário!