O novo coronavírus chegou ao Brasil ainda no início deste ano. Com cura desconhecida e grande risco de contaminação, essa pandemia caracteriza uma novidade que os cientistas ainda estudam para compreender melhor.

E nesse meio tempo, o vírus acarretou uma grande mudança na vida de todos, não apenas pela adoção das medidas de higiene recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como também pela imposição do distanciamento social.

Diante deste cenário surgem várias dúvidas, primordialmente relacionadas aos cuidados com a saúde em geral, como por exemplo, como proceder com consulta médica agendada na quarentena. Dentre as mais comuns está: “Doentes crônicos na pandemia devem manter seus tratamentos?”

Portanto, independentemente da pandemia, é essencial continuar os cuidados com a saúde, principalmente doentes crônicos, como os diabéticos, cardíacos e hipertensos, que fazem parte do maior grupo de risco.

 

Doentes crônicos na pandemia devem continuar o tratamento

É muito importante que doentes crônicos na pandemia continuem a realizar os seus tratamentos, por meio dos medicamentos prescritos pelo médico. Pois a suspensão ou até mesmo a troca infundada dos remédios pode acarretar, por exemplo, nos hipertensos, uma descompensação cardiovascular.

Como resultado, essa descompensação pode ocasionar falta de ar e pressão alta, além de sintomas facilmente confundidos com os sintomas do coronavírus, podendo levar o doente crônico a parar na emergência e à adoção do isolamento monitorado ou até mesmo à internação sem necessidade.

 

Artigos Relacionados

Seguir as indicações médicas

Por isso, a medicação não deve ser interrompida, aliás, como o organismo já está acostumado ao tratamento, não há necessidade de modificar a medicação, principalmente se for por conta própria.

Também é muito importante seguir corretamente as indicações médicas no tratamento, no que diz respeito ao controle dos horários e das doses corretas.

 

Cuidados com a saúde

É necessário continuar a ter atenção a detalhes, como manter uma alimentação saudável e outros hábitos que garantem o devido cuidado com a saúde.

Ao adotar todas essas medidas é possível evitar o deslocamento desnecessário de pessoas que fazem parte do grupo de risco e, principalmente, as idas às unidades de saúde em um momento onde toda e qualquer exposição pode levar ao contágio do coronavírus.

 

Dúvidas sobre o uso de remédios

Também têm sido muito comuns algumas dúvidas em relação ao uso de remédios como Ibuprofeno, anti-inflamatórios e antibióticos, principalmente, com a existência de pesquisas científicas que mudam constantemente a cada dia.

Portanto, segundo especialistas, ao sentir dores o paracetamol deve ser a escolha mais indicada, já que este medicamento tem sido, inclusive, utilizado por pessoas que estão fazendo o tratamento da Covid-19.

Receba conteúdo em seu email - Orsola

 

Cuidados como forma de prevenção

A melhor forma de prevenção contra qualquer doença é adotar hábitos saudáveis, tais como: alimentação balanceada e  prática de atividades físicas.

Ter uma alimentação saudável é primordial para aumentar a imunidade, portanto, dê atenção à ingestão de alimentos nutritivos e ricos em vitamina C para fortalecer, desse modo, o sistema imunológico.

Além disso, também é recomendado tentar ocupar a mente, já que, devido ao distanciamento social, as sensações de estresse e ansiedade são intensificadas e devem ser trabalhadas de maneira positiva.

Banhos de sol diários também são muito favoráveis, visto que, em razão do isolamento muitas pessoas deixam de ter a vitamina D pela falta da radiação solar.

A adoção dessas simples ações auxilia não apenas no aumento da imunidade, como também na redução das chances de contágio do novo coronavírus.

 

Medidas de higiene

E por fim, vale ressaltar a importância de seguir todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como por exemplo, higienizar as mãos adequadamente lavando-as sempre com água e sabão ou desinfetando-as com álcool em gel; evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

Também é essencial salientar o uso da máscara como uma das medidas de prevenção utilizadas ao sair de casa. Aliás, a norma é obrigatória em todo o país e em alguns locais, seu descumprimento pode causar multas.

Além disso, lembre-se da prática de etiqueta social. Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o braço ou um lenço descartável.

Esses cuidados básicos de higiene têm como finalidade conter a disseminação do coronavírus, portanto, não os deixe de lado e ajude a salvar vidas.

 

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre a importância de doentes crônicos na pandemia manterem seus tratamentos? Deixe seu comentário. Será uma satisfação para nós!