Nos últimos anos, o mundo evoluiu em muitos aspectos. Dessa evolução, surgiram inúmeras soluções para problemas que, até então, pareciam insolúveis. Em contrapartida, simultaneamente cresceu também o preconceito em todos os seus âmbitos.
O fato é que, em alguns momentos da vida, todos nós já efetuamos algum tipo de julgamento. Mas quando essas expressões de opinião são ofensivas ou discriminatórias, podem causar danos irreversíveis. O etarismo é uma dessas formas de discriminação.
O que é etarismo
Segundo a origem do termo, o “etarismo” compreende a prática de discriminação contra alguém com base em sua idade. Esse tipo de preconceito pode ter consequências na vida pessoal e profissional, além de afetar negativamente as relações interpessoais do indivíduo.
Preconceito que causa danos ao idoso
Mitos de incapacidade, desdém por parte da sociedade, discriminação que começa em casa e se estende a todos os ambientes. O etarismo, geralmente causa danos ao indivíduo discriminado, uma vez que essas crenças impactam visivelmente aspectos como oportunidades de emprego ou disparidades de salário.
Dentre as consequências mais graves desse tipo de preconceito estão a piora da saúde física e mental do idoso, isolamento social e morte.
Dados preocupam
Levantamentos recentes da OMS – Organização Mundial da Saúde mostraram que cerca de 50% das pessoas ao redor do mundo já praticaram algum tipo de ação discriminatória com base em estereótipos de idade. Os estudos foram realizados em 57 países e eram parte de uma campanha de combate a estereótipos que visava fomentar a discussão sobre o tema.
Tais dados preocupam ainda mais se notarmos as estatísticas brasileiras, uma vez que por aqui o etarismo se manifesta mais cedo, antes mesmo das vítimas atingirem a terceira idade.
Discriminação aceita sem culpa
Ainda não se sabe ao certo os motivos, mas, ao contrário do que ocorre com outras formas de discriminação, episódios de etarismo são socialmente aceitos sem culpa, indignação ou qualquer atitude combativa, o que faz com que o idoso se sinta um inútil ou incapaz, um peso para os que o rodeiam.
Muita gente ainda trata a figura do idoso como estorvo, discriminando-o flagrantemente. Essas pessoas parecem se esquecer que a expectativa de vida – não só do Brasil, mas no mundo todo – vem crescendo consideravelmente, o que aumenta muito as chances de que, num futuro não muito distante, sejamos nós as próximas vítimas desse mesmo preconceito etário.
Artigos Relacionados
- Cuidados com idosos: como garantir a segurança e o bem-estar?
- Como lidar com a perda de um animal de estimação
Conscientização, respeito e empatia
Há que se desenvolver a empatia e a criticidade a respeito da forma como se lida com a questão da idade, bem como a abordagem sobre o assunto.
Somente uma conscientização sobre o respeito devido à história que cada ser humano traz consigo pode diminuir a probabilidade de agirmos de maneira preconceituosa.
Comentários comuns no etarismo que devemos evitar
Você nem aparenta a idade que tem!
Se a ideia é elogiar, quem diz uma frase como essas errou feio! Vá direto ao ponto, seja um pouco mais gentil e diga simplesmente “você é sensacional!”. Desta forma, não passará a ideia de que ser idoso implica em ser feio ou ter algo de errado.
Você deve ter sido uma pessoa muito bonita quando era nova
Remeter a pessoa ao passado, neste caso específico, pode não ser uma ideia nada boa. Ao dizer essa frase, subentende-se que hoje o indivíduo não apresenta mais beleza alguma, apenas por ser mais velho. Além de deselegante, esse comentário denota péssima educação, uma vez que há beleza em todas as fases da vida.
Você não tem mais idade para isso
Geralmente associada a vestimentas e adereços, a frase é inconveniente e completamente antiquada. Devemos respeitar o gosto pelo estilo pessoal de cada um. Afinal, qual o problema que leva um ser humano a limitar a idade para uso de saias curtas, tênis coloridos ou camisas com frases divertidas? Fuja o quanto puder desse tipo de comportamento!
Desculpa perguntar, mas qual a sua idade?
Esse é um tipo de pergunta que as pessoas acreditam ser ofensiva, pois muitas não se sentem à vontade para dizer a própria idade justamente porque existe o preconceito contra idosos. Envelhecer é um processo natural e totalmente digno.
Você não tem idade para estar solteira
Desta vez, o etarismo se alia ao machismo, ao definir uma obrigatoriedade às mulheres, no sentido de se casarem e terem filhos antes dos 30 anos.
Hoje em dia já se tem realidades completamente diferentes, em muitas das quais as mulheres tomaram as rédeas da própria vida e optaram simplesmente por não seguir os moldes e fardos sociais a elas anteriormente impostos. A regra agora é o respeito!
Ela tem idade para ser a mãe dele
É preciso esquecer essa mania de inferiorizar alguém por sua idade, e respeitar as escolhas que cada um faz. Se o relacionamento vai bem, é porque há sintonia entre essas pessoas, e ninguém tem absolutamente nada com isso!
Jovem de coração
Ao usar em uma frase termos como esse, se passa a ideia de que ser mais velho é ruim. Se a ideia for dizer que a pessoa em questão é cheia de energia, possui estilo ou senso de humor, diga explicitamente.
É por causa da idade
“Esquecimentos” ou falta de “entendimento” não são exclusivos de pessoas idosas. Esse é um mito degradante, afinal, ninguém costuma criticar ou associar à idade se uma pessoa de 25 anos que esquece algum objeto ou informação importante ou que, por exemplo, não domina algumas tecnologias.
Lá só tem velho
Esse é mais um comentário que só comprova a existência do preconceito. Entretanto, não há nada melhor do que interagir com pessoas focando em suas qualidades e não em sua data de nascimento.
Quer parecer jovem
Não existem comportamentos que definam juventude ou velhice. É preciso desapegar da ideia de que sair para encontrar amigos, beber ou dançar, namorar, viajar, estudar ou mudar de carreira sejam coisas restritas a quem é jovem. Independentemente da idade, cada um de nós é livre para ser feliz e fazer o que quiser da própria vida, a qualquer momento e da forma que desejar.
Você se lembra de algum outro comentário que demonstra etarismo e que não tenha sido mencionado neste artigo? Compartilhe com a gente. O objetivo é conscientizar cada vez mais pessoas sobre esse tipo de preconceito.