Com toda a limitação imposta pelas determinações de cuidado, mais do que nunca o serviço “Enviar condolências”, da Funerária Araújo – Orsola se faz ainda mais útil e necessário.

Além de ser um serviço gratuito, qualquer pessoa pode utilizá-lo. Esta é uma opção segura e atenciosa de se fazer presente e de confortar os familiares.

Como enviar condolências

Para utilizar os serviço, basta seguir o passo a passo:

1. Acessar a nota de falecimento e clicar no botão “Enviar condolências”

2. Logo abaixo, um campo será aberto para que você digite o destinatário, seu nome, seu e-mail e a mensagem que deseja enviar.

3. O serviço ainda oferece algumas opções de  mensagens pré-formuladas, basta escolher a que mais o agrada, selecionando o quadradinho ao lado esquerdo da mensagem.

4. Após o término, é só clicar no botão “Enviar”.

Por que utilizar este serviço

Os cuidados para conter a disseminação do COVID-19 impuseram mudanças na rotina de bilhões de pessoas, interferindo também na forma como a sociedade lida com as cerimônias fúnebres, alterando as orientações para velório e enterro, impossibilitando as pessoas de estarem presentes.

 

Determinações do governo

Dentre as determinações, o governo federal definiu, no fim de março, um protocolo de manejo de corpos no contexto do novo coronavírus, no qual recomenda que não haja velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos de infecção pelo novo vírus, devido à aglomeração de pessoas em ambientes fechados.

O Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Justiça publicaram ainda uma portaria conjunta autorizando o sepultamento e a cremação de corpos antes da emissão das certidões de óbito, além de orientarem a não realização da necrópsia, exame médico que determina o momento e a causa da morte.

Para casos sem suspeita de infecção pelo coronavírus, também houve mudanças, como a redução de períodos para a cerimônia de velório e a restrição do número de pessoas que podem estar presentes, tudo com o objetivo de reforçar as medidas de proteção.

Artigos Relacionados

 

Você já utilizou – seja enviando ou recebendo mensagens – o serviço “Enviar condolências” disponível no website da Funerária Araújo – Orsola? Compartilhe sua experiência deixando um comentário.