Faz mal beber vinho todo dia? Esta é uma dúvida muito comum em relação aos benefícios e malefícios que a bebida alcoólica pode oferecer. Alguns acreditam veementemente que faça mal. Outros, no entanto, adotam esse hábito e afirmam que os efeitos positivos são muitos.

Atualmente muitos médicos recomendam a ingestão de uma taça de vinho diariamente. Tal indicação se dá através de inúmeros estudos e pesquisas científicas que comprovam muitos benefícios relacionados à adoção deste hábito.

Também ficou na dúvida se faz mal beber vinho todo dia? Então leia este artigo atentamente até o fim para compreender tudo a respeito da ingestão diária do vinho.

 

Propriedades benéficas do vinho

Não é de hoje que ouvimos falar dos benefícios e da longevidade que a ingestão moderada de vinho pode oferecer. Dessa forma, muitos médicos têm recomendado a ingestão de até uma taça de vinho por dia para os homens e, para as mulheres uma quantidade um pouco menor.

Os benefícios associados ao vinho se devem principalmente pela presença de uma substância chamada resveratrol, encontrada na casca e nas sementes das uvas que produzem os vinhos, sendo esta a grande responsável pelas propriedades antioxidantes que o vinho oferece.

O resveratrol consiste em um composto fenólico da classe dos flavonoides, um polifenol presente principalmente em uvas escuras e por conseguinte no vinho tinto, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Além disso existem também outros polifenóis presentes nas uvas, como os taninos, os estilbenos, as cumarinas, os ácidos fenólicos e os flavonoides, que apresentam variados benefícios para a saúde.

Artigos Relacionados

Benefícios do vinho para a saúde

Se você ainda tem dúvidas se  faz mal beber vinho todo dia, veja os principais benefícios associados ao consumo de uma taça de vinho diária:

 

Diminuição do risco de aterosclerose

Com o consumo moderado do vinho é possível diminuir o risco de desenvolver aterosclerose. Devido ao aumento do colesterol bom que a bebida promove é ocasionada a redução do acúmulo de gorduras e outras substâncias nas artérias.

Diminuição da pressão arterial

Outro importante benefício do consumo do vinho é a diminuição da pressão arterial, que ocorre por sua propriedade vasodilatadora, que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos.

 

Aumento do colesterol bom

Os flavanoides presentes na composição do vinho reduzem o LDL (colesterol ruim) e aumentam os níveis de HDL (colesterol bom), reduzindo também a coagulação do sangue, assim como a incidência de doenças cardíacas.

 

Prevenção de tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais 

Devido aos seus componentes, o vinho tem ação inibidora da agregação plaquetária, que auxilia na prevenção de tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais.

Isso ocorre principalmente pela presença da procianidina no vinho, um polifenol que atua como vasodilatador.

Diminuição do risco de problemas cardíacos

Como o vinho proporciona a redução da pressão arterial, impulsiona os níveis do bom colesterol (HDL) e fluidifica o sangue, reduzindo a coagulação. É possível verificar a diminuição do risco de problemas cardíacos, como por exemplo o infarto.

Ajuda a melhorar a digestão

O consumo moderado do vinho auxilia a digestão, devido ao aumento da produção do suco gástrico que ocorre pelo efeito estimulante do álcool, ajudando o sistema gastrointestinal a operar com o desempenho ideal.

Além disso, de acordo com um estudo da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Porto, o vinho age matando bactérias responsáveis pela intoxicação e auxiliando também na rápida recuperação do sistema gastrointestinal.

Possui ação anti-inflamatória

O resveratrol, além de ser um poderoso antioxidante, também atua como um anti-inflamatório, o qual inibe a ocorrência de duas moléculas (esfingosina e fosfolipase D) que desencadeiam infecções perigosas, que causam significativas inflamações no organismo.

 

Previne o câncer

O vinho é um poderoso antioxidante, que combate os radicais livres prevenindo, desse modo, a ocorrência de variados tipos de câncer.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

Mas faz mal beber vinho todo dia?

Contudo, voltando à questão se faz mal beber vinho todo dia, existem controvérsias a respeito dos benefícios que a bebida oferece. Alguns estudos apontam que os malefícios causados pela ingestão da bebida alcoólica (considerada uma toxina) superam os possíveis benefícios, principalmente devido ao estímulo do alcoolismo e o consumo em excesso, que acarreta em inúmeras mortes e problemas de saúde.

 

Consumo moderado

Todavia, o ex-integrante da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também especialista Kari Poikolainen, após ter examinado décadas de pesquisas sobre o assunto, afirma que a bebida alcoólica somente causa prejuízos ao organismo quando há a ingestão sem moderação, isto é, se a pessoa consumir mais de uma garrafa de vinho por dia.

Portanto, é importante ressaltar que o consumo do vinho deve ser moderado, não ultrapassando a ingestão de um litro de vinho por dia para homens e até três quartos de litro para mulheres, com regularidade e sobretudo durante as refeições, para assim desenvolver as virtudes terapêuticas que o vinho proporciona.

 

Ficou com alguma dúvida se faz mal beber vinho todo dia ou quer saber mais sobre o assunto?Escreva-nos um comentário ou deixe sua opinião. Será uma satisfação para nós!