Ficar doente é algo que nenhum de nós espera ou deseja. No entanto, é preciso que tomemos alguns cuidados em relação à nossa própria saúde se não quisermos ser pegos de surpresa, principalmente no que diz respeito a como prevenir o câncer de mama.

O diagnóstico da doença pode gerar um grande impacto não só na vida da paciente, como de todos os familiares. Além disso, a descoberta da doença provoca prejuízos na autoestima da paciente.

Assim, para evitar todos esses transtornos, é preciso entender como prevenir o câncer de mama. Leia este artigo para descobrir tudo sobre a doença e como evitá-la.

O que é câncer de mama? 

O câncer de mama consiste em um tumor maligno que cresce na mama. Esse tumor é desenvolvido por alterações genéticas que fazem com que as células comecem a se reproduzir desordenadamente.

É um tipo de câncer que mais atinge as mulheres. Prova disso, é que todos os anos aparecem mais de 1,38 milhões de casos no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Existem diversos tipos de câncer de mama:

– Tumor invasivo 

Acontece em estágios mais avançados da doença, onde a membrana que reveste o tumor se rompe e as células cancerígenas se espalham pelo colo.

– Tumor não invasivo

Consiste em um tumor contido em algum canto da mama, e onde a membrana que o reveste ainda não se rompeu e as células cancerígenas ficam concentradas apenas naquele nódulo.

Portanto, quanto mais rápido se descobre a doença, mais fácil se torna tratá-la.

Artigos Relacionados

Quais são os sintomas do câncer de mama?

Para saber como prevenir o câncer de mama, é preciso entender quais são os seus sintomas.

Geralmente, a mulher irá descobri-lo, pois:

  • Encontrou na mama um nódulo único endurecido, indolor e que não se move;

  • Possui algum tipo de irritação na mama;

  • Possui algum tipo de inchaço na mama;

  • Apresenta sintomas de vermelhidão na pele;

  • O mamilo fica invertido;

  • Tem a sensação de que possui alguma coisa em uma das mamas;

  • Tem a sensação de que o nódulo está crescendo na axila;

  • O mamilo pode ficar retraído;

  • O mamilo pode apresentar uma secreção com sangue ou serosa;

  • O braço pode inchar.

No entanto, sempre que notar algo diferente com a mama, é preciso procurar um médico. Nem sempre os sintomas estão relacionados ao câncer de mama, podendo ser consequência de outras doenças.

Receba conteudo em seu email quadrado Orsola3

Como prevenir o câncer de mama 

Além de fazer o autoexame a partir dos 20 anos de idade e da mamografia após os 40 anos, é possível aprender como prevenir o câncer de mama de outras maneiras. Veja como:

– Realize atividades físicas periodicamente 

Praticar atividade física pode ajudar em sua saúde de forma geral, além de prevenir o câncer de mama. Isso porque, ela consegue diminuir cerca de 1/3 dos riscos de desenvolvimento da doença.

O ideal é praticar, pelo menos, 30 minutos de exercícios aeróbicos, como caminhada ou bicicleta, ao menos três vezes por semana.

Para saber mais sobre o assunto, procure um profissional da área.

– Tenha uma boa alimentação 

Está aí outro segredo que ajuda não só a prevenir o câncer de mama, mas também outras doenças. É importante manter uma alimentação saudável por toda a vida. Isso porque manter uma boa alimentação pode dificultar o sobrepeso, melhorando assim, a qualidade de vida da mulher.

Por isso, o ideal é evitar alimentos enlatados, em conservas e gordurosos que possuem agentes cancerígenos em sua composição, e optar sempre pelos naturais, como as frutas, verduras e legumes.

Frutas, Melancia, Coração, Mirtilos

– Evite fumar 

O cigarro contém inúmeras substâncias tóxicas ao corpo, que podem causar milhares de doenças, inclusive o câncer. Por isso, além de não fumar, também é preciso se manter protegido da fumaça do cigarro, que possui diversos componentes nocivos à saúde.

– Evite o consumo de bebidas alcoólicas 

O alcoolismo também pode ser uma das causas do câncer, uma vez que é causador de fatores de risco de desenvolvimento de diversos tumores.

E seu uso, combinado com o do tabaco, se torna uma bomba atômica para o corpo. Além disso, o consumo de álcool está ligado ao desenvolvimento de outras doenças. Portanto, todo o cuidado é pouco.

– Mantenha uma vida mais leve e sem estresse 

Outra dica sobre como prevenir o câncer é manter uma vida mais leve. Estudos indicam que o estresse, mágoa, rancor e raiva são sentimentos que podem causar diversas doenças ao nosso corpo. Por isso, esteja sempre perto de quem você ama e respire fundo.

Você ou as mulheres previnem-se regularmente? Quais são as suas dicas de como prevenir o câncer de mama? Compartilhe com a gente, deixando seu comentário!