Em um belo dia você resolve fazer o autoexame das mamas, ou está no banho e descobre um caroço no seio. A sua primeira reação pode ser de susto, angústia e medo do que está por vir.

No entanto, esse sinal nem sempre quer dizer que você esteja com câncer de mama. Além disso, é preciso levar em consideração outros fatores, sintomas e exames para se obter um diagnóstico.

E se você descobriu um caroço no seio e não sabe o que fazer, mantenha a calma. Leia este artigo, siga as instruções e acredite, tudo vai dar certo.

Eu tenho um caroço no seio, o que devo fazer? 

Primeiro, vamos falar o que você não deve fazer: que é entrar em desespero.

É preciso ressaltar que nem sempre esse é um sinal de que você tenha uma doença mais grave.

Esse caroço pode ser, por exemplo, um fibroadenoma. Trata-se de um tipo de nódulo não cancerígeno que pode aparecer em adolescentes ou em mulheres até os 30 anos de idade.

Geralmente, ele pode ser sentido como uma bolinha de gude que se move facilmente dentro do seio. Ele não irá evoluir para um câncer, mas poderá crescer.

Você pode escolher por não retirá-lo, mas corre o risco de que ele cresça e cause alguns desconfortos. Além disso, algumas pancadas podem ocasionar pequenos nódulos.

Tem também os cistos, que são totalmente benignos. Ou pode ser que você realmente tenha um nódulo, mas não necessariamente que ele seja maligno.

E muito embora existam inúmeras possibilidades, você só terá a certeza do que é, buscando pelo médico indicado. Nesse caso, estamos falando do mastologista.

Artigos Relacionados

Exames para identificar o tipo de nódulo na mama

Depois de descobrir que você tem um caroço no seio, o médico irá realizar um pequeno exame clínico e apontar as possibilidades. Além disso, ele poderá solicitar ultrassom das mamas, mamografia e biópsia, para saber se o nódulo é benigno ou maligno.

Os resultados dos exames chegam em poucos dias após serem realizados.

Características dos nódulos benignos 

Um caroço no seio pode ser um nódulo benigno.

Os nódulos benignos caracterizam-se por margens regulares e crescimento lento. Podem ser fibroadenomas e cistos e não causarão nenhum malefício à mulher.

Nesse caso, a mulher tem a opção de removê-lo ou não, de acordo com a opinião médica, que sempre deve ser levada em consideração.

Características dos nódulos malignos 

Os nódulos malignos caracterizam-se por margens irregulares e crescimento rápido. Assim, em pouco tempo eles podem tomar conta da mama. Nesse caso, infelizmente estamos falando do câncer de mama.

Tratamento câncer de mama

Um caroço no seio também pode ser um câncer de mama. E quando ele é descoberto no início, as chances de cura são muito maiores.

Quem tem a doença deverá submeter-se ao tratamento com quimioterapia e radioterapia. O médico responsável, nesse caso, o oncologista, é quem irá indicar o que é melhor para a paciente.

O tratamento é fornecido de forma gratuita pelo SUS

Além disso, após a cura, geralmente é preciso que a paciente faça um tratamento em casa com medicamentos. Esses medicamentos podem ser prescritos por mais cinco ou 10 anos.

Também serão realizados acompanhamentos periódicos para saber como está a sua saúde. Tais acompanhamentos costumam ser a cada três ou quatro meses.

Receba conteudo em seu email quadrado Orsola5

A retirada e reconstrução da mama

Muitas vezes, depois de descobrir que o caroço no seio é um câncer de mama, é preciso fazer a retirada da mama afetada.

Isso impedirá que o câncer se espalhe por outras partes do corpo da mulher.

Antigamente, era comum vermos algumas mulheres com os seios mutilados. E isso infelizmente assusta muitas mulheres que hoje estão descobrindo a doença.

Contudo, hoje em dia é bem diferente. A cirurgia de reconstrução da mama é fornecida pelo próprio SUS.

Assim, você não precisa sentir medo caso necessite fazer a retirada da mama. Além disso, alguns médicos priorizam a sua preservação retirando apenas uma parte.

Você não está sozinha 

Descobrir que tem câncer de mama causa impacto muito grande à mulher. E se esse for o seu caso, saiba que você não está sozinha. Existem milhares de mulheres enfrentando a mesma doença.

Portanto, tente manter-se calma, buscar o apoio da família e dos amigos e estar sempre otimista. Esses são os melhores ingredientes para que você possa superar a doença!

Você conhece alguém que está  travando essa batalha ou já venceu o câncer de mama? Compartilhe com a gente sua história!