No mundo de hoje, produzir se tornou a habilidade mais valorizada. Todos nós precisamos tomar tempo para nos mantermos saudáveis, tanto mental quanto fisicamente.
Entretanto, profissionalmente, nos vemos sempre em busca de sermos mais produtivos para atender prazos e demandas, fato que pode afetar nossa saúde mental.
Dessa forma, é preciso estar atento para notar sinais e algumas atitudes que podem indicar depressão no trabalho e, principalmente, saber como ajudar.
Dados da OMS
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de perdas de dias de trabalho no mundo.
Visão de especialista
Segundo, Marcelo Parazzi, psicólogo Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e proprietário do Centro de Reabilitação Humana Marcelo Parazzi, localizado em Campinas (SP), a OMS também aponta o Brasil como o país da América Latina que mais apresenta a depressão e o segundo das Américas, ficando apenas atrás dos Estados Unidos.
Ela poderá ser a principal morbidade do mundo dentro de pouco tempo.
Depressão no trabalho e seus sintomas
Diversos fatores podem gerar a depressão, alguns deles até hereditários.
Apesar desse transtorno mental ter causas nem sempre totalmente compreendidas, normalmente tem início com um episódio de grande estresse, que mesmo depois da resolução, a pessoa continua sofrendo com os sintomas.
A depressão pode ser identificada por:
-
Tristeza e baixo astral;
-
Esquecimento e indecisão;
-
Perda de prazer e de interesse em atividades diárias;
-
Variações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima;
-
Autoavaliação negativa;
-
Dificuldade em concentrar-se e em planejar atividades cotidianas;
-
Alteração de peso e de apetite;
-
Insônia ou dificuldade para dormir.
Como ajudar alguém com depressão no trabalho
Caso identifique alguém com depressão no trabalho, pode ser o momento de oferecer ajuda.
Deixe a pessoa saber que você notou seus sintomas e que não há nada de errado em falar sobre seus sentimentos ou obter ajuda.
Demonstre, por meio de palavras e ações, que está ao lado dela para dar suporte no que for preciso. Diga que você estará sempre disponível para quando ela quiser falar sobre isso.
Marcelo Parazzi ainda destaca: “Seja ético e discreto. Não exponha a outras pessoas os conteúdos que o colega confiou a você. A menos que identifique riscos de vida, neste caso, conduza a pessoa ao RH da empresa para solicitar auxílio e a acompanhe até lá”.
Caso ela seja mais próxima, sugira que procure ajuda profissional.
Artigos Relacionados
- Aromaterapia: como a técnica pode ajudar no processo do luto
- O que é telemedicina e como ela funciona
Como gestores podem ajudar
É essencial que gerentes, gestores e proprietários compreendam a situação de alguém diagnosticado com depressão no trabalho.
Dessa forma, o ideal é criar um plano de ação para dar assistência a esses colaboradores, a fim de melhorar sua qualidade de vida.
Uma dica interessante é manter uma conduta que fomente o bem-estar mental. Marcelo Parazzi aponta que sejam tomadas medidas como:
-
Ser acolhedor;
-
Olhar a pessoa nos olhos e se conectar com o que ela está dizendo;
-
Procurar ter postura empática, tentar se aproximar da dificuldade do outro;
-
Quando não souber o que dizer, expressar que sente muito e que está disponível para procurar soluções;
-
Sugerir que a pessoa consulte um psiquiatra e um psicólogo, ou ao menos um desses dois profissionais a princípio;
-
Compartilhar com a pessoa algumas de suas dificuldades emocionais para que ela se sinta humana, acolhida e compreendida.
Cultura de apoio e abertura
Buscar evitar o desenvolvimento da depressão em primeiro lugar, criando uma cultura de abertura e apoio na qual os colaboradores se sintam à vontade para apresentar suas preocupações.
É possível fazer isso com pequenas atitudes, como incentivar a atividade física ou oferecer lanches nutritivos durante as reuniões, por exemplo.
Outra iniciativa interessante é levar profissionais da saúde mental para desmistificarem temas como a depressão no ambiente de trabalho.
Agir imediatamente
Ao suspeitar que alguém da equipe esteja deprimido, não hesite em falar com a pessoa. Sua preocupação pode ser o que ela precisa para agir – e isso ajudará a ambos a lidarem com o problema imediatamente, ao invés de deixá-lo se agravar ainda mais.
Quer saber mais a respeito de depressão no trabalho ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será uma satisfação para nós se pudermos ajudar!